Connect with us
http://jardimdoagreste.com.br/wp-content/uploads/2018/07/728x140.png

ABLA – Academia Belo-jardinense de Letras e Artes

Comemoração do Seis anos da ABLA – Academia Belo Jardinense de Letras e Artes

Published

on

Nesta sexta dia 29 de novembro aconteceu na Câmara de Vereadores de Belo Jardim, o Evento em comemoração aos Seis anos da ABLA – Academia Belo Jardinense de Letras e Artes, durante o dia foi apresentado aos visitantes; Exposições de livros e painéis de escritores belo-jardinenses, Roda de Conversa de Professores e alunos, poetas e repentistas;  Show cultural com apresentação do Samba clube retro
  À noite Solenidade comemorativa dos 6 anos da academia; homenagens póstumas aos acadêmicos falecidos: Professor Ulisses, Gil
Moraes, Mauricio Carlos, Murilo Marinho e Leonides Caraciolo. Palestra do acadêmico Sebastião Fernandes da Academia de Pesqueira que abordou o tema: A importância das Academias no interior, entrega de Certificados dos Novos Membros da ABLA,
Apresentação de Carlos Eduardo (Sax) e do Maestro Pachequinho Filho, o Maestro antes de sua apresentação, falou um pouco do Seu Pai O Maestro Pachequinho que foi arranjador do Cantor Roberto Calos e da CBS, e tinha orgulho de Ser Belo Jardinense, por onde passou sempre levou o nome de Belo Jardim e do Professor Ulisses.
O Maestro Pachequinho Filho acompanhado do Professor do IFPE Evandro Sampaio -Flautista se apresentaram para o publico presente e em seguida foi servido o Coquetel encerando as Comemorações dos seis anos da ABLA – Belo Jardim.
Composição da Mesa: Presidente da Academia de Belo Jardim João Torres,  Presidente da Academia de Pesqueira Sebastião Fernandes, Vice Prefeito Cristiano, Capital Sander, Presidente do Lios Clube BJ Leonor Gomes, Presidente da Câmara de Vereadores Sebastião Cordeiro de  Carvalho Filho, Sec. da Mulher Drª Elizabeth Gomes, Presidente do Rotary Clube BJ Maria de Lourdes Mergulhão.
Estiveram presentes; O vereador Tio do Pastel, Ex prefeito Cécilio Galvão, Comandante da 10ª Cia de Engenharia e Combate Thelmo Luiz entre outra autoridades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Este Blogueiro, recebendo o certificado, Agora é Membro da ABLA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments

comments

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ABLA – Academia Belo-jardinense de Letras e Artes

Morre historiador e fotografo de Belo Jardim Ivanildo Rildomarques O prefeito Hélio dos Terrenos decretou Luto Oficial de três dias com bandeira a meio mastro do município

Published

on

Morreu neste sábado (26), aos 60 anos, o fotografo e historiador memorista Ivanildo Ridomarques de Souza, conhecido como Cunhão de Fogo. Ele estava passeando de bicicleta quando sofreu um infarto, chegou a ser socorrido para o hospital local em seguida transferido, a caminho do Recife teve outro infarto e não resistiu.

Ivanildo era uma pessoa incrível, autodidata, saudosista e detentor de um grande arquivo fotográfico que conta a história de Belo Jardim.

Era membro da ABLA – Academia Belo-jardinense de Letras e Artes, autor da Revista Águas do Bitury, promoveu varias exposições sobre a história, personalidades e a cultura do município de Belo Jardim, foi um dos idealizadores e principal colaborador para a criação do Memorial Belo Jardim inaugurado no dia 6 de dezembro de 2018.

“O Homem que amava sua profissão de Fotógrafo e dedicou por muitos anos, em retratar Belo Jardim, seu povo, seus imóveis, suas belezas e suas lembranças. Fazendo com isso, o maior acervo histórico-fotográfico que uma cidade pode ter.
Belo Jardim perde um grande historiador memorista, que com sua dedicação, encaminhou o conhecimento a milhares de alunos das redes educacionais da nossa cidade. Sempre com o otimismo de tornar Belo Jardim conhecido por suas lembranças, através da fotografia.
Ser Ivanildo CF Rildomarques é ser Cultura, é ser paixão, é ser HISTÓRIA.
CF ..Belo Jardim será Eternamente grato a Você meu ETERNO AMIGO!
Retrata para nós belojardinenses as belezas do Eterno Oriente da mesma forma que retrataste BELO JARDIM!” (Risonaldo Costa)

Nota de pesar:

É com imensa tristeza que a Prefeitura Municipal de Belo Jardim, lamenta o falecimento do Fotógrafo e Historiador Ivanildo Ridomarques, que era locado na Secretária de Cultura, a qual lamenta também a partida precoce de um dos seus membros mais ativos e que vai deixar eternas saudades.

 

Informamos ainda que o prefeito Hélio dos Terrenos decretou Luto Oficial de três dias com bandeira a meio mastro do município, também cancelou todo e qualquer compromisso oficial inclusive sua agenda político-administrativo do domingo (27), em respeito ao lamentável fato.

 

Com a morte de Ivanildo fotógrafo nossa cidade ficará órfão, contudo o legado do homem, artista, historiador e fotografo Ivanildo Ridomarques ficará para história.

Informamos ainda que o velório acontecerá na Câmara de Vereadores de Belo Jardim.

 

Comments

comments

Continue Reading

ABLA – Academia Belo-jardinense de Letras e Artes

ABLA – Academia Belo-jardinense De Letras E Artes Comemora 11 Anos A reunião comemorativa foi presidida pela confreira Lurdinha Mergulhão.

Published

on

Na tarde do ultimo sábado, dia 1º de setembro foi comemorado o 11º aniversário da ABLA – Academia Belo-jardinense de Letras e Artes, no estabelecimento Cria de Maria (Empório e marmitaria) em Belo Jardim. A reunião comemorativa foi presidida pela confreira Lurdinha Mergulhão.

Os trabalhos foram iniciados com Saudação e prece através do acadêmico José Marcelinho de Alcântara; em seguida o Momento literário sob o comando do professor Ronaldo e apresentações dos Acadêmicos: Airton, Ceiça Amaro, Marcelinho, Margarida e Zé Ramos.

Em pauta as comemorações dos 11 anos da academia, aniversário de 90 anos de Belo jardim, um local definitivo para o funcionamento da ABLA, a inauguração do museu da educação que será no final deste mês.

O confrade João Torres fez um breve relado dos onze anos da ABLA, o inicio, as dificuldades e pediu mais unidade e que todos busquem fortalecer cada vez mais a academia.

Comments

comments

Continue Reading

ABLA – Academia Belo-jardinense de Letras e Artes

Belo Jardim: Escritor João Torres Lança Livro; Ontem, Hoje e Amanhã… O trabalho é concentrado sobre histórias e vida do escritor, também não deixa de ser um passeio pela cidade.

Published

on

O jornalista e diretor do jornal A Tribuna, João Torres Cordeiro será lançou na manhã inicio de tarde do ultimo sábado 20 de janeiro de 2018, o seu novo exemplar sob o título ONTEM, HOJE E AMANHÃ…A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Belo Jardim – PE.

O trabalho é concentrado sobre histórias e vida do escritor, também não deixa de ser um passeio pela cidade (Belo Jardim) os contos, histórias e algo mais, reunindo vários cronistas entre eles: José Ramos Queiroz, Margarida Silva, Marcelino Alcântara, Bartolomeu Marinho, Ruy Leite, história do casal Dr. Tito e Drª. Olivia, o crescimento da empresa Cavalcante, bem como descobre talentos da arte da pintura, citando Maria Luiza, Biluca, Moça, professor Paulo Roberto, Luiza Monte, Osvaldiene, Maria da Paz Gonçalves, Elizangela e muitas outras pessoas descobertas na confecção deste livro.

https://www.facebook.com/495676443829419/videos/1880533038677079/

Estiveram no lançamento do livro autoridades como o presidente da câmara Gilvandro Estrela, o vereador Wilsinho, Gestor do IFPE Belo Jardim Francisco das Chagas, Maestro Vieira, Lourdinha Mergulhão presidenta da ABLA (Academia Belojardinense De Letras E Artes), Rômulo Cesar (delegado de policia) os empresários Antônio Cavalcante e Marcelino Alcântara, Djalma de Melo Carvalho (membro da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes) acompanhado de amigos e autoridades de Santana de Ipanema Alagoas.

Quarteto 4 amigos em DÓ.

 Comemoração de 52 anos de casados, João Torres e Eunice.

Comments

comments

Continue Reading

Trending

Copyright © 2019 Jrardim do Agreste