Connect with us
http://jardimdoagreste.com.br/wp-content/uploads/2018/07/728x140.png

ABLA – Academia Belo-jardinense de Letras e Artes

Reunião da ABLA – Academia belo-jardinense de letras e artes

Published

on

Os associados da ABLA – Academia belo-jardinense de letras e artes se reuniram na manhã deste domingo (23/02), a primeira reunião do ano aconteceu no Restaurante casa da alimentação localizado na Av. Deputado José Mendonça.
O presidente da ABLA o Sr. João Torres Cordeiro, deu posse aos novos acadêmicos; Luiz Silva e Flavio de Sanharó, e informou a programação estabelecida para o primeiro semestre do ano de 2014. além de discutir junto com os sócios a possibilidade de alugar um local para a sede da ABLA; assim como futuras parcerias e produção literárias e artísticas. Durante a reunião os sócios  apresentaram textos e poemas sobre o carnaval e outros temas atuais, em forma de descontração os temas foram debatidos e todos os presentes deram as boas vindas aos novos acadêmicos.

A próxima reúnião será no dia 09 de março em Sanharó às 10 horas – Homenagem ao dia da Mulher, palestra da professora Bernadina Araújo. Apresentação do Livro de Robson Aquino.

 

 

JUMENTO CARNAVALESCO
I
O jumento ciscava no quintal,
Procurando pedaços de xerém.
Ao comer o xerém, não se deu bem;
Como não se deu bem, sentiu-se mal.
II
Lá por fora passava um carnaval
E o jumento correu, dando sopapo.
O xerém quis inchar dentro do papo,
E ele disse bem alto, ao pessoal:
III
— Comi duma comida e me ofendeu.
Ensinem-me um remédio para eu
Ficar bom da doença, que eu já tomo.
IV
Ensinaram saúde das mulheres,
O jumento tomou trinta colheres,
Vomitou o xerém para o Rei Momo!

AUTOR: ZÉ LIMEIRA
Transcrito por José Ramos de Queiroz

Comments

comments

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ABLA – Academia Belo-jardinense de Letras e Artes

Morre historiador e fotografo de Belo Jardim Ivanildo Rildomarques O prefeito Hélio dos Terrenos decretou Luto Oficial de três dias com bandeira a meio mastro do município

Published

on

Morreu neste sábado (26), aos 60 anos, o fotografo e historiador memorista Ivanildo Ridomarques de Souza, conhecido como Cunhão de Fogo. Ele estava passeando de bicicleta quando sofreu um infarto, chegou a ser socorrido para o hospital local em seguida transferido, a caminho do Recife teve outro infarto e não resistiu.

Ivanildo era uma pessoa incrível, autodidata, saudosista e detentor de um grande arquivo fotográfico que conta a história de Belo Jardim.

Era membro da ABLA – Academia Belo-jardinense de Letras e Artes, autor da Revista Águas do Bitury, promoveu varias exposições sobre a história, personalidades e a cultura do município de Belo Jardim, foi um dos idealizadores e principal colaborador para a criação do Memorial Belo Jardim inaugurado no dia 6 de dezembro de 2018.

“O Homem que amava sua profissão de Fotógrafo e dedicou por muitos anos, em retratar Belo Jardim, seu povo, seus imóveis, suas belezas e suas lembranças. Fazendo com isso, o maior acervo histórico-fotográfico que uma cidade pode ter.
Belo Jardim perde um grande historiador memorista, que com sua dedicação, encaminhou o conhecimento a milhares de alunos das redes educacionais da nossa cidade. Sempre com o otimismo de tornar Belo Jardim conhecido por suas lembranças, através da fotografia.
Ser Ivanildo CF Rildomarques é ser Cultura, é ser paixão, é ser HISTÓRIA.
CF ..Belo Jardim será Eternamente grato a Você meu ETERNO AMIGO!
Retrata para nós belojardinenses as belezas do Eterno Oriente da mesma forma que retrataste BELO JARDIM!” (Risonaldo Costa)

Nota de pesar:

É com imensa tristeza que a Prefeitura Municipal de Belo Jardim, lamenta o falecimento do Fotógrafo e Historiador Ivanildo Ridomarques, que era locado na Secretária de Cultura, a qual lamenta também a partida precoce de um dos seus membros mais ativos e que vai deixar eternas saudades.

 

Informamos ainda que o prefeito Hélio dos Terrenos decretou Luto Oficial de três dias com bandeira a meio mastro do município, também cancelou todo e qualquer compromisso oficial inclusive sua agenda político-administrativo do domingo (27), em respeito ao lamentável fato.

 

Com a morte de Ivanildo fotógrafo nossa cidade ficará órfão, contudo o legado do homem, artista, historiador e fotografo Ivanildo Ridomarques ficará para história.

Informamos ainda que o velório acontecerá na Câmara de Vereadores de Belo Jardim.

 

Comments

comments

Continue Reading

ABLA – Academia Belo-jardinense de Letras e Artes

ABLA – Academia Belo-jardinense De Letras E Artes Comemora 11 Anos A reunião comemorativa foi presidida pela confreira Lurdinha Mergulhão.

Published

on

Na tarde do ultimo sábado, dia 1º de setembro foi comemorado o 11º aniversário da ABLA – Academia Belo-jardinense de Letras e Artes, no estabelecimento Cria de Maria (Empório e marmitaria) em Belo Jardim. A reunião comemorativa foi presidida pela confreira Lurdinha Mergulhão.

Os trabalhos foram iniciados com Saudação e prece através do acadêmico José Marcelinho de Alcântara; em seguida o Momento literário sob o comando do professor Ronaldo e apresentações dos Acadêmicos: Airton, Ceiça Amaro, Marcelinho, Margarida e Zé Ramos.

Em pauta as comemorações dos 11 anos da academia, aniversário de 90 anos de Belo jardim, um local definitivo para o funcionamento da ABLA, a inauguração do museu da educação que será no final deste mês.

O confrade João Torres fez um breve relado dos onze anos da ABLA, o inicio, as dificuldades e pediu mais unidade e que todos busquem fortalecer cada vez mais a academia.

Comments

comments

Continue Reading

ABLA – Academia Belo-jardinense de Letras e Artes

Belo Jardim: Escritor João Torres Lança Livro; Ontem, Hoje e Amanhã… O trabalho é concentrado sobre histórias e vida do escritor, também não deixa de ser um passeio pela cidade.

Published

on

O jornalista e diretor do jornal A Tribuna, João Torres Cordeiro será lançou na manhã inicio de tarde do ultimo sábado 20 de janeiro de 2018, o seu novo exemplar sob o título ONTEM, HOJE E AMANHÃ…A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Belo Jardim – PE.

O trabalho é concentrado sobre histórias e vida do escritor, também não deixa de ser um passeio pela cidade (Belo Jardim) os contos, histórias e algo mais, reunindo vários cronistas entre eles: José Ramos Queiroz, Margarida Silva, Marcelino Alcântara, Bartolomeu Marinho, Ruy Leite, história do casal Dr. Tito e Drª. Olivia, o crescimento da empresa Cavalcante, bem como descobre talentos da arte da pintura, citando Maria Luiza, Biluca, Moça, professor Paulo Roberto, Luiza Monte, Osvaldiene, Maria da Paz Gonçalves, Elizangela e muitas outras pessoas descobertas na confecção deste livro.

https://www.facebook.com/495676443829419/videos/1880533038677079/

Estiveram no lançamento do livro autoridades como o presidente da câmara Gilvandro Estrela, o vereador Wilsinho, Gestor do IFPE Belo Jardim Francisco das Chagas, Maestro Vieira, Lourdinha Mergulhão presidenta da ABLA (Academia Belojardinense De Letras E Artes), Rômulo Cesar (delegado de policia) os empresários Antônio Cavalcante e Marcelino Alcântara, Djalma de Melo Carvalho (membro da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes) acompanhado de amigos e autoridades de Santana de Ipanema Alagoas.

Quarteto 4 amigos em DÓ.

 Comemoração de 52 anos de casados, João Torres e Eunice.

Comments

comments

Continue Reading

Trending

Copyright © 2019 Jrardim do Agreste