Home > Corrida da Galinha > Começa a 18ª Corrida da Galinha em São Bento do Una

Começa a 18ª Corrida da Galinha em São Bento do Una

DSCN6459

Começou na noite dessa segunda (27) a 18ª edição da Corrida da Galinha, que acontece em São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. A abertura foi marcada pelo desfile da tocha pelas ruas da cidade, entrega da chave do terreiro, acendimento da pira olímpica e shows no terreiro cultural.

DSCN6361 DSCN6342

Foi dado à largada para a Corrida da Galinha, um dos maiores eventos esportivos e culturais do interior de Pernambuco, que todos os anos vêm atraindo a atenção de turistas e da imprensa nacional.

DSCN6336

A primeira noite de festa começou com o desfile da tocha olímpica levada pelos galos animadores Galão Bueno e Pinto Jr. Acompanhado pela orquestra de frevo santa Cecília. A saída aconteceu na Praça em a prefeitura municipal, indo até o galinhódromo montado no Parque de Exposições Eládio Porfirio de Macedo, lá foi acesa a Pira olímpica em seguida a prefeita entregou a Chave do Terreiro aos animadores, dando como aberta a 18ª Corrida da Galinha.

DSCN6437 DSCN6459 DSCN6430

A programação do Terreiro Cultural embalou a noite com apresentações dos Artistas Paulo e Cicero, Lindomar e Junior Kiko e Banda.

DSCN6413 DSCN6478

Click na imagem abaixo e confira mais fotos:


18 Corrida da galinha

Maíra Passos Comunicação – assessoria de imprensa: A Corrida da Galinha segue até o próximo domingo dois de agosto.

São Bento do Una, no agreste de Pernambuco, destaca-se por ser o maior produtor de ovos e frangos do Nordeste. Inspirada nessa fama da cidade e com o objetivo de divulgar seu maior potencial econômico, o município lança a 18ª edição da Corrida da Galinha, que será realizada de 27 de julho a 02 de agosto. Contando com nossa assessoria de imprensa para divulgação nacional pelo terceiro ano consecutivo,  o evento traz o tema “Grand Prix em Exposição” e promove uma semana de programação intensa com competições, shows e diversas atividades culturais.

Criada em 1992 por um grupo de amigos, encabeçados pelos irmãos Marcos e Marcelo Valença, a Corrida da Galinha chega a maioridade com novidades. Uma das principais é a mudança de local. A festa será realizada no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo. Além disso, os shows gratuitos e abertos ao público ganham um novo formato com apresentações em palco, o que abre espaço para outros tipos de atrações.

No palco principal, montado com 20 metros de largura e iluminação interna de led, subirão grandes bandas, como Simone e Simaria, conhecida como “As Coleguinhas”, Musa, Léo Santana, Babado Novo e Saia Rodada (programação completa abaixo). Dois camarotes privados serão montados, o Planeta Galo e Cocorote, com ingressos no valor de R$ 70. Os camarotes funcionarão nos dias 31 de julho e 01 e 02 de agosto. Completando a programação musical, haverá ainda o Terreiro Cultural, com apresentações de artistas conterrâneos.

A Corrida de Galos e Galinhas, ponto alto da festa e as demais competições continuam. A pista em circuito fechado, chamada de Galinhódromo, terá uma nova arena com capacidade para 5 mil pessoas, contribuindo para visibilidade e realização de novas brincadeiras. Como uma espécie de paródia da Fórmula 1, a Corrida da Galinha apresenta os ícones do circuito automobilístico, com direto a prêmios para os três primeiros e último lugares. O Galinhódromo tem 85 metros de extensão, sendo protegido por uma tela e instalado em local amplo para dar mais espaço e segurança aos pilotos e suas “máquinas voadoras”.

A estrutura ainda conta com o espaço “Pinto stop”; e a Torre de Comando onde é feita a transmissão da corrida com narração exclusiva do Galão Bueno e respectivos comentaristas. As brincadeiras são divididas em categorias que incluem corridas, competição para quem come mais rápido, concurso de fantasia e imitações. Esse ano, o evento terá novas provas, como Corridas estilo “Fórmula 1” e a Corrida “0,05 milhas de Penápolis”. As inscrições para participar das brincadeiras são gratuitas e feitas no local.

Para ver de perto esse “esporte” tão original, a cada edição a cidade foi recebendo mais visitantes de todo o Brasil. Neste ano, a expectativa da organização é que 200 mil pessoas circulem pelos sete dias do evento. Além da competição, a Corrida da Galinha também terá um Polo de Artesanato voltado para a venda e exposição de produtos da região, e o Polo Grastronômico, com barracas vendendo comidas feitas com galinha e derivados. Haverá também o Ninho do Conhecimento, ação realizada pela Secretaria de Educação, dentro do Galinhódromo. A ação consiste na realização de provas e brincadeiras com alunos da rede municipal, estadual e privada de educação. Durante os dias da festa, o terreiro cultural será aberto para várias oficinas, entre teatro, circo, dança e pintura.

O maior evento da cidade e um dos maiores do interior de Pernambuco gera mais de 2.500 empregos, entre diretos e indiretos. Nesta edição, a Corrida da Galinha vai contar com efetivo da Polícia Militar e ambulâncias do hospital municipal e SAMU. A 18ª edição é uma realização da Prefeitura de São Bento do Una, com produção da Secretaria de Cultura e Esportes, tendo apoio da Granja Almeida, Governo do Estado de Pernambuco, EMPETUR – Secretaria de Turismo de Pernambuco, Bom Leite, Speedy On Line e TV Jornal Caruaru. Mais informações: 81 3735.1027.

Estrutura inédita da Corrida da Galinha

SÃO BENTO DO UNA – Localizado a 206 km do Recife, é composto pelos distritos sede e Espírito Santo, além dos povoados de Jurubeba, Pimenta, Queimada Grande, Manicoba e Gama. Sua população é de 57 mil habitantes e a avicultura industrial é o segmento mais importante do seu agronegócio, sendo o maior produtor de ovos do Nordeste e o quarto no Brasil. Atualmente, são produzidos mais de 5 milhões de ovos por dia e mais de 45 mil quilos de frango para abate por semana.

Como chegar:
Ônibus diariamente saindo do TIP de Recife até a rodoviária de São Bento do Una.

Opções de hospedagem:
Hotel Pedágio – 81 3735.2485
Hotel Asa Branca (em Belo Jardim) – 81 3726.1764
Hotel Jardim Plaza (em Belo Jardim) – 81 3726.1233
Casas para alugar: Entrar em contato com a Secretaria da Cultura através do telefone 81 3735.1027

SOBRE AS COMPETIÇÕES

INFRAESTRUTURA
Galinhódromo, pista em circuito fechado para absorver duas modalidades de competições: F1(com cruzamento de vias) medindo 92,00m de extensão e a 0,05 milhas de Penápolis, em formato oval com 85,48m de extensão e protegido por tela, instalado em local amplo para dar mais espaço e segurança aos pilotos e suas máquinas “voadoras”.
Pinto Stop – local para “Pena–lidade” na corrida e onde o piloto pode dar uma mãozinha à sua máquina/galinha.
Poleiro – Arquibancada em estrutura metálica, localizada junto ao galinhódromo, com capacidade para mais de 2.000 torcedores, dando maior visibilidade e conforto ao público.
Rent a chicken – Box onde galinhas de aluguel estarão à disposição dos turistas e pilotos de última hora, tendo uma bateria exclusiva para esta categoria.
Torre de Comando – No centro do galinhódromo será instalada uma torre de transmissão, com sonoplastia exclusiva para a corrida e que será ouvida em toda área da festa.
Ninho vip – Camarotes para autoridades e cabinas para imprensa, localizado entre o Poleiro e os Boxes.
Terreiro – Espaço reservado no Galinhódromo para as demais competições.
Calçada da Fama – As campeãs da corrida deixarão suas pegadas na calçada onde serão imortalizadas (afinal estrela não é só em Hollywood).
O Cocoricó – Sonorização em todo Galinhódromo.
Pórtico – Entrada triunfal no Galinhódromo.

COMPETIÇÕES
Corrida de Galinhas e Galos no formato F1 – Prova realizada no circuito mais longo com cruzamento de pista no mesmo nível.
Corrida de Galinhas e Galos no formato 0,05 milhas de Penápolis – prova realizada no circuito oval.
Grid de largada – Serão feitos quatro treinos para a classificação do Grid de largada. As quatro aves mais rápidas em cada categoria (galinha e galo) serão classificadas em ordem cronométrica para os dois circuitos.
Pilotos de Última Hora – Entre as baterias Galinha e Galo, teremos a bateria dos turistas, artistas, autoridades e pessoas influentes escolhidas e inscritas horas antes da prova.
Segura nos Trinta – Competição com Galinhas d´Angola (Guiné) cujos competidores terão que pegar a ave em uma arena em 30 segundos. Esta prova será executada em várias etapas durante todos os dias.
Coma Seu Frango – Competição gastronômica masculina, na qual os competidores degustarão frangos assados no menor espaço de tempo.
Engula o Ovo – Competição gastronômica feminina, na qual as competidoras degustarão ovos cozidos no menor espaço de tempo.
Penas, Plumas e Paetês – Concurso da ave melhor fantasiada.
O Canto do Galo – Competição na qual o vencedor é aquele que imitar melhor um galo cantando.
O Cocoricó da Galinha – Competição na qual a vencedora é aquela que imitar melhor uma galinha cantando.
Arremesso de ovo – É arremessado dois ovos para cima e o competidor terá que pegar pelo menos um, sem quebrar.
Rainha das Galinhas – Na sexta-feira e no sábado, em cada turno, será escolhida, entre as mulheres na plateia, a musa do poleiro. No domingo uma das musas será coroada Rainha das Galinhas.
Ovo no Caneco – Escolhidos duas pessoas no público, será entregue a ambas um caneco e dois ovos. A prova consiste em cada competidor jogar por cima de uma corda os dois ovos para acertar no caneco que o parceiro está segurando. A competição acontece com arremessos alternados. Ganha o competidor que receber, dentro do caneco, cada ovo.
O ovo é seu, guarde-o no caneco – O competidor vestirá uma cinta fixando um caneco às costas, na altura da cintura. A prova consiste em jogar um ovo a uma altura mínima de cinco metros e receber o ovo dentro do caneco.
Revoada D’Angola – Competição com aves desta espécie cuja características são a rapidez e beleza natural. Serão soltas no parque de exposição 10 aves ariscas e selecionados 20 candidatos para a prova. Ganha quem primeiro conseguir capturar uma delas.
O canto dos dois filhos de Chiquinho – O participante terá que engolir um ovo cru e cantar uma música sertaneja.

PREMIAÇÃO
Competição 0,05 milhas de Penápolis
Galinha Campeã e Galo Campeão
1ª Colocada (o)
Placa na Calçada da Fama
“01 Medalha Ouro”
“01 Milhão”
Hum Mil e Oitocentos Reais

2ª Colocada (o)
“01 Medalha Prata”
“01 Milhão”
Hum Mil Reais

3ª Colocada (o)
“01 Medalha Bronze”
Última Colocada (o)
01 panela com condimentos

Competição F1
Galinha Campeã e Galo Campeão
1ª Colocada (o)
Placa na Calçada da Fama
“01 Medalha Ouro”
“01 Milhão”
Hum Mil e Quinhentos Reais

2ª Colocada (o)
“01 Medalha Prata”
“01 Milhão”
Hum Mil Reais

3ª Colocada (o)
“01 Medalha Bronze”
Setecentos Reais Setecentos Reais

Última Colocada (o)
01 panela com condimentos

Animação
Locutores e Comentaristas
Galão Bueno
Pinto Jr.

PROGRAMAÇÃO DAS PROVAS
Segunda-feira – 27 de julho de 2015
21h – Chegada da tocha no Galinhódromo para a Abertura Oficial da Corrida da Galinha. A prefeita fará a entrega da Chave do Terreiro aos animadores que divulgarão a programação e as novidades da festa. Em seguida acende-se a Pira na frente do Galinhódromo, dando como aberta a 18ª Corrida da Galinha. Grupos folclóricos da cidade fazem o encerramento da solenidade de abertura.

Quarta-feira – 29 de julho de 2015
9h às 12h – Competições para alunos das escolas municipais da zona rural do município de São Bento do Una.
Competições: ”Corrida da Galinha”, “Segura nos 30”, “O Canto do Galo” e “Penas, Plumas e Paetês”.
Premiação: Medalhas para os três primeiros lugares em cada modalidade.

Quinta-feira – 30 de julho de 2015
9h às 12h – Competições para alunos das escolas municipais da zona urbana do município de São Bento do Una.
Competições: ”Corrida da Galinha”, “Segura nos 30”, “O Canto do Galo” e “Penas, Plumas e Paetês”.
Premiação: Medalhas para os três primeiros lugares em cada modalidade.

Sexta-feira – 31de agosto de 2015
9h às 12h – 1º Treino Oficial classificatório para o Grande Prêmio;
14h às 17h – 2º Treino Oficial classificatório para o Grande Prêmio;
17h30 – Divulgação dos 10 classificados .
Obs: A escolha da musa do poleiro e as competições Segura nos Trinta, Arremesso de Ovo, Ovo no Caneco, O ovo é seu, guarde-o no caneco e O Canto dos dois Filhos de Chiquinho serão realizadas durante todo o dia.

Sábado – 01 de agosto de 2015
9h às 12h – 3º Treino Oficial classificatório para o Grande Prêmio;
14h às 17h– 4º e último Treino Oficial para o Grande Prêmio;
17h30 – Divulgação dos 10 classificados para o último treino de classificatório da manhã do domingo.
Obs: A escolha da musa do poleiro e as competições Segura nos Trinta, Arremesso de Ovo, Ovo no Caneco, O ovo é seu, guarde-o no caneco e O Canto dos dois Filhos de Chiquinho serão realizadas durante todo o dia.

Domingo – 02 de agosto de 2015
9h às 12h treino eliminatório e classificação dos 4 galos e 4 galinhas para o grid de largada;
13h – Competições “O Canto do Galo” e “O Cocoricó da Galinha”;
13h30 – Competições “Coma seu Frango” e “Engula o Ovo”;
14h – Competição “Penas, Plumas e Paetês”;
14h30- Escolha da Rainha das Galinhas;
15h – Competição “Pilotos de Última Hora”;
15h30 – Escolha da “Rainha das Galinhas”
16h- Competição “CORRIDA DE GALOS”;
16h30 – Competição “CORRIDA DE GALINHAS”;
17h – Entrega dos troféus e medalhas aos campeões;
16h45 – Assinatura na “Calçada da Fama”;
17h – Solenidade de encerramento com o apagar a chama da pira;

Obs: A escolha da musa do poleiro e as competições Segura nos Trinta, Arremesso de Ovo, Ovo no Caneco, O ovo é seu, guarde-o no caneco e O Canto dos dois Filhos de Chiquinho serão realizadas durante todo o dia.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

PALCO PRINCIPAL
Sexta-feira – 31/07
21h – Banda Asas da América
Kiara Ribeiro
Simone e Simaria – As Coleguinhas

Sábado – 01/08
21h – Sinal Fechado
Asas da América
Léo Santana
Babado Novo

Domingo – 02/08
20h – Musa
Pedrinho Pegação
Saia Rodada

TERREIRO CULTURAL
Segunda feira – 27/07 – noite do romantismo
20h – Dupla sertaneja Paulo e Cícero
21h – Lindomar e banda
22h30 – Junior Kiko e banda

Terça feira – 28/07 – noite do pop rock
20h – Projeto identidade
21h20 – Carine e banda
22h30 – Banda Ultradose

Quarta feira – 29/07 – noite pop mpb
20h – Valdinho Valença
21h20 – Ilana & Fabricio
22h30 – Gilberto & banda

Quinta feira – 29/07 – forró brega
20h – Fábio amado
21h20 – Forró Pegada de Rei
22h30 – Banda Mistura Musical

Sabadão do samba e pagode – 01/08
17h – Banda Pagosamba
Banda Inova Samba
Banda 20v

Domingão – 02/08
17h – Bloco Galo Belo

Nova estrutura da Festa

DSCN6334 DSCN6326 DSCN6328 DSCN6331 DSCN6332 DSCN6333

 

Comments

comments