47ª Festa das Marocas tem programação divulgada em Belo Jardim Sera na Av. Dep. Jose Mendon¢a de 21 a 24 de Julho

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (14), na Câmara Municipal de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco, o prefeito Gilvandro Estrela e o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Paisagismo, José Ivan, divulgaram a programação da 47° Festa das Marocas, patrimônio imaterial de Pernambuco, que este ano homenageia a “maroca” fundadora do evento Maria José Lima e o histórico animador da festa Otoni Rodrigues Propaganda, ambos “in memorian”. O evento ocorrerá entre os dias 21 e 24 deste mês.

Seguindo orientações de Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, em relação aos gastos com a administração pública, a festa será realizada de modo que não comprometa as finanças do município, em razão da mudança da gestão. “Num governo interino, em respeito às recomendações do Ministério Público de Contas conseguimos montar uma programação que resgata a tradição da nossa Festa das Marocas sem causar gastos elevados que poderiam comprometer os serviços essenciais do município”, explica o prefeito Gilvandro Estrela.

Nesta edição, a intenção da pasta da Cultura é recuperar a tradição do evento, que marcou gerações na cultura belo-jardinense. A abertura do evento, que também é chamado de “Redenção”, será na manhã da sexta-feira (21), com o tradicional café da manhã, às 5h, na calçada da prefeitura.

Já no final da tarde, por volta das 16h, o histórico Carro da Pitú, de Otoni Rodrigues Propaganda, volta a fazer a abertura da festa após 20 anos. Ele descerá da Cohab I, animando o público com as canções tradicionais que marcaram as mais de quatro décadas da “Redenção”, até a Avenida Deputado José Mendonça Bezerra, no Centro, que sediará de volta a Festa das Marocas neste ano. O local foi escolhido mediante enquete feita com a população.

No sábado (22), a partir das 19h, o Carro da Pitú abrirá a noite com muita música, animação e todas canções tradicionais que fizeram parte do passado da festa, a exemplo das cirandas e forró pé de serra. Já a partir das 21h, no palco principal, se apresentam a banda Forró dos Firmas, a dupla sertaneja Gleydson e Henrick, e o paraibano Ton Oliveira.

Já no domingo (23), como tradição no passado, o carro da Pitú abre a festa com a apresentação de quadrilhas juninas e muita animação, a partir das 15h. Já à noite, partir das 21h, sobem ao palco principal o forrozeiro Flávio Leandro, a banda Gaviões do Forró e encerrando a festa, a banda Brasas do Forró.

Na segunda feira (24), feriado municipal, a partir das 16h, o Carro da Pitú parte da Avenida José Mendonça Bezerra com destino final a Cohab I, fazendo assim o encerramento oficial da 47ª Festa das Marocas.

Durante todos os dias da festividade, haverá ainda shows e apresentações culturais no palco alternativo, montado na Praça Agamenon Rodrigues Caraciolo, popularmente conhecida como Praça dos Correios, assim como parques de diversões que estarão em funcionamento na Praça Padre Cícero.

Estrutura e segurança

Após muitos anos de realização no Pátio de Eventos, a Festa das Marocas retorna ao Centro de Belo Jardim em 2017 com uma completa infraestrutura, que garantirá conforto e segurança para o público.

Toda a área da festa será isolada pela Polícia Militar, que contará com um corredor exclusivo para circulação de policiais na área dos shows. O evento terá cinco acessos, todos com ação de revista de pessoas. Dez disciplinadores (grades de bloqueio) serão instalados em ruas nos arredores do evento.

Além da PM, equipes da Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Tutelar e Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) também vão atuar no local e nas imediações da festa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *