Home > Notícias > Bispo Crato-CE, profere palestra em Loja Maçônica do Juazeiro do Norte, sobre a CF 2018.

Bispo Crato-CE, profere palestra em Loja Maçônica do Juazeiro do Norte, sobre a CF 2018. "As relações entre a Igreja e a Maçonaria podem ser fraternas, até porque os maçons, em sua maioria, são cristãos". Disse o Bispo.

Juazeiro do Norte-CE – Badalo – A ida do Bispo titular da Diocese de Crato-CE nesta quarta-feira, 14, a uma loja maçônica em Juazeiro do Norte, marcou uma nova era nas relações entre a Igreja Católica e a Maçonaria na região do Cariri cearense.

Dom Gilberto Pastana foi recebido com o ritual tradicional, pelos 42 maçons da Loja Evolução Nordestina, que realiza sessões às quartas-feiras, na sua sede própria, no Bairro Limoeiro.

O Bispo proferiu palestra sobre Fraternidade e Superação da Violência; Em Cristo Somos Todos Irmãos, tema e lema da Campanha da Fraternidade 2018. Citou dados preocupantes levantados pela CNBB, que apontam ter o Brasil apenas 3% da população mundial e apresentar 13% da violência no mundo.

Durante 40 minutos, Dom Gilberto falou para os maçons que lhe prestaram a máxima atenção e ouviram que as relações entre a Igreja e a Maçonaria podem ser fraternas, até porque os maçons, em sua maioria, são cristãos.

O Venerável Mestre da Loja Evolução Nordestina, João Carlos Barbosa – Joca, afirmou ao site Badalo que convidou o Bispo, com bastante antecedência, deixando a data à sua escolha. Joca acrescentou que essa é a primeira vez que um bispo católico faz palestra em uma Loja Maçônica no Ceará

A Loja Maçônica Evolução Nordestina tem 82 anos de fundação na terra do Padre Cícero. (…)

Juazeiro do Norte tem três lojas maçônicas: Loja Cavalheiros Spartanos, Loja Maçônica Deus e Humanidade e Loja Maçônica Evolução Nordestina.

A visita de Dom Gilberto à Loja Evolução Nordestina pode representar uma abertura das duas instituições, cujas relações foram até hoje permeadas por diferenças. O Bispo, há pouco mais de um ano à frente da Diocese de Crato, já demonstrou simplicidade e disponibilidade, ganhando a simpatia dos seus diocesanos.

A Igreja Católica, com 1,2 bilhão de seguidores em todo o mundo, hoje liderada por um Papa com perfil inteiramente agregador, parece viver novos tempos, com ênfase na aproximação entre os “diferentes”. A Maçonaria, com seus ideais e sua inegável importância entre as organizações, parece caminhar para mostrar que o seu segredo é evoluir com os tempos.

https://fratresinunum.com/

Comments

comments