Governadora Raquel Lyra entrega Centro de Qualificação da Mulher e inaugura Casa do Trabalhador e Casa da Trabalhadora

Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Governadora Raquel Lyra entrega Centro de Qualificação da Mulher e inaugura Casa do Trabalhador e Casa da Trabalhadora

Equipamentos são os primeiros do Brasil a contar com a reestruturação do Sistema Nacional de Emprego (SINE)

Três espaços de empregabilidade foram inaugurados, nesta segunda-feira (18), pela governadora Raquel Lyra. A Casa do Trabalhador e a Casa da Trabalhadora, localizados no Bairro da Boa Vista, no Recife, foram as primeiras unidades do Sistema Nacional de Emprego (SINE) a entrarem em operação no país, ampliando e modernizando a tradicional Agência do Trabalho. E com o propósito de promover a independência financeira das cidadãs pernambucanas, ainda foi entregue o Centro de Qualificação da Mulher, espaço exclusivo para atender ao público feminino que busca por qualificação e orientação profissional. As iniciativas são resultado de parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A gestora visitou as instalações dos prédios, descerrou as placas de inauguração e conversou com os funcionários. Em seu discurso, Raquel Lyra lembrou do saldo positivo de empregos formais gerados no Estado neste início do ano. “Pernambuco começou o ano com a geração de 2,2 mil postos de trabalho, sendo o segundo maior gerador de empregos no Nordeste. Celebramos esses números entregando a primeira Casa do Trabalhador do Brasil sendo inaugurada aqui, resultado de parceria com o governo federal, através do Ministério do Trabalho“, disse, destacando a importância da criação do espaço voltado ao público feminino. “Estamos garantindo locais mais acolhedores àquelas que buscam emprego. A Casa da Trabalhadora é inédita no país. Sabemos das peculiaridades e dificuldades que as mulheres têm para acessar o trabalho, então entregamos esse espaço às pernambucanas“, ressaltou.

Previsto no programa de governo da atual gestão, o Centro de Qualificação da Mulher tem o objetivo de proporcionar formação sociopolítica, técnica e empreendedora. Serão ofertados cursos de capacitação em temáticas alinhadas à necessidade do mercado de trabalho e conforme a vocação econômica local, que abordarão desde o desenvolvimento das habilidades comportamentais às competências técnicas. A unidade já conta com cronograma de capacitações, que terá início nesta quarta-feira (20) e pode ser consultado no site www.sedepe.pe.gov.br.

Para o secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne, os equipamentos representam mais humanização no atendimento. “A Casa do Trabalhador surgiu para ampliar a carta de serviços do SINE. E quando incluímos empreendedorismo, laboratório de informática e ações específicas, como local próprio para o aleitamento materno, estamos humanizando nossa rede e gerando fomento à geração de emprego e renda“, disse.

Já a Casa da Trabalhadora é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, executada com a aprovação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O espaço é exclusivo para o público feminino, contando com orientação empreendedora e apoio psicológico. O diferencial é que a estrutura ganhou fraldário, área para amamentação e brinquedoteca para atender às mães que buscarem atendimento.

A proposta da Casa do Trabalhador, que é a nova roupagem da Agência do Trabalho, vai além do cadastro de currículos. Queremos oferecer, de uma forma ainda mais consistente, a orientação profissional, melhorar o cadastramento de vagas pelas empresas e aprimorar o atendimento ao trabalhador, para que ele possa, rapidamente, se colocar ou recolocar no mercado”, afirma Secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires.

Funcionando no mesmo endereço, na rua da Aurora, número 425, na Boa Vista, a Casa do Trabalhador é resultado da requalificação da tradicional Agência do Trabalho, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com apoio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A previsão é de que todas as 24 unidades do Sistema Nacional de Emprego em Pernambuco passem por essa mudança até o fim de 2026.

Presente no evento, o deputado estadual Antônio Moraes destacou as ações do Governo do Estado. “Durante esse pouco tempo de Governo, Raquel Lyra tem se preocupado bastante com todos os pernambucanos e em especial com as mulheres. E a prova disso são os projetos de lei que a governadora tem encaminhado à Assembleia Legislativa. E a gestão pode contar com a Alepe para a aprovação dos projetos que sejam encaminhados para melhorar e mudar a história do povo pernambucano“, disse.

Além do cadastro de currículos e orientação profissional, as unidades irão oferecer intermediação de mão de obra; qualificação profissional, habilitação ao seguro desemprego, orientação para emissão de documentação trabalhista, informações sobre direitos trabalhistas, apoio ao microempreendedor e dicas sobre economia solidária.

Estiveram presentes os deputados estaduais Débora Almeida, Romero Sales, João de Nadegi e Antônio Morais, os secretários estaduais Hercílio Mamade (Casa Militar), Mauricelia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Ismênio Bezerra (Criança e Juventude), os prefeitos Dió Filho (Riacho das Almas) e Nadegi Queiroz (Camaragibe). Também compareceram Gabriela Tavares, vice-procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco representando Ana Carolina Lima Vieira, procuradora chefe do órgão; Bruno Salvador, diretor administrativo da FIEPE; Fausto Pontual, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae; Angella Mochel, presidente da AGE e Tiago Mota, diretor de trabalho emprego e renda do Ministério do Trabalho.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias