Connect with us
http://jardimdoagreste.com.br/wp-content/uploads/2018/07/728x140.png

Destaques

Escola Municipal em São Bento do Una-PE. Comemora 40 Anos de Existência As comemorações foram marcadas por missa em ação de graças entre outras atividades.

Publicado há

em

A Escola Municipal Osvaldo Celso Maciel comemorou seus 40 anos, as comemorações aconteceram no ultimo dias 12 e 13 de abril e foi marcado por missa em ação de graças entre outras atividades.

Na sexta-feira (13) os alunos vivenciaram momentos de conhecimento sobre a trajetória da escola ao longo dos 40 anos com a seguinte programação

*Abertura oficial do Evento;

*Apresentação do projeto de música;

*Palestra: “Escola Municipal Osvaldo Celso Maciel 40 anos construindo o saber!” Com a professora Lisonete!

*Execução do Hino da Escola, cantado pelos estudantes;

*Premiação dos estudantes vencedores do concurso literário;

* Corte do bolo;

* Exibição dos vídeos de pessoas que fizeram parte da História da Escola.

 

                                                                    HISTÓRICO DA ESCOLA OSVALDO CELSO MACIEL

A antiga Escola Manoel de Almeida Pimentel, hoje Escola Osvaldo Celso Maciel, Localiza-se na zona rural, do Sítio Una do Simão, ao Oeste de São Bento do Una, a uma distância de 12km, tendo seu acesso pela PE 193.

Fundada no ano de 1978, foi construída no terreno doado pelo Senhor Antônio Cândido, membro desta comunidade.

A Escola era composta de um quadro de sete funcionários, sendo cinco professoras, uma merendeira e uma zeladora. Neste período a escola funcionava em três turnos, de 1ª à 4ª série, atendendo à aproximadamente 200 alunos.

A senhora Maria da Paz Cavalcante Pimentel esteve à frente desta escola de 1979 a 1981. Quando a então professora Josefa Valdira de Carvalho assumiu esta responsabilidade nos anos de 1982 a 1985.

Em 1985 nossa escola foi ampliada, e então passou a chamar-se Osvaldo Celso Maciel, homenageando o Ex-prefeito do município e proprietário de uma fazenda nesta região, e também implantou o fundamental II. A partir daí a escola passou a ter Direção e secretaria. A primeira diretora foi a senhora Marilene Barbosa de Andrade, que exerceu o cargo de 1985 a1987, passando o cargo a senhora Joselma Vieira de Barros que esteve à frente desta escola durante o ano de 1987.

De 1988 a 1990 assumiu a direção da escola a senhora Edna Moraes da Rocha. Em 1991 a senhora Ednilze Rodrigues Silva dos Santos assumiu a gestão da escola Osvaldo Celso Maciel.

Em 1992, o ensino fundamental II foi transferido para a cidade. Segundo a secretária Municipal de Educação na época, a Senhora Rejane Simão de Macêdo, a transferência se deu visando melhor qualidade de ensino, pois na localidade não havia professores habilitados para as disciplinas especificas. A escola voltou a atender apenas estudantes de 1ª a 4ª série e Eja.

Visando o cumprimento às exigências da LDB, que dispõe em seu artigo 12 que o aluno deve ser assistido na escola mais próxima de sua casa, a Secretaria de Educação em 2003 determinou que a referida escola deveria

voltar a atender estudantes de 5ª à 8ª série. Nossa escola recebeu então a diretora Risalva Rodrigues Vieira que esteve à frente até o ano de 2004.

Em 2005, a escola continuou atendendo alunos do Ensino Fundamental I e II, sendo acrescida em suas modalidades, a Educação Infantil. A equipe Gestora desta época foi formada pela diretora Célia Maria Branco e pela coordenadora Maria José Souza de Moraes. A escola continuou atendendo em turnos matutino e vespertino, com o quadro de 5 funcionários e 12 professores. Ainda em 2005 foi implantado nesta escola o projeto “É preciso aprender”, priorizando atividades de leitura e escrita em detrimento das demais.

Em 2006 a Escola Osvaldo Celso Maciel foi a 1ª e única Unidade Escolar do município a ser nucleada passando a dar assistências aos alunos das Escolas multisseriadas de 1ª à 4ª série – Escola Paulo Cintra, Escola Jacinto Cadete, Escola Antônio de Almeida, e Escola General Artur Costa e Silva – o que provocou nesta Escola uma grande mudança principalmente no turno matutino, aumentando tanto a quantidade de estudantes como de professores.

Em parceria com Ministério Público foi implantado nesta Escola o projeto VOLTEI, através do qual foi reduzido significativamente o índice de evasão escolar. Mais uma vez a Escola Osvaldo Celso Maciel se destacou entre as demais escolas do município, com relação ao resultado obtido nos projetos “É preciso Aprender” e “VOLTEI”.

No de 2006 esta Unidade de Ensino foi contemplada com o Plano Desenvolvimento da Escola – PDE – fator que vem contribuindo para o enriquecimento de todas as suas atividades internas e externas.

Com o objetivo de ofertar melhores condições de estudo e comodidade aos estudantes e de trabalho aos professores e funcionários, o prefeito do município José Aldo Mariano reformou e ampliou esta Escola, passando a fazer parte da sua estrutura física: 06 salas de aula, 01 biblioteca, 01 sala de professores, 01 diretoria, 01 cozinha, 05 banheiros, 01 almoxarifado, 01 quadra de esportes e 02 cisternas e 01 secretaria.

A partir de 2008 a professora Cátia Suelane Cavalcante Cordeiro Coelho assumiu a direção da escola ao lado da então coordenadora Maria José Souza de Moraes e da secretária a professora Rosileide Ferreira de Moraes.

Em 2009 a professora Lisonete Silva de Souza assumiu a coordenação da escola, dando continuidade aos projetos que vinham sendo vivenciados com êxito.

A escola chegou a ser premiada por ter o menor índice de evasão do município e melhor IDEB em âmbito municipal, estadual e nacional.

Ao termino de 2009 a gestora Cátia Suelane Cavalcante Cordeiro Coelho por ter passado no concurso do estado, deixou a frente da escola a coordenadora Lisonete Silva de Souza e a secretária Rosileide Ferreira de Moraes.

No início do ano 2010 assumiu a direção da Escola o professor Zenaldo Nunes de Andrade. No final do mesmo ano, o diretor entregou o cargo por ter dificuldades de conciliar a função de pastor, sendo assim, mais uma vez a coordenadora Lisonete Silva de Souza e a secretária Rosileide Ferreira de Moraes assumiram a frente da escola.

Em março de 2011 o prefeito Pe. José Aldo Mariano nomeou a professora Cristiane Cordeiro de Almeida como gestora. Em julho de 2011 a coordenadora Lisonete Silva de Souza por ter dificuldades de conciliar a atenção a sua família e dedicar-se a função de coordenadora pediu para se ausentar do cargo. Em agosto de 2011 é nomeada para assumir a coordenação da escola a professora Maria Célia Rocha de Moraes.

Em 2012 com o fechamento da escola Antônio de Almeida situada no sítio Una dos Cordeiros, acolhemos alguns estudantes da educação infantil e 1º ano, juntamente com a professora Tercivânia Teixeira Belo e a merendeira Rosita Fátima Almeida Oliveira.

A equipe gestora incluiu com muito sucesso neste ano, um projeto junino inovador que além das tradicionalidades da época junina vivenciadas normalmente, incluiu o Concurso de Salas Temáticas, que envolveu com muita dedicação e entusiasmo todos os estudantes, que de uma forma divertida, competitiva e cheia de criatividade, animou toda a comunidade escolar. Muitos projetos foram vivenciados como por exemplo  o projeto  Trilhas, que trouxe uma gama de variedades pedagógicas para o trabalho de leitura no 1º ano, um material riquíssimo, que tem sido muito bem aproveitado tanto pela professora do 1º ano quanto professoras de outras turmas para a alfabetização de nossas crianças.

Ainda em 2012 realizamos uma grande conquista, que é a Parceria com a 10ª Cia de Engenharia e Combate, a qual através do Sargento de Relações Pessoais, o senhor Almyr, tem prestado serviços a nossa escola, tais como palestras, viagens e excursões.

Em 2013 foi nomeada para diretora Maria Elioneide Rodrigues Braga, e continuou a coordenadora Maria Célia Rocha de Moraes e a secretária Iolanda da Rocha Costa Almeida. O corpo docente era formado por 15 professores que lecionavam desde a Educação Infantil ao 8º ano, atendendo também os estudantes do ensino fundamental de 8 anos (6ª a 8ª série). Durante o ano de 2013 foi implantado o projeto “Música na escola”, onde destacaram-se vários talentos musicais, e também o projeto “MAIS EDUCAÇÃO” com resultados obtidos em várias áreas: aulas com atividades de reforço em

leitura e escrita, dança, horta e jogos; sob a coordenação da professora Maria José Santiago.

Em agosto de 2013 foi implantada a sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e então a secretária Iolanda da Rocha Costa Almeida entregou o cargo de secretaria e assumiu como professora da sala de AEE.

No ano de 2014 iniciou-se ainda sem equipe gestora a professora Iolanda da Rocha Costa Almeida ficou à frente da escola durante dois meses e então foi nomeada nova equipe que ficou de 2014 até o final de 2016 formada pela diretora Adriana Belo da Silva e a coordenadora Maria Sueli Nascimento.

Em 2017, a equipe gestora era formada pelo diretor José Diógenes Farias Valença e pela coordenadora Iolanda da Rocha Costa Almeida. O corpo docente era formado por 14 professores, a a equipe administrativa por 2 merendeiras, 2 porteiros, 3 auxiliares de limpeza. Ao todo a Escola Osvaldo Celso Maciel contava com 23 funcionários:

Atualmente, contamos com um quadro de 26 funcionários. Sendo a equipe gestora composta por José Diógenes Farias Valença(Diretor) e Débora Costa do Carmo(Coordenadora). O corpo docente é composto por 15 professores. Enquanto que a equipe administrativa conta com 9 servidores, sendo 5 auxiliares de serviços gerais,2 merendeiras e 2 porteiros.

Ainda no ano corrente de  2018, a escola Municipal Osvaldo Celso Maciel foi novamente nucleada passando a  atender  um total de 360 estudantes das escolas multisseriadas  Napoleão Alves de Almeida – Sítio Minador, Zacarias Soares de Souza – Sítio Maniçoba e Sebastião Alves de Almeida – Sítio Açude das Capoeiras.

Confira a baixo alguns VÍDEOS.

Resumo Parte 1

https://youtu.be/FBFUVN8HlKQ

Resumo Parte 2

Projeto Música na Escola

Hino da escola Municipal Osvaldo Celso Maciel

Inscreva-se no Canal NAÇÃO VIOLA >>>  https://www.youtube.com/channel/UC0xze3aOt7qT16OkNNByVgg

Confira todas as FOTOS>>>  AQUI

Comments

comments

Click no comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Belo Jardim

Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo é arrombada e furtada em Belo Jardim Levaram uma pequena mesa de som, abriram portas, quebraram o Sacrário deixando-o no chão com a Eucaristia.  O caso foi registrado na Delegacia de Polícia local.

Publicado há

em

No final da tarde desta segunda-feira 22 de julho, bandidos arrombaram portas e conseguiram entrar no interior da Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo em Belo Jardim Agreste de Pernambuco. Segundo informações levaram apenas uma pequena mesa de som, abriram portas, quebraram o Sacrário deixando-o no chão com a Eucaristia.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia local.


Toda a comunidade católica neste momento sofre com este ato de profanação, pois o sacrário não é um cofre e tão pouco é de ouro; porém, na sua fragilidade, guarda o que há de mais precioso em nossa fé: a Eucaristia.
Foi uma agressão horrível cometida ao Santíssimo Sacramento (sacrilégio), que para nós é a presença real de Jesus, o centro de nossa vida cristã.


Esperamos que uma vez apurados os fatos pelas autoridades competentes os envolvidos sejam punidos.
Aguardamos confirmação da data em que será a Missa de Desagravo.


Pedimos a todos que parem por um instante para rezar a oração revelada aos santos pastorinhos na aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugal:


“Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da Terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores”.

Comments

comments

Continue Lendo

Agrestina

Governo de PE decreta emergência devido à estiagem em 63 municípios do Agreste Situação de emergência deve durar 180 dias, diz decreto do Diário Oficial. Entre as cidades estão: Belo Jardim e São Bento do Una.

Publicado há

em

O Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 63 municípios do Agreste devido à estiagem. “Fica declarada a existência de ‘situação de emergência’ por um período de 180 dias”, assinalou o governador Paulo Câmara por meio do decreto publicado no Diário Oficial do estado desta terça-feira (23).

Ainda conforme consta no decreto, “os órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas […] adotarão as medidas necessárias para o combate da situação em conjunto com os órgãos municipais”.

Os municípios que estão em situação de emergência são os seguintes:

Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Belo Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bom Jardim, Brejão, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Casinhas, Cumaru, Cupira, Feira Nova, Frei Miguelinho, Garanhuns, Gravatá, Iati, Ibirajuba, Itaíba, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Limoeiro, Orobó, Panelas, Paranatama, Passira, Pesqueira, Pedra, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Saloá, Sanharó, Santa Maria do Cambucá, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una, São Caetano, São João, São Joaquim do Monte, São Vicente Férrer, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Toritama, Tupanatinga, Venturosa, Vertente do Lério e Vertentes.

G1 Caruaru

Comments

comments

Continue Lendo

Belo Jardim

Frio e muito forró marcaram a 3ª noite da 50ª Festa das Marocas em Belo Jardim A Festa continua nesta segunda (22), inicio às 19h com show de Tulhio Milionário em seguida Rose Mendes e Jr Viana

Publicado há

em

A terceira noite da 50ª Festa das Marocas foi como nos velhos tempos, chuva, frio e muito forró. E quem abriu a noite de shows, foi o cantor Arthur Miguel, jovem revelação belo-jardinense, que agitou o início da noite. Dando seguimento, Dani Aguiar, outra jovem revelação do forró romântico, subiu ao palco e animou os corações apaixonados.

Encerrando a terceira noite da 50ª edição da Festa das Marocas, foi a conhecidíssima e querida, Brasas do Forró, que trouxe muita alegria e ainda o clima gostoso do Forró das Antigas, foi muita diversão, entretenimento e é claro, muito forró.

A Festa continua nesta segunda (22), inicio às 19h com show de Tulhio Milionário em seguida Rose Mendes e Jr Viana.

Vale ressaltar, que a Festa das Marocas, se estende até amanhã, terça-feira (23). E inicia todos os fins de tarde com muita animação, danças populares, como a ciranda e o tradicional Carro da Pitú na Av. Siqueira Campos e logo mais à noite a festa dá seguimento no Pátio de Eventos, popularmente conhecido como pátio da feira.

 

Comments

comments

Continue Lendo

Blog Associado

Blog Associado

FEIRÃO TOP VEÍCULOS 10 ANOS

FEIRÃO TOP VEÍCULOS 10 ANOS

MAIS INFORMAÇÕES CLIK NA IMAGEM!

MAIS INFORMAÇÕES CLIK NA IMAGEM!

PARCEIROS

PARCEIROS

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Arquivos

Leia Também

Copyright © 2019 Jrardim do Agreste