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Escola Municipal em São Bento do Una-PE. Comemora 40 Anos de Existência As comemorações foram marcadas por missa em ação de graças entre outras atividades.

A Escola Municipal Osvaldo Celso Maciel comemorou seus 40 anos, as comemorações aconteceram no ultimo dias 12 e 13 de abril e foi marcado por missa em ação de graças entre outras atividades.

Na sexta-feira (13) os alunos vivenciaram momentos de conhecimento sobre a trajetória da escola ao longo dos 40 anos com a seguinte programação

*Abertura oficial do Evento;

*Apresentação do projeto de música;

*Palestra: “Escola Municipal Osvaldo Celso Maciel 40 anos construindo o saber!” Com a professora Lisonete!

*Execução do Hino da Escola, cantado pelos estudantes;

*Premiação dos estudantes vencedores do concurso literário;

* Corte do bolo;

* Exibição dos vídeos de pessoas que fizeram parte da História da Escola.

 

                                                                    HISTÓRICO DA ESCOLA OSVALDO CELSO MACIEL

A antiga Escola Manoel de Almeida Pimentel, hoje Escola Osvaldo Celso Maciel, Localiza-se na zona rural, do Sítio Una do Simão, ao Oeste de São Bento do Una, a uma distância de 12km, tendo seu acesso pela PE 193.

Fundada no ano de 1978, foi construída no terreno doado pelo Senhor Antônio Cândido, membro desta comunidade.

A Escola era composta de um quadro de sete funcionários, sendo cinco professoras, uma merendeira e uma zeladora. Neste período a escola funcionava em três turnos, de 1ª à 4ª série, atendendo à aproximadamente 200 alunos.

A senhora Maria da Paz Cavalcante Pimentel esteve à frente desta escola de 1979 a 1981. Quando a então professora Josefa Valdira de Carvalho assumiu esta responsabilidade nos anos de 1982 a 1985.

Em 1985 nossa escola foi ampliada, e então passou a chamar-se Osvaldo Celso Maciel, homenageando o Ex-prefeito do município e proprietário de uma fazenda nesta região, e também implantou o fundamental II. A partir daí a escola passou a ter Direção e secretaria. A primeira diretora foi a senhora Marilene Barbosa de Andrade, que exerceu o cargo de 1985 a1987, passando o cargo a senhora Joselma Vieira de Barros que esteve à frente desta escola durante o ano de 1987.

De 1988 a 1990 assumiu a direção da escola a senhora Edna Moraes da Rocha. Em 1991 a senhora Ednilze Rodrigues Silva dos Santos assumiu a gestão da escola Osvaldo Celso Maciel.

Em 1992, o ensino fundamental II foi transferido para a cidade. Segundo a secretária Municipal de Educação na época, a Senhora Rejane Simão de Macêdo, a transferência se deu visando melhor qualidade de ensino, pois na localidade não havia professores habilitados para as disciplinas especificas. A escola voltou a atender apenas estudantes de 1ª a 4ª série e Eja.

Visando o cumprimento às exigências da LDB, que dispõe em seu artigo 12 que o aluno deve ser assistido na escola mais próxima de sua casa, a Secretaria de Educação em 2003 determinou que a referida escola deveria

voltar a atender estudantes de 5ª à 8ª série. Nossa escola recebeu então a diretora Risalva Rodrigues Vieira que esteve à frente até o ano de 2004.

Em 2005, a escola continuou atendendo alunos do Ensino Fundamental I e II, sendo acrescida em suas modalidades, a Educação Infantil. A equipe Gestora desta época foi formada pela diretora Célia Maria Branco e pela coordenadora Maria José Souza de Moraes. A escola continuou atendendo em turnos matutino e vespertino, com o quadro de 5 funcionários e 12 professores. Ainda em 2005 foi implantado nesta escola o projeto “É preciso aprender”, priorizando atividades de leitura e escrita em detrimento das demais.

Em 2006 a Escola Osvaldo Celso Maciel foi a 1ª e única Unidade Escolar do município a ser nucleada passando a dar assistências aos alunos das Escolas multisseriadas de 1ª à 4ª série – Escola Paulo Cintra, Escola Jacinto Cadete, Escola Antônio de Almeida, e Escola General Artur Costa e Silva – o que provocou nesta Escola uma grande mudança principalmente no turno matutino, aumentando tanto a quantidade de estudantes como de professores.

Em parceria com Ministério Público foi implantado nesta Escola o projeto VOLTEI, através do qual foi reduzido significativamente o índice de evasão escolar. Mais uma vez a Escola Osvaldo Celso Maciel se destacou entre as demais escolas do município, com relação ao resultado obtido nos projetos “É preciso Aprender” e “VOLTEI”.

No de 2006 esta Unidade de Ensino foi contemplada com o Plano Desenvolvimento da Escola – PDE – fator que vem contribuindo para o enriquecimento de todas as suas atividades internas e externas.

Com o objetivo de ofertar melhores condições de estudo e comodidade aos estudantes e de trabalho aos professores e funcionários, o prefeito do município José Aldo Mariano reformou e ampliou esta Escola, passando a fazer parte da sua estrutura física: 06 salas de aula, 01 biblioteca, 01 sala de professores, 01 diretoria, 01 cozinha, 05 banheiros, 01 almoxarifado, 01 quadra de esportes e 02 cisternas e 01 secretaria.

A partir de 2008 a professora Cátia Suelane Cavalcante Cordeiro Coelho assumiu a direção da escola ao lado da então coordenadora Maria José Souza de Moraes e da secretária a professora Rosileide Ferreira de Moraes.

Em 2009 a professora Lisonete Silva de Souza assumiu a coordenação da escola, dando continuidade aos projetos que vinham sendo vivenciados com êxito.

A escola chegou a ser premiada por ter o menor índice de evasão do município e melhor IDEB em âmbito municipal, estadual e nacional.

Ao termino de 2009 a gestora Cátia Suelane Cavalcante Cordeiro Coelho por ter passado no concurso do estado, deixou a frente da escola a coordenadora Lisonete Silva de Souza e a secretária Rosileide Ferreira de Moraes.

No início do ano 2010 assumiu a direção da Escola o professor Zenaldo Nunes de Andrade. No final do mesmo ano, o diretor entregou o cargo por ter dificuldades de conciliar a função de pastor, sendo assim, mais uma vez a coordenadora Lisonete Silva de Souza e a secretária Rosileide Ferreira de Moraes assumiram a frente da escola.

Em março de 2011 o prefeito Pe. José Aldo Mariano nomeou a professora Cristiane Cordeiro de Almeida como gestora. Em julho de 2011 a coordenadora Lisonete Silva de Souza por ter dificuldades de conciliar a atenção a sua família e dedicar-se a função de coordenadora pediu para se ausentar do cargo. Em agosto de 2011 é nomeada para assumir a coordenação da escola a professora Maria Célia Rocha de Moraes.

Em 2012 com o fechamento da escola Antônio de Almeida situada no sítio Una dos Cordeiros, acolhemos alguns estudantes da educação infantil e 1º ano, juntamente com a professora Tercivânia Teixeira Belo e a merendeira Rosita Fátima Almeida Oliveira.

A equipe gestora incluiu com muito sucesso neste ano, um projeto junino inovador que além das tradicionalidades da época junina vivenciadas normalmente, incluiu o Concurso de Salas Temáticas, que envolveu com muita dedicação e entusiasmo todos os estudantes, que de uma forma divertida, competitiva e cheia de criatividade, animou toda a comunidade escolar. Muitos projetos foram vivenciados como por exemplo  o projeto  Trilhas, que trouxe uma gama de variedades pedagógicas para o trabalho de leitura no 1º ano, um material riquíssimo, que tem sido muito bem aproveitado tanto pela professora do 1º ano quanto professoras de outras turmas para a alfabetização de nossas crianças.

Ainda em 2012 realizamos uma grande conquista, que é a Parceria com a 10ª Cia de Engenharia e Combate, a qual através do Sargento de Relações Pessoais, o senhor Almyr, tem prestado serviços a nossa escola, tais como palestras, viagens e excursões.

Em 2013 foi nomeada para diretora Maria Elioneide Rodrigues Braga, e continuou a coordenadora Maria Célia Rocha de Moraes e a secretária Iolanda da Rocha Costa Almeida. O corpo docente era formado por 15 professores que lecionavam desde a Educação Infantil ao 8º ano, atendendo também os estudantes do ensino fundamental de 8 anos (6ª a 8ª série). Durante o ano de 2013 foi implantado o projeto “Música na escola”, onde destacaram-se vários talentos musicais, e também o projeto “MAIS EDUCAÇÃO” com resultados obtidos em várias áreas: aulas com atividades de reforço em

leitura e escrita, dança, horta e jogos; sob a coordenação da professora Maria José Santiago.

Em agosto de 2013 foi implantada a sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e então a secretária Iolanda da Rocha Costa Almeida entregou o cargo de secretaria e assumiu como professora da sala de AEE.

No ano de 2014 iniciou-se ainda sem equipe gestora a professora Iolanda da Rocha Costa Almeida ficou à frente da escola durante dois meses e então foi nomeada nova equipe que ficou de 2014 até o final de 2016 formada pela diretora Adriana Belo da Silva e a coordenadora Maria Sueli Nascimento.

Em 2017, a equipe gestora era formada pelo diretor José Diógenes Farias Valença e pela coordenadora Iolanda da Rocha Costa Almeida. O corpo docente era formado por 14 professores, a a equipe administrativa por 2 merendeiras, 2 porteiros, 3 auxiliares de limpeza. Ao todo a Escola Osvaldo Celso Maciel contava com 23 funcionários:

Atualmente, contamos com um quadro de 26 funcionários. Sendo a equipe gestora composta por José Diógenes Farias Valença(Diretor) e Débora Costa do Carmo(Coordenadora). O corpo docente é composto por 15 professores. Enquanto que a equipe administrativa conta com 9 servidores, sendo 5 auxiliares de serviços gerais,2 merendeiras e 2 porteiros.

Ainda no ano corrente de  2018, a escola Municipal Osvaldo Celso Maciel foi novamente nucleada passando a  atender  um total de 360 estudantes das escolas multisseriadas  Napoleão Alves de Almeida – Sítio Minador, Zacarias Soares de Souza – Sítio Maniçoba e Sebastião Alves de Almeida – Sítio Açude das Capoeiras.

Confira a baixo alguns VÍDEOS.

Resumo Parte 1

Resumo Parte 2

Projeto Música na Escola

Hino da escola Municipal Osvaldo Celso Maciel

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