Home > Avicultura > EGG FESTIVAL: Maior do Nordeste, Pernambuco produz mais de 10 milhões de ovos por dia

EGG FESTIVAL: Maior do Nordeste, Pernambuco produz mais de 10 milhões de ovos por dia São Bento do Una e Paudalho são os municípios que mais produzem o alimento.

Fonte de proteínas, o ovo de galinha é uma iguaria indispensável na culinária. O ingrediente fundamental em receitas como bolos, tortas e salgados, é um dos mais consumidos em todo o mundo e ocupa o segundo lugar no que diz respeito ao alimento mais completo, ficando atrás apenas do leite materno.

Rico em ferro e antioxidante, o ovo também auxilia na saúde do corpo com benefícios que, inclusive, estão presentes principalmente na clara, que pode ajudar no emagrecimento. Além disso, são somadas as vitaminas A, D e E, ferro, zinco, cálcio, minerais e outros.

De acordo com a Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), o estado levanta o título de maior produtor de ovos do Nordeste, são mais de 10 milhões de unidades por dia, e ocupa a quarta posição a nível nacional, perdendo apenas para São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, respectivamente. Além de produzir e consumir, Pernambuco também é um dos principais fornecedores do alimento no Nordeste. Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão são os principais clientes.

Segundo dados divulgados pela Avipe, o brasileiro consome, por ano, cerca de 200 ovos, equivalente a 0,5% ao dia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão de 1 unidade por dia.

Cerca de 60% da produção do alimento corresponde a região Agreste, enquanto os outros 40% se concentram nas cidades da Mata Norte e Região Metropolitana do Recife. Essas indústrias garantem o trabalho de, aproximadamente, 150 mil pessoas, com empregos diretos e indiretos em mais de 790 granjas, tendo como celeiro os municípios de São Bento do Una, no Agreste, e Paudalho, na Mata Norte, que são os maiores produtores de ovos.

Iguaria é um dos principais ingredientes de receitas (Foto: Divulgação/Pixabay)

Iguaria é um dos principais ingredientes de receitas (Foto: Divulgação/Pixabay)

Tendo em vista o sucesso do alimento, que é extremamente acessível na mesa dos brasileiros, e a tamanha importância econômica do setor, a TV Asa Branca desenvolveu o “EGG Festival“. O evento vai desafiar os participantes a produzirem receitas cujo ingrediente principal seja o ovo. As cinco melhores escolhidas pelo público, por meio de votação pela internet, irão para a final do concurso.

Com o objetivo de potencializar a produção de ovos, o projeto da afiliada à TV Globo é dividido em duas etapas, sendo a primeira uma campanha de vídeo institucional, que mostrará a avicultura sob três diferentes óticas; e a segunda, que será o concurso.

Rede Globo.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *