Connect with us
http://jardimdoagreste.com.br/wp-content/uploads/2018/07/728x140.png

Capoeiras

Reportagem na TV Globo mostra que falta de chuva já prejudica plantações na zona rural de Capoeiras Chuva irregular no Agreste de Pernambuco prejudica produção de milho

Publicado há

em

O programa Bom Dia PE, jornalístico levado ao ar pela Rede Globo Recife, na quarta-feira, 06/06/2018, apresentou reportagem mostrando que a falta de chuvas na zona rural do município de Capoeiras causa perdas nas plantações milhos, e preocupa os agricultores.
A reportagem afirma que as chuvas que começaram a cair no município de Capoeiras no inicio deste ano, fez com que muitos agricultores antecipassem a plantação do milho; mas que a falta de chuvas suficientes no mês de maio, prejudicou estas plantações. Ainda segundo a reportagem, enquanto nos meses de março e abril/2018 choveu 368 mm, no mês de maio choveu apenas 136 mm.
A reportagem mostrou ainda que apesar da falta de chuvas que prejudicou a produção do milho, a família do agricultor José Teixeira garantiu a pamonha e canjica nas festas juninas.

Comments

comments

Click no comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capoeiras

Romaria de Frei Damião começa nesta sexta-feira (24) em Capoeiras

Publicado há

em

Frei Damião sempre teve uma relação estreita com o município de Capoeiras e, por esse motivo, em 1993, foi construído no ponto mais alto da cidade, Serra dos Quatis, um monumento (estátua, cruzeiro, praça e capela) em sua homenagem. No dia da inauguração o próprio Frei Damião esteve na serra, porém, sem descer do veículo em que estava. Em Capoeiras foram mais de vinte visitas, nas denominadasSANTAS MISSÕES, inclusive sua última, em 1997, antes de ser internado no Hospital Português, em Recife, aonde viria a falecer em 31 de maio daquele ano.

Em Capoeiras, várias pessoas deram seus testemunhos de fé e atestam a santidade do frade italiano, como por exemplo, o agricultor que sofreu um grave acidente com um trator e, segundo ele, se curou graças à intercessão do capuchinho, ou de uma dona de casa que diz que escapou ilesa depois que rogou a Frei Damião no momento em que tomou um tiro na cabeça.

Outra mulher, contou que em 1977, estava com uma gravidez complicada, com alto risco de morte, tanto que um médico sugeriu fazer um aborto para que, segundo ele, a vida dela fosse salva.  Durante uma das Santas Missões na cidade, a grávida procurou o então Padre Geraldo, e ele a orientou se aconselhar com Frei Damião. Logicamente o frade disse que ela continuasse com a gravidez, e assegurou que tudo daria certo. E deu. Em setembro daquele ano nasceu uma menina, que além de ter recebido o nome de Damiana, ainda foi batizada tendo como padrinho o próprio Frei Damião de Bozzano. Este relato, dentre outros, foi publicado numa matéria do jornal Diário de Pernambuco em 29 de maio de 2011.

 

São destaques outros dois depoimentos, estes contidos no processo de beatificação do frade capuchinho, que ajudaram Frei Damião de Bozzano ser, em 6 de abril  passado, declarado pelo Papa Francisco,Venerável, o que significa que antes de ser canonizado está faltando apenas dois passos: ser reconhecido como beato e, finalmente, declarado santo.

 

O primeiro depoimento foi de um pedreiro que se curou de um grave problema no coração depois de rezar para Frei Damião e o outro testemunho enviado à Roma foi do já falecido Monsenhor Geraldo, que relatou ter sido curado de um grave problema na coluna após o frade rezar e bater-lhe nas costas com o cordão de sua batina. O religioso que esteve à frente da Paróquia de Capoeiras por 45 anos era amigo particular e confessor de Frei Damião.

 

Pois bem, é dentro deste contexto, de várias missões e demonstrações públicas de fé, que a Paróquia de São José de Capoeiras realiza de 24 a 26 de maio mais uma homenagem ao frade italiano, com a Romaria de Frei Damião. Abaixo a programação

 

SEXTA-FEIRA dia 24, na Matriz de São José

       08h30min horas – Confissões

       09h30min horas – Terço de Nossa Senhora

       10h00min horas – Santa Missa

SÁBADO dia 25

5h00min – Procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, saindo da Matriz até o monumento de Frei Damião

       6h00min – Santa Missa aos pés do monumento a Frei Damião

19h00min – Ofício de Nossa Senhora na Matriz ou centro social

19h30min – Catequese, fotos e filmes sobre as missões de Frei Damião, no centro social

DOMINGO 26

       8h30min – Procissão com a imagem de Nossa de Fátima, saindo da Matriz rezando o Rosário até o monumento de Frei Damião

10h00min – Santa Missa, Adoração ao Santíssimo e Benção com o Santíssimo Sacramento

12h00min – Oração do “Ângelus” e intervalo

14h00min – Rosário da Mãe de Deus

16h00min – Santa Missa com representantes das capelas da Paróquia e suas respectivas bandeiras

17h30min – Procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima passando pelo Bairro Frei Damião até o Posto Padre Cícero, de onde sairá o ”arrastão jovem” até à praça em frente à Igreja Matriz, onde haverá louvou com a Renovação Carismática Cristã.

*Fotos: 1- Frei Damião; 2- Estátua em Capoeiras; 3- O frade com sua afilhada Damiana em 1977.

Por Junior Almeda

Comments

comments

Continue Lendo

Capoeiras

Capoeiras recebe a 8ª edição da Caravana da Educação do Governo de PE O governador Paulo Câmara visitou os polos de atividades e conversou com alunos e gestores da rede

Publicado há

em

CAPOEIRAS – Em mais uma demonstração do seu compromisso contínuo com o desenvolvimento da Educação em Pernambuco, o governador Paulo Câmara reservou a manhã desta terça-feira (21.05) para acompanhar de perto mais uma edição da Caravana da Educação e Pactuação de Metas 2019. O movimento, que aportou no município de Capoeiras, reuniu toda a comunidade escolar da Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Meridional. A ação envolve música, dança, atividades esportivas e um circuito de atividades pedagógicas, com o objetivo de estimular cada vez mais o protagonismo dos jovens pernambucanos.

“Mesmo no momento de dificuldade e de tanta confusão no Brasil a gente não pode deixar de investir na Educação, porque a mudança só acontece se a gente investir no futuro dos nossos jovens. E eu não tenho dúvida que a gente vai ter uma nova geração de pernambucanos muito mais preparados para o futuro desafiador do que gerações passadas, graças a esse trabalho e esse olhar que nós temos priorizado nos últimos anos. Hoje, nós viemos pedir mais uma vez o apoio de todos que fazem a educação em Pernambuco, que nunca nos faltaram e, ao mesmo tempo, agradecer justamente por essa trajetória”, reforçou o governador.

A iniciativa, que em 2018 mobilizou mais de 20 mil estudantes da rede, já passou pelas cidades do Recife, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Bezerros, Nazaré da Mata e Belo Jardim. Nesta edição, o movimento se concentrou na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Pela manhã, alunos de diversas escolas da GRE Agreste Meridional realizaram apresentações de dança com um mix da cultura popular, envolvendo frevo, xaxado e ciranda, além de algumas bandas.

Paralelamente às ações do Polo Cultural, acontece uma das atividades mais importantes do calendário anual da Secretaria de Educação e Esportes: a reunião de Pactuação de Metas. Além de discutir as estratégias e prioridades para o ano, o encontro permite também o aprimoramento das metas que contribuem para os avanços da educação em Pernambuco. A iniciativa reuniu todos os 48 gestores escolares da GRE Agreste Meridional.

O secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio, destacou a importância e o simbolismo da escolha da EREM na recepção desta edição da Caravana. “Essa escola foi um dos primeiros prédios inaugurados pelo governador, e hoje a gente torna a visitá-la em seu pleno funcionamento, com mais de 800 estudantes. Uma escola viva e com bons resultados. Com certeza é uma situação que nos deixa muito contentes”, frisou.

POLO ESPORTIVO – À tarde, a EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro acolheu o Polo Esportivo. Entre as atividades recreativas previstas na programação estão futsal, judô, badminton, zumba, dominó, dama, pega vareta, jogo da velha e xadrez. A escola ainda será presenteada com kits esportivos e receberá a visita de Adriana Salazar, ex-nadadora e primeira pernambucana a participar de uma Olimpíada.

Silvia Maria Costa, de 18 anos, é aluna do 3º ano desta EREM e recebeu com alegria o movimento. Para ela, a Caravana é um ato de aproximação do governo com a comunidade escolar. “A Caravana da Educação abre portas para que os estudantes se confraternizam e realizem apresentações artísticas. É um espaço para que os estudantes mostrem seus talentos. Isso nos motiva bastante, e a presença do governador aqui, com a equipe dele, nos mostra que realmente existe esse compromisso com a Educação”, avaliou a aluna, que teve o mesmo sentimento de gratidão compartilhado pela prefeita da cidade, Neide Reino. A gestora agradeceu a iniciativa e todo apoio que tem recebido do Governo de Pernambuco.

Participaram do evento também os deputados estaduais Sivaldo Albino e Paulo Dutra; o secretário executivo da Casa Civil José Maurício, o secretário executivo da Educação João Charamba, os prefeitos Débora prefeita (São Bento do Una), Luiz Aroldo (Águas Belas), Beta Cadengue (Brejão), Armando Duarte (Caetés), Expedito Nogueira (Calçado), Ednaldo Peixoto (Jucati), Douglas Duarte (Angelim), Arquimedes Valença (Buíque), Tonho de Lula (Iati), Marcelo Neves (Palmeirina), Matheus Calado (Terezinha), entre outras autoridades da região.

TV SBUNA

VEJA O VÍDEO A BAIXO…

Hoje, na Caravana da Educação, em Capoeiras, no Agreste Meridional, pedimos o apoio de todos que fazem a educação em Pernambuco, que nunca nos faltaram e, ao mesmo tempo, agradecemos justamente por essa trajetória que tem feito do nosso Estado uma referência para o Brasil. Mesmo no momento de dificuldade e de tanta confusão no País, não podemos deixar de investir na Educação, porque a mudança só acontece se investirmos no futuro dos nossos jovens. Eu não tenho dúvidas que a gente vai ter uma nova geração de pernambucanos muito mais preparados para o futuro desafiador do que gerações passadas, graças a esse trabalho e a esse olhar que temos priorizado nos últimos anos.

Posted by Paulo Câmara on Tuesday, May 21, 2019

Comments

comments

Continue Lendo

Capoeiras

Paulo Câmara participa da Caravana da Educação nesta terça (21) em Capoeiras AGENDA do governador: À partir das 8h30 participa do evento "Pactuação de metas" na Escola de Referência em Ensino Médio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Rua Bolívia, s/n, Centro, em seguida Visita ao Polo Cultural.

Publicado há

em

O governador Paulo Câmara estará na cidade de Capoeiras, no Agreste de Pernambuco, para mais uma Caravana da Educação, nesta terça-feira (21.05). A ação envolve música, dança, atividades esportivas e um circuito de atividades pedagógicas, abrangendo toda a comunidade escolar da Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Meridional.
 
Paralelamente às ações do Polo Cultural, acontece uma das atividades mais importantes do calendário anual da Secretaria Estadual de Educação e Esportes: a reunião de Pactuação de Metas. O encontro, além de discutir as estratégias e prioridades para o ano letivo em curso, promove também o aprimoramento das metas que contribuem para os avanços da educação em Pernambuco.
AGENDA do governador Paulo Câmara desta terça-feira, 21 de maio
 
 
8h30 – Caravana da Educação – Pactuação de metas
Local: Escola de Referência em Ensino Médio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Rua Bolívia, s/n, Centro, Capoeiras/PE
 
9h30 – Visita ao Polo Cultural
Local: Escola de Referência em Ensino Médio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Rua Bolívia, s/n, Centro, Capoeiras/PE

Comments

comments

Continue Lendo

Leia Também

Copyright © 2019 Jrardim do Agreste