Connect with us
http://jardimdoagreste.com.br/wp-content/uploads/2018/07/728x140.png

Avicultura

A mentira dos ovos de plástico causa sérios transtornos ao Brasil No referido vídeo que circula massivamente, principalmente via WhatsApp

Published

on

mentira de que ovos de plástico vindos da China estariam sendo vendidos para consumo no Brasil vem causando sérios transtornos ao setor no país. Em ofício enviado nesta quinta-feira (28/6) ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca), a ABPA (Associação Brasileira de proteína Animal) informa que empresas do setor estão sendo questionadas e recebendo, inclusive, pedidos de devolução de produtos.

“Já há casos em mercados em que consumidores estão quebrando ovos para confirmar se o produto é, de fato, verdadeiro”, informa a nota da ABPA, assinada pelo seu presidente, Francisco Turra.

Segundo a ABPA, o Brasil não importa ovos da China. A entidade solicita que o Ministério manifeste-se publicamente por meio de nota técnica explicando os absurdos contidos em um vídeo divulgado na internet por uma consumidora de Petrópolis (RJ).

Uma consumidora do RJ divulgou vídeo em mídias sociais com a falsa informação de que ovos vendidos do Brasil eram de plástico e vindos da China

No referido vídeo que circula massivamente, principalmente via WhatsApp, a consumidora apresenta uma caixa de ovos da empresa Perfa Alimentos, alegando que se trata de ovos de plástico vindos da China. Para justificar seu argumento, a consumidora manipula a textura aquosa da clara de um dos ovos retirados da embalagem.

Segundo o especialista em nutrição animal, Dr. Douglas Zaviezo, a clara aquosa é sinônimo de ovo velho. “Lamentavelmente, na medida em que as galinhas envelhecem, tendem a por ovos com claras cada vez mais aquosas“, explica o especialista em artigo pulicado na aviNews.

A referida consumidora chega ao absurdo de afirmar que a membrana existente entre a casca e a clara, aquela que retiramos ao descascar um ovo cozido, é feita de “plástico puro”. A mesma acusação é feita à casca do ovo, sem fundamento técnico algum.

Em nota pública, a Perfa Alimentos afirma que todas as granjas que abastecem o seu sistema de distribuição estão localizadas em território nacional e são acompanhadas e auditadas pelo SIF (Serviço de Inspeção Federal). A empresa está recorrendo à Justiça para identificar os autores do vídeo e os responsáveis pela divulgação do mesmo.

Os produtores de ovos do município pernambucano de São Bento do Una, que é o quarto maior produtor de ovos do Brasil, também divulgam um vídeo nas mídias sociais desmistificando as falsas informações que ovos de plástico estariam sendo vendidos no Brasil. A transmissão é feita de dentro de uma granja produtora de ovos.

Outra empresa que se manifestou publicamente, foi a Ovos Mantiqueira, referindo-se aos vídeos como sendo “irreais, caluniosos” .

“A Mantiqueira trabalha há 30 anos com a produção de alimentos de maneira responsável, por isso nos posicionamos contrários a qualquer notícia irreal e agradecemos a colaboração de todos que, como nós, não concordam com a disseminação de tal conteúdo”, informa a nota.

Brinquedos produzidos na China

Provavelmente, a referida consumidora foi motivada por um outro vídeo, que circula desde 2017, que mostra a linha de produção de uma fábrica de brinquedos da China embalando a conhecida “geleca” em forma de ovo cozido.

Porém, nas mídias sociais, o referido vídeo vem acompanhado do texto “Polícia chinesa desmonta fábrica para fabricar ovos artificiais a partir de materiais plásticos e de resíduos humanos não comestíveis”, induzindo as pessoas a acreditarem que se trata da fabricação de ovos falsos na China.

Fake News

A tradução literal de Fake News é Notícias Falsas. Elas nasceram com a humanidade, porém, assumiram uma proporção descontrolada com o advento da internet, pela velocidade e facilidade com que são disseminadas.

Já há estudos científicos que buscam entender porque as pessoas depositam tanta confiança em notícias como essa de que os brasileiros estão consumindo ovos de plástico, ou de que o bicarbonato de sódio cura qualquer tipo de câncer e de que isso estaria sendo abafado pela indústria farmacêutica.

Em matéria publicada pelo Correio Braziliense no último mês de fevereiro, o psicólogo da Universidade de Glasgow, na Escócia, Steven Brown, explica que quando o ser humano está diante de algo que não compreende, uma resposta errada pode parecer melhor do que não ter resposta alguma.

O especialista, que pesquisa os impactos da revolução digital, diz que, no geral, as pessoas creem que o que ouvem e veem são um reflexo da realidade. Isso se chama realismo ingênuo (ou do senso comum), um conceito da psicologia social segundo o qual o homem tende a acreditar que percebe o mundo tal qual ele é.

Comments

comments

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avicultura

Agralison Victor apresenta projeto para que São Bento do Una se torne Capital do Ovo O deputado estadual apresentou o projeto na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) para ser votado e assim conceder o título ao maior produtor do Norte e Nordeste

Published

on

O deputado estadual Aglaison Victor (PSB) apresentou na última segunda-feira (11) o projeto de resolução para que o município de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, se torne capital do ovo.

O município é o maior produtor do setor de avicultura na produção de ovo do Norte e Nordeste, colocando o estado de Pernambuco como o 4ª maior produtor no Brasil.

O título se aprovado será um grande reconhecimento a todos avicultores e produtores da cidade que mesmo enfrentando uma grande seca, mantem o volume de produção.

TV SBUNA

Comments

comments

Continue Reading

Avicultura

3 mil galinhas se juntam para matar raposa invasora na França As aves teriam sido responsáveis pela morte de uma raposa jovem em uma fazenda no noroeste da França.

Published

on

Galinhas de uma fazenda-escola no noroeste da França são suspeitas de terem se juntado para matar uma raposa jovem que entrou no local.

O incidente inusitado ocorreu na região francesa da Bretanha. A raposa entrou num galpão onde viviam cerca de 3 mil galinhas, através de uma portinhola automática, que se fechou logo depois de sua passagem.

“As galinhas agiram levadas por um instinto de manada, e atacaram a raposa com bicadas”, diz Pascal Daniel, diretor da escola agrícola Gros-Chêne.

O corpo da pequena raposa foi encontrado no dia seguinte, num canto do galpão.

“Tinha marcas de bicos por toda parte, do pescoço para baixo”, disse Daniel à agência francesa de notícias AFP.

A fazenda abriga cerca de seis mil galinhas criadas soltas. Elas ocupam um espaço de pouco mais de dois hectares de terra.

O galpão onde elas vivem permanece aberto no período diurno, e a maioria das galinhas passa o dia do lado de fora, segundo a AFP.

G1

CURTA NOSSA PÁGINA CLICANDO NA IMAGEM A BAIXO…

Comments

comments

Continue Reading

Avicultura

Falta de energia mata mais de 50 mil frangos e prejuízo passa de R$ 300 mil no ES. No interior das granjas, há dezenas de ventiladores, que funcionam com eletricidade e nenhum morador havia sido comunicado sobre a interrupção.

Published

on

Foram pouco mais de quatro horas de interrupção no fornecimento de energia na região da Cascata do Galo, em Domingos Martins – ES, mas o suficiente para causar a morte de mais de 40 mil frangos, conforme lamenta o avicultor Silvestre Santana, 37 anos.

No interior das granjas, segundo o granjeiro Silvestre, há dezenas de ventiladores, que funcionam com eletricidade. Segundo ele, a energia foi suspensa por volta de 10 horas deste sábado (09), e nenhum morador havia sido comunicado sobre a interrupção.

Ao meio dia deste sábado, segundo Silvestre, os eletricistas da empresa fornecedora de energia elétrica continuavam com as reparações do sistema de fornecimento elétrico em parte de Domingos Martins, enquanto o quantitativo de frangos mortos aumentava a cada momento.

Frango morto 02

“Em uma das granjas, que alojava 32 mil frangos, apenas cerca de dois mil conseguiram sobreviver. Ao todo, calculo que morreram aproximadamente 50 mil frangos, causando um prejuízo de uns R$ 300 mil. Juntamente com a empresa a qual sou parceiro na criação, vamos acionar a justiça para buscar o ressarcimento do nosso prejuízo”, adiantou o avicultor.

Diversos caminhões cheios de frangos mortos deixarão de ser vendidos e serão descartados, segundo o granjeiro. Ele ressalta ainda que os colegas de trabalho da mesma região estavam desesperados e tentavam de todas as formas improvisarem a queda de temperatura para evitar a morte das aves.

No interior dos galpões, segundo o granjeiro, a temperatura superou os 40 graus e isso torna impossível para os frangos se manterem vivos devido ao aumento da produçao de amônia, disse o produtor.

Segundo Silvestre, os frangos que morreram seriam comercializados na próxima terça-feira. “Estou aguardando a chegada de uma veterinária e vamos abrir buracos e enterrar essas aves mortas. É uma cena lamentável e um descaso da EDP. Se tivéssemos sido informados, teríamos providenciado geradores de energia para o período que ficamos sem o fornecimento elétrico. Serão pelo menos dois dias de trabalho para o descarte das aves mortas”, lamentou.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a EDP informou que “falha na rede que abastece pontos de Domingos Martins interrompeu a energia para parte dos clientes da região. Equipes trabalharam para restabelecer o sistema, que foi normalizado de forma gradativa. Às 14h14, todo o serviço foi restabelecido”.

Montanhas Capixabas

Comments

comments

Continue Reading

Trending

Copyright © 2019 Jrardim do Agreste