Connect with us
http://jardimdoagreste.com.br/wp-content/uploads/2018/07/728x140.png

Belo Jardim

Universidade Federal Rural recebe oficialmente terreno para construção de campus universitário em Belo Jardim Presença do Dep. Mendonça, Representantes do MEC, IFPE, Baterias Moura, os prefeitos de São Caetano, São Bento do Una, Lajedo e Ibirajuba.

Published

on

Em clima de alegria e expectativa, centenas de pessoas de Belo Jardim e região prestigiaram o evento que formalizou a Cessão do terreno para construção da Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O ato solene ocorreu no fim da manhã desta sexta-feira (29), no auditório do Hotel Lacazzona, em Belo Jardim, Agreste do Estado. 
 
Estiveram presentes no evento, além da secretária de educação profissional e tecnológica do MEC, Eline Nascimento, o ex-ministro da Educação e deputado federal, Mendonça Filho, o diretor de ensino do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) campus Belo Jardim, professor Marcos Germano, além de estudantes, professores, engenheiros, gestores, e outros profissionais da Baterias Moura, empresa cuja matriz fica situada no município. Também participaram do ato solene os prefeitos: Jadiel Braga (São Caetano), Débora Almeida (São Bento do Una), Rossine Blesmany (Lajedo), Sandro Arandas (Ibirajuba), e ainda a ex-prefeita Cleide Oliveira (Pesqueira). 
 
O ex-ministro Mendonça Filho, cuja gestão enquanto ministro foi a responsável pela autorização do campus da UFRPE para Belo Jardim, ressaltou a importância da doação do terreno do IFPE para a UABJ e o quanto a universidade irá alavancar o município. 
 
“Esse ato, hoje, representa muito, mais um passo na condução desse projeto, desse sonho que realizei de trazer para Belo Jardim um campus universitário. É muito triste ver um filho da terra, um filho da região ter que sair muitas vezes para Campina Grande (PB), Recife ou até para o Sul do Brasil. Em breve, os jovens daqui e de toda a região não precisarão mais se deslocar pra longe para estudar, pois terão a oportunidade de aqui estudar e depois conseguir um bom emprego com uma boa formação. O terreno agora está de posse da UFRPE, que finalizando os projetos necessários irá viabilizar os recursos para a construção de toda a infraestrutura do campus Belo Jardim. E mesmo antes disso, em instalações provisórias, estaremos já com a unidade acadêmica funcionando com plena estrutura e dando início as primeiras turmas”, afirmou Mendonça. 
 
A partir desse ato de cessão, que significa a doação de uma parte do terreno para instalação própria do campus de Belo Jardim, os próximos passos serão a aprovação dos projetos de construção e em seguida a liberação de recursos para o início das obras.
 
Para o diretor de ensino do IFPE Belo Jardim, a vinda da universidade e a sua instalação em terreno cedido pelo instituto representa um horizonte de parcerias entre as duas instituições. “Além de muito importante para fortalecer a educação de Belo Jardim e da região, a vinda da UFRPE será de grande valor para o IFPE, com com certeza terá a universidade como uma parceira em diversos projetos”, pontuou o professor Marcos Germano.
 
Abertura do concurso para professores
 
Segundo a reitoria da UFRPE, um novo concurso irá ofertar 26 vagas para docentes de várias áreas. O edital deve ser lançado ainda na primeira quinzena de julho. Ainda segundo a instituição, até o fim do próximo ano outros concursos deverão ser realizados para contratação de mais professores e servidores técnicos. No concurso já realizado este ano, 15 servidores técnicos foram aprovados.
 
Abertura do chamamento para instalação do compus provisório
 
O local onde será instalada a unidade provisória da UFRPE fica localizado às margens da PE-166. No espaço haverá salas de aula, diretoria, refeitório, laboratórios, biblioteca e sala dos professores. A previsão é que o espaço esteja pronto até o começo do ano que vem. As aulas na UABJ devem iniciar em fevereiro de 2019.
 
Vestibular para estudantes
 
O primeiro vestibular para a UFRPE campus Belo Jardim será realizado conforme o regimento da instituição, que seleciona os alunos por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 4 e 11 de novembro deste ano, e depois pela etapa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão ofertadas vagas para os quatro cursos de graduações em engenharia – química, de controle e automação, computação e hídrica.
 
Construção de campus 
 
A instalação da sede própria da universidade no município será em terreno doado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Belo Jardim, com área aproximada de 8 hectares, às margens da BR-232.
 
O projeto da unidade prevê um prédio de quatro pavimentos para docentes; prédio de dois pavimentos para a sede administrativa; biblioteca; restaurante universitário; dois prédios de salas de aula com três pavimentos cada; prédio de laboratórios; galpão de almoxarifado; galpão de oficina e garagem; galpão para setor de manutenção; central de tratamento de esgoto; reservatório de reuso de água; auditório para 450 lugares; área de serviços com xerox e cantina; central de descarte de resíduos; duas casas de estudantes; casa da guarda; quadra poliesportiva e piscina semiolímpica.
 
A instalação da UFRPE irá beneficiar diversas cidades em torno de Belo Jardim com uma população estimada em 1 milhão de habitantes que engloba os municípios de Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Agrestina, Altinho, São Caetano, Tacaimbó, Pesqueira, Poção, Venturosa, Alagoinha, Sanharó, São Bento do Una, Lajedo, Capoeiras, Bom Conselho, Garanhuns e Arcoverde.

Comments

comments

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Belo Jardim

Belo Jardim vai ganhar serviço de transporte por aplicativo  Com o LEVA, os moradores vão poder se deslocar com segurança e conforto em carros e motos sem gastar muito.

Published

on

Belo Jardim, no Agreste, vai ganhar um inédito serviço de transporte por aplicativo: o LEVA, que oferece segurança, conforto e preço justo. O aplicativo poderá ser baixado a partir da segunda quinzena de março, em data a ser definida, e vai oferecer um serviço rápido e fácil, com a opção de o usuário utilizar carro ou moto. Os interessados em ser motorista ou piloto do LEVA já podem se cadastrar no site www.levataxi.com.br

Os aprovados na seleção serão submetidos a um treinamento com técnicas de atendimento para oferecer o melhor serviço possível. Todos os veículos serão vistoriados e terão que estar dentro dos padrões e normas de segurança.

Para os motoristas e pilotos da cidade será uma oportunidade para ganhar dinheiro trabalhando por conta própria, sem escritório ou chefe. Os motoristas cadastrados também terão descontos em vários estabelecimentos comerciais, como farmácias, postos de gasolina, e restaurantes.

Com o LEVA, os moradores de Belo Jardim vão poder se deslocar com segurança e conforto sem gastar muito. Entre as vantagens para os passageiros estão cupons de descontos e viagens grátis. Através do aplicativo, também será possível rastrear os veículos e saber a sua localização.

Os diretores da empresa estão convocando os proprietários de carros e de motos em Belo Jardim para fazerem seu cadastro no site www.levataxi.com.br. Esse é o primeiro passo para fazer parte dessa nova plataforma, que promete revolucionar o sistema de transporte na cidade.

Comments

comments

Continue Reading

Belo Jardim

19º Baile Municipal de Belo Jardim será neste sábado (23) As atrações da noite são Araketu, Samba Clube Retrô e Orquestra de Frevo Leões do Norte.

Published

on

“Revivendo os Antigos Carnavais”, Belo Jardim no Agreste de Pernambuco se prepara para reviver toda a alegria e descontração da festa mais Brasileira, o carnaval, e como de costume, os festejos terão como grande ponto alto o Baile Municipal.

As atrações da noite são Araketu Samba Clube Retrô e Orquestra de Frevo Leões do Norte.

Com o tema: Revivendo os Antigos Carnavais, os organizadores acreditam que o 19° Baile Municipal, será o maior e melhor baile de todos os tempos. Venha você e todo sua família viver toda a alegria do mais tradicional Baile Municipal da região!

O baile está previsto para iniciar às 22h e encerrar às 5h do domingo (24), na Companhia do Lazer, localizada no quilômetro 3 da PE-180. Senhas individuais, além de mesas e camarotes estão à venda na cidade. Evento ocorre na noite do sábado (23/2)

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (81) 9 9514-6056 ou 9 9255-6725.

Realização: Prefeitura municipal através da Secretaria de Cultura, Esporte, Eventos e Turismo.

Comments

comments

Continue Reading

Belo Jardim

Igreja Assembleia de Deus realiza o 5º Encontro de Mulheres em Belo Jardim Começa nesta quinta (21) às 18h30 na quadra do Colégio Agrícola (IFPE). Entrada Gratuita

Published

on

Entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2019, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, realiza o 5º Encontro de Mulheres, Jubileu de Madeira (na quadra do Colégio Agrícola (IFPE), situado na Avenida Sebastião Rodrigues da Costa, s/n, bairro São Pedro, Belo Jardim, PE.

Com o Tema: Mulheres Crista vivendo uma vida de milagres (1º Reis 17. 8-24).

O evento vai contar com a participação especial da Cantora Eliã Oliveira e Salete Silva. Você é o nosso convidado para esse momento de comunhão, Deus tem uma palavra para você. Ore, divulgue e participe.

Serviço

5° Encontro de Mulheres
Data >> De 21 a 23 de fevereiro
Local >> Quadra do IFPE
Horário >> 18h30
Entrada Gratuita

Realização: Igreja Assembleia de Deus

Direção: Pr. Local: Hélio Ribeiro

Pr. Presidente: Ailton José Alves

Comments

comments

Continue Reading

Trending

Copyright © 2019 Jrardim do Agreste