Connect with us
http://jardimdoagreste.com.br/wp-content/uploads/2018/07/728x140.png

AgroNegócios

Começa a 3ª Feira de Avicultura do Nordeste em São Bento do Una A feira é uma das principais atrações da 21ª Corrida da Galinha

Published

on

Na tarde dessa quinta-feira (02) foi aberta oficialmente a 3ª Feira de Avicultura do Nordeste que acontece dentro da programação da 21ª Corrida da Galinha em São Bento do Una Agreste de Pernambuco.

O município hoje é o 4º maior produtor de ovos do Brasil, tendo uma produção diária de 10 milhões de ovos, é também o maior produtor de aves do nordeste.

No local da Feira foi montado um auditório que faz homenagem a um dos primeiros empreendedor do setor avícola no município. O Sr. Joaquim da Silva Costa. Propondo várias palestras com estudiosos da agricultura, avicultura, saúde animal e fiscalização agropecuária para movimentar a produção do segmento no Nordeste.

A estrutura montada no parque de exposições Eládio Porfírio de Macedo, conta com 70 stands além de espaço para lanchonetes.

Abertura da III Feira da Avicultura do Nordeste em São Bento Do Una, Pernambuco, Brazil

Publicado por Blog Jardim do Agreste em Sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Abertura do Evento aconteceu no inicio da tarde desta quinta e contou com a presença de autoridades e representantes e empreendedores.  Na abertura do Auditório, Coquetel com música instrumental  ao Vivo e no Palco cultural show com a Banda Sela de Aço (Forro Pé de serra). A noite houve as Palestras:
Superação “Nenhum Problema Resiste a uma abordagem Sistemática Sr.  Heitor  Villela  Administrador de Empresas da Paraibuna e EPM- Parapolpa, Reflorestamento e Shopping. Administrador de Empresas pela FGV da terceira turma em São Paulo em 1960.

E  “Impactos e Estratégias de controle da Bronquite Infeciosa no Brasil”; Palestrante com Dr. Jorge Chacón Médico Veterinário graduado pela Universidade de San Marcos,Peru

Débora Almeida, prefeita de São Bento do Una, fez abertura oficial da Feira. Segundo ela, trata-se de um evento que envolve tudo que há de melhor na cidade. Ela destaca a tradicional Corrida da Galinha como importante geradora de mídia espontânea, que abre portas para exaltar a importância da avicultura para a economia.
Fez questão de destacar as condições adversas em que trabalham os produtores da região, o que torna seu trabalho ainda mais valioso.
Como conquistas importantes ela destacou o fato de a Feira ter quadruplicado de tamanho desde que surgiu, hoje levando o nome de São Bento do Una para concorrer ao Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae.

A feira faz parte da programação da 21ª Corrida da Galinha, que vai acontecer entre os dias 1º a 5 de agosto. Além da corrida, uma paródia da Fórmula 1, o evento conta com polos de artesanato, gastronomia, atividades culturais e shows. Entre as atrações estão Xand Avião, Gabriel Diniz e Banda Asas da América.

Também nesta tarde aconteceu o segundo dia “No Ninho do Conhecimento e da Cidadania”

E aproveitando essa tradição cultural, a Prefeitura de São Bento do Una uniu a diversão ao aprendizado e envolveu cerca de 2400 estudantes da Rede Municipal de Ensino. Nos dias 01 e 02 de agosto, sempre a partir das 13h, os alunos matriculados nas escolas públicas municipais estarão no Galinhódromo participando das seguintes competições:

  • “Galinha Fantasiada com Material Reciclável” (8 a 16 anos)
  • “Corrida de Galinhas” (8 a 10 anos)
  • “Canto do Galo” (8 a 16 anos)
  • “Segura nos Trinta” (11 a 16 anos).

A Feira de Avicultura do Nordeste segue até amanhã sábado dia (04)

Confira a programação:

Das 14:00 às 16:00 Palestras Comerciais
Temas:

  • Experiências de campo com uso de vacinas cepa BR para controle da Bronquite Infecciosa.
  • Impactos das condenações sanitárias no Frigorifico.

Palestrantes:

  • Tharley Carvalho – Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, trabalhou na empresa de produção de frangos de corte e Incubatório do Mato Grosso e Minas Gerais, cursando MBA marketing na -FGV, atualmente gerente de Marketing da Ceva.
  • José Mauricio França- Doutorado, Engenharia de Produção pela UFSC; MBA em gestão Indústrial FAE Business School; Mestrado em Tecnologia de Alimentos – UFRP; Médico Veterinário especialista emicrobiologia de alimentos; atualmente Professor da Universidade Tuiuti,

16:30  Atração Cultura – Forro Pé de serra
19:00 Abertura da Palestra tema:  Desafios –  Débora Almeida- Procuradora Federal na empresa AGU Advocacia Geral da União, Graduada em Direito- UNICAP, MBA em Gestão Empresarial –FGV, atualmente Prefeita do Município de São Bento do Una.

      19:30 às 21:30  Palestra tema: Biosseguridade, Izabella Hetgot  Formada em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2005

  • Especialização em Defesa Sanitária Animal pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Mestranda em Ciência Animal, com ênfase em Medicina Veterinária preventiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Fiscal Agropecuária do Instituto Mineiro de Agropecuária ( IMA) desde 2008
  • Responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola do Estado de Minas Gerais  desde 2011

 

Corrida da Galinha acontece em uma pista de circuito fechado, chamada de Galinhódromo, com uma arena de capacidade para 5 mil pessoas. Como uma espécie de paródia da Fórmula 1, o circuito tem 85 metros de extensão e sua estrutura conta com o “Pinto stop”, um locutor chamado “Galão Bueno” e os comentários de “RegiGalo Leme“.

No dia 3/8, os treinos livres acontecem das 8h às 11h e das 14h às 16h; no dia 4/8, nos mesmos horários, acontecem os treinos oficiais; e o último treino classificatório acontece no dia 5/8, das 8h às 11h. E no inicio da tarde a partir da 13h brincadeiras e competições e a CORRIDA, Os três primeiros colocados são premiados.

Shows da 21° Festa da Corrida da Galinha começam nesta sexta (03) em São Bento do Una. Transmissão (AO VIVO), A partir das 22h.

Curtam as páginas para receber as notificações dos SHOWS.

Agres TV , Blog Jardim do Agreste e Bucano Web Rádio de Caruaru

 

Mais Fotos na Pagina: https://www.facebook.com/Blog-Jardim-do-Agreste-495676443829419/

https://www.facebook.com/media/set/?set=ms.c.eJxFk9uRxTAIQzvawbzpv7GdiGv594xAskj0mLeYhGmIVPzpD~%3BjMyXK94ExGm43~%3BQIiZ~_nQVFYURnQvMMNJygQpcksAKikqCxI5DhSuAOAFccujijR3J6DFw0UOgO8IdaQBtfEt~_O1T4lsxVMEcpXJxLK~_Eir4~%3BZPq4iDioMU4JVJBWK6KcZvRq22VdhihF~%3BAMHiFdRQzDRBLuBrRxZwZAqAz7fZTv126nKgqAdQkLEgl8GIERxZkASOTnkoP~%3Bs4vUld9y56k7qt7cuhewYVKgJLizt8R4wjDpd4fYjtl2xU2I4wesiOMPqeIXgGj~_30JU1BjuDSxFuin2KT8nJeZ4ESrMKo6M2RN8f3q3yKQ5e2VTyAH0iV0WddlC6zZzjzD8k6yr4~-.bps.a.2134802946583419.1073742022.495676443829419&type=1

Comments

comments

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AgroNegócios

Projeto do governo de PE prevê a inserção de 50 novas queijarias no Agreste Meridional Um dos objetivos é fortalecer a cadeia produtiva de leite da região do Agreste Meridional, retirando pequenos produtores da informalidade

Published

on

O Agreste Meridional, formado por 29 municípios, tem na pecuária leiteira sua principal base econômica. É a região conhecida como Bacia Leiteira do Estado, responsável por mais de 70% da produção total de leite em Pernambuco. Para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva e retirar os pequenos produtores da informalidade, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio de suas vinculadas Adagro e IPA, vai realizar um projeto em parceria com o Sebrae, ITEP e UFRPE/UAG para inserção de 50 novas queijarias no mercado pernambucano.

O projeto “Adequação das Pequenas Queijarias do Agreste Meridional” tem por objetivo promover a melhoria da gestão, adesão efetiva a novas tecnologias e o acesso a mercados através da adequação do processo produtivo às exigências legais para elevar a competitividade dos produtores de leite atendidos pelo projeto.

O lançamento das 50 queijarias no mercado pernambucano vai proporcionar o fortalecimento da cadeia produtiva e de valor do leite. O Sebrae irá prestar consultoria de adequação das pequenas empresas. O valor total do projeto, que tem prazo de vigência de fevereiro a dezembro de 2019, é de R$ 457 mil, e prevê uma contrapartida do Estado, que será discutida.

Segundo mapeamento da Adagro, Itep, IPA e UFRPE-UAG, atualmente mais de 50 produtores de queijo coalho trabalham na informalidade nas feiras livres da região ou na Região Metropolitana do Recife, correndo risco de terem seus produtos apreendidos. Em 2018, foram 15,3 toneladas de queijo coalho apreendidos no Estado, pela falta de registro e pelo transporte inadequado. Atualmente são 41 queijarias registradas na Adagro, além de 38 com licença de comercialização.

“O projeto terá um impacto bastante positivo, tanto do ponto de vista econômico quanto social, a partir da legalização desses pequenos produtores, garantindo a segurança alimentar da população, estimulando o surgimento de novos empreendimentos rurais do setor e gerando renda para o pequeno produtor”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto.

Estiveram presentes à reunião, pelo Sebrae, a diretora técnica Roberta Correia; a gerente da Unidade Agreste Meridional (UAM), Gerlane Melo; o gestor do Leite da UAM, Jefferson Fernandes; e a gestora do Agronegócio da UAM, Kedima Azevedo; o diretor presidente da Adagro, Paulo Roberto de Andrade Lima; o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco (Sinproleite), Saulo Malta; e o produtor de leite de vaca e queijo de coalho da marca Leite Nobre, Romildo Albuquerque Bezerra.

Blog Capoeiras

Comments

comments

Continue Reading

AgroNegócios

Secretário de Desenvolvimento Agrário discute alternativas para a bacia leiteira no Agreste Meridional Após a visita a Águas Belas, a agenda do secretário incluiu uma visita à Feira do Leite de São Pedro do Cordeiro, no município de Pedra

Published

on

Obras hídricas e a compra de leite em pó pelas indústrias de laticínios foram as principais queixas ouvidas pelo secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, durante visita ao Agreste Meridional, realizada no último sábado. Em encontro com os produtores da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Vale do Ipanema (Coopanema), no assentamento Cristo Rei, em Águas Belas, Dilson recebeu um pedido de apoio para a viabilização da Usina de Leite da cooperativa, em construção, a instalação de dessalinizadores no município e apoio técnico para os produtores.

“Estamos em negociação com o Governo Federal para a liberação de R$ 30 milhões do Programa Água Doce, que prevê a aquisição de 170 dessalinizadores, dos quais 29 serão instalados em Águas Belas”, destacou o secretário. Sobre a usina, Dilson ressaltou a importância da fábrica para agregar valor à produção, que permitirá aos produtores deixar de vender lei in natura e passar a comercializar produtos processados. A Usina de Leite da Coopanema terá capacidade para beneficiar 10 mil litros de leite por dia, produzindo queijos, iogurtes e bebidas lácteas.

Ainda em Águas Belas, a programação incluiu visitas aos produtores Leandro Rodrigues da Rocha, assistido pela Coopanema, e José Cocermino de Freitas, fornecedor de um grande laticínio. Apesar de terem perfis e volumes de produção distintos, Leandro e José relataram as mesmas dificuldades enfrentadas com a seca: a concorrência desleal com o leite em pó e a conseqüente queda do preço do leite in natura. “O agricultor precisa ser assistido nesse momento difícil para que ele consiga reduzir os custos e agregar valor à produção. A principal missão que recebemos do governador Paulo Câmara foi dinamizar a agricultura familiar, a partir do apoio técnico e investimentos para melhorar a infraestrutura para os pequenos produtores”, enfatizou Dilson Peixoto.

FEIRA DO LEITE – Após a visita a Águas Belas, a agenda do secretário incluiu uma visita à Feira do Leite de São Pedro do Cordeiro, no município de Pedra, quando pode conversar um pouco mais com os produtores da região. A programação foi acompanhada pelos prefeitos de Águas Belas, José Aroldo; e de Pedra, Osório Filho; além do deputado estadual Claudiano Filho e do presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco (Sinproleite), Saulo Malta.

Comments

comments

Continue Reading

AgroNegócios

Produtores de queijo do estado levam pauta do setor pra novo Secretário de Agricultura “Essas indústrias chegam aqui, ganham incentivos fiscais, mas não compram o leite do produtor local, substituindo-o pelo leite em pó no composto das suas bebidas”

Published

on

O deputado estadual Claudiano Filho reuniu, hoje (17), produtores de leite e queijo na Secretaria de Agricultura do Estado. Na pauta, um diagnóstico da maior crise pela qual estão passando, onde tem produtor vendendo 1L de leite por R$0,70. “Os produtores pediram um espaço para conversar com o novo secretário e levar os entraves do setor” disse Claudiano. Segundo o deputado, pediram maior empenho da parte do governo na fiscalização das indústrias de lácteos beneficiadas pelo Prodepe. “Essas indústrias chegam aqui, ganham incentivos fiscais, mas não compram o leite do produtor local, substituindo-o pelo leite em pó no composto das suas bebidas”, reclama Saulo Malta, presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco (Simproleite).

Apesar da crise, a categoria ainda está de pé graças a iniciativas de apoio como a aprovação pelo governo do Projeto de Lei do deputado Claudiano Filho que viabilizou a legalização das pequenas fábricas de queijo desburocratizando as normas e permitindo que elas entrassem no mercado. Outras iniciativas como a isenção de 100% do ICMS concedida pelo governador Paulo Câmara para o queijeiro que estiver com seu registro definitivo atualizado junto a Adagro e a assistência técnica desse órgão no processo de legalização das pequenas fábricas fizeram a diferença para a classe.

Estiveram presente na reunião com o secretário de agricultura, Dilson Peixoto, além do deputado, os presidentes da Adagro, Paulo Lima, o presidente da Associação dos Criadores de Pernambuco, Emanuel Rocha, o presidente do Simproleite, Saulo Malta e produtores de pelo menos doze municípios, entre eles Águas Belas, Itaíba, Pesqueira, Pedra e Venturosa.

Comments

comments

Continue Reading

Trending

Copyright © 2019 Jrardim do Agreste