Connect with us
http://jardimdoagreste.com.br/wp-content/uploads/2018/07/728x140.png

Festas e Eventos

IPA E SECULT PROMOVERÃO EVENTO GASTRONÔMICO COM PLANTAS NATIVAS O chefe Timóteo Domingos, da ONG Gastrotinga, que já desenvolveu mil pratos à base de plantas do Nordeste, será um dos palestrantes do evento Comer Caatinga é Panc - Plantas Alimentícias Não Convencionais

Published

on

A rede nacional de pesquisadores (Ecolume) que defende plantar água, comer plantas nativas da Caatinga e irrigá-las com o sol, liderada pela climatologista Francis Lacerda, do Laboratório de Mudanças Climáticas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), acaba de firmar parceria com Ana Frazão, gestora do setor de Gastronomia da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE). Juntas, após o 2º turno das eleições, realizarão o 1º evento pedagógico sobre cardápios com plantas da região. Na programação, serão destacadas as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). O chef nordestino Timóteo Domingos, da ONG Gastrotinga, será um dos palestrantes parceiros. Ele desenvolveu mil receitas com técnicas onde insere a vegetação do Bioma Caatinga na alimentação humana.

“No âmbito da gastronomia e culinária, os modos de viver, produzir e comer, da forma mais simples à mais sofisticada, constitui aspectos culturalmente relevantes e da identidade cultural de diferentes grupos sociais. Nesse ambiente, facilitando e aprimorando o diálogo entre a natureza, cultura e a ciência, será possível conjugar o desenvolvimento sustentável, tradições e inovação, gerando novos desafios para ‘pensar o alimento’, com envolvimento das diversas cadeias de produção”, frisa Ana. Dos mil pratos do chef Timóteo, a base de grande parte usa cactos, fruto do mandacaru, umbu, mororó, Ouricuri e outras plantas do Sertão. Alguns deles serão demonstrados no evento Comida no Prato é Panc.

“O evento, apoiado pelo IPA, Secult-PE e CNPq, objetiva ainda destacar a convivência harmoniosa entre o homem e a natureza através das potencialidades alimentares e nutricionais das plantas da Caatinga, atualmente subutilizadas, estimulando novos pratos e paladares”, realça Francis. A partir da promoção de uma cultura alimentar orgânica e com elevado valor nutricional, a intenção das entidades envolvidas é a de promover uma reflexão social sobre os benefícios da proteção ambiental do bioma nativo, reconhecendo as potencialidades da vegetação nativa.

O replantio dessa vegetação é um dos objetos dos trabalhos da Ecolume. A segurança alimentar, no semiárido do NE, dentro do contexto das mudanças do clima – onde a tendência é a elevação da temperatura e o aumento dos eventos de secas extremas – cujos efeitos sobre o cultivo de plantas convencionais são cada vez mais de alto risco. O projeto Ecolume está montando, inclusive, o primeiro sistema agrovoltaico da América do Sul, para produção de alimentos, no Sertão pernambucano, em parceria com a escola Serta de Agroecologia. Além da produção de vegetais tradicionais através deste sistema em implantação, a unidade também produzirá proteína animal (criação de peixe e galinha) e iniciará o plantio das Pancs.

“Em tempos de mudanças climáticas, o replantio da vegetação nativa para fins alimentar, já adaptada ao calor e à alta variabilidade da chuva, é vital para a sobrevivência da espécie humana. E, como a alimentação é imprescindível e faz parte do cotidiano das pessoas, da cultura, o cardápio de qualidade passa pela utilização das pancs. Assim sendo, é urgente cultiva-las e estimularmos o seu consumo”, diz Francis. Este é o objetivo central do evento gastronômico-pedagógico do IPA e Secult, que contará com palestras, oficinas e feira de comida com Pancs.

Mudas de umbu

Comments

comments

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Eventos

Pré-carnaval 2019 abre alas com o Bloco dos Papangus Feminino em Tacaimbó Domingo (24) a partir das 16h, em frente ao Clube Delmiro Gouveia.

Published

on

Neste próximo domingo, 24, não perca! Pré-carnaval com o Bloco dos Papangus Feminino dá as boas-vindas aos foliões de Tacaimbó no Agreste de Pernambuco a partir das 16h, em frente ao Clube Delmiro Gouveia.

Comments

comments

Continue Reading

Capoeiras

17ª Missa e Desfile dos Vaqueiros será domingo (24) em Capoeiras – PE Acolhida e Benção aos vaqueiros; toadeiros; desfile pelas ruas da cidade; provas e shows musicais com a dupla Eduardo & Jaine, e Vanderlei Aboiador.

Published

on

Tradição, respeito e amor a cultura nordestina
No próximo domingo, 24/02/2019, acontece na cidade de Capoeiras, no Agreste de Pernambuco, a 17ª MISSA E DESFILE DOS VAQUEIROS. Cavaleiros e amazonas de Capoeiras e de municípios da região prestigiarão o evento que acontecerá na Feira Parque Manoel Reino da Silva, a partir das 09h; a entrada é franca. A organização é do radialista Ernandes Oliveira; e este ano homenageará os vaqueiros Napoleão Ferreira de Melo (Major) e Neto Almeida.
A programação terá inicio às 09h, com a acolhida aos vaqueiros; às 10h, Benção aos vaqueiros pelo pároco Monsenhor José Augusto e apresentações de toadeiros; ao meio dia, desfile pelas ruas da cidade; às 14h, provas para os vaqueiros e apresentação de toadeiros; e encerrando o evento a partir das 17h, shows musicais com a dupla Eduardo & Jaine, e com Vanderlei Aboiador.
Blog Capoeiras

Comments

comments

Continue Reading

Cachoeirinha

1º Cachoeirinha Moto Fest acontece neste domino (24) Começa às 8:30 da manha. Apresentações de manobras radicais, Campeonato e paredão de som. O evento também será em prol da garotinha Anna Laura, onde toda renda financeira de rifas e doações será destinada a ela.

Published

on

Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco, estará vivendo neste domingo (24) a 1ª edição do Moto Fest, evento direcionado para amantes de motos.

O evento será realizado no centro da cidade, a partir das 08h:30min com encerramento previsto para a 17h:30min. Durante o dia terá apresentações de manobras radicais, Campeonato, encontro e paredão de som tocando durante todo o evento.

O evento conta com estrutura de arquibancada, grade de proteção, barracas de alimentação. Segundo Vitor Motos, um dos organizadores o evento é para todos os públicos e será também em prol da garotinha Anna Laura, onde toda renda financeira de rifas e doações será destinada a ela.

O evento será aberto, apenas os organizadores pede a doação de um quilo de alimento de forma voluntaria que será entregue a famílias da cidade.

 

No local também poderá ser conferido exposição de motos e venda de artigos voltados para motociclistas.

Comments

comments

Continue Reading

Trending

Copyright © 2019 Jrardim do Agreste