Home > Cidades > Belo Jardim > PROJETO DO IFPE BELO JARDIM SERÁ APRESENTADO NO MAIOR EVENTO NACIONAL DE REALIDADE VIRTUAL

PROJETO DO IFPE BELO JARDIM SERÁ APRESENTADO NO MAIOR EVENTO NACIONAL DE REALIDADE VIRTUAL Projeto de extensão utiliza a realidade virtual para ajudar na popularização da poesia

O projeto de extensão do IFPE Campus Belo Jardim intitulado “Realidade Virtual como Facilitadora do Letramento Literário: Aplicação para Popularização da Poesia”, que é financiado pelo programa institucional de bolsas de extensão PIBEX, teve uma demonstração aprovada para apresentação no maior evento de realidade virtual do Brasil. A apresentação acontecerá no 20o Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), que atrai pesquisadores, profissionais e estudantes do mundo inteiro para discutir os avanços científicos das áreas de realidade virtual e realidade aumentada.

O projeto de extensão é desenvolvido pelos estudantes do curso técnico em Informática Alysson Silva e Maria Letícia Oliveira, sob orientação dos professores Francisco Simões, da área de informática, e Ana Carolina Almeida, que ensina língua portuguesa.

A ideia do projeto surgiu de uma parceria entre os professores que, preocupados com o crescente desinteresse da população pelo texto poético, viram na realidade virtual uma ferramenta com potencial para aumentar o interesse pela poesia, através de artifícios como a associação de imagens e sons ao texto poético, ampliando assim as sensações provocadas pelo texto.

Com o objetivo de popularizar a poesia local nos próximos anos, o projeto produz a ambientação de alguns textos de poetas de Belo Jardim com paisagens da região capturadas em 360 graus. O resultado destas produções serão apresentadas em escolas da cidade com o objetivo de avaliar o impacto entre os jovens, viabilizando assim a evolução do projeto.

O SVR 2018 acontecerá em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *