Connect with us
http://jardimdoagreste.com.br/wp-content/uploads/2018/07/728x140.png

Brejo da Madre de Deus

Cidade de Brejo da Madre de Deus é beneficiada com água do Rio São Francisco O ramal se conecta à Adutora do Agreste em Belo Jardim passando pelo distrito de Serra do Vento até o distrito de Barra de Farias em Brejo.

Publicado há

em

As obras do  Ramal do Brejo da Madre de Deus – uma  etapa da Adutora do Agreste – estão em ritmo acelerado para levar água do Rio São Francisco para o município, um importante polo turístico de Pernambuco, mundialmente conhecido pelo espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. O empreendimento é mais um projeto pensado pelo governador Paulo Câmara para fortalecer o desenvolvimento do interior, levando mais água para os municípios.  A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa está com três frentes de trabalho para dar agilidade à obra, que já está 50% concluída.

A força-tarefa é uma determinação do governador Paulo  Câmara para evitar que os moradores do município enfrentem novos períodos de escassez de água . “O Ramal de Brejo é a maior obra hídrica da história do município e mostra o quanto o governador tem investido para dar segurança hídrica aos municípios do Agreste que, historicamente, sofrem com a estiagem”, afirmou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Localizado na região do Agreste, a 195 km do Recife, o município conta com apenas uma fonte de abastecimento, a barragem de Santana, que tem capacidade de armazenamento de 570 mil  metros cúbicos de água  e está apenas com 22% de sua capacidade. Para livrar essa área do déficit histórico de água, a Compesa projetou o Ramal de Brejo da Madre de Deus que consiste na construção de uma adutora de 35   quilômetros de extensão que se conecta, em Belo Jardim, à Adutora do Agreste, para levar água do Rio São Francisco para Brejo da Madre de Deus.

A obra começou em julho  do ano passado e dos 35  quilômetros de adutora, já foram assentados  18 quilômetros. Uma das frentes de trabalho está localizada às margens da PE 145, entre o município de Brejo da Madre de Deus e do distrito de Barra de Farias; as outras duas se encontram entre os povoados de Serra dos Ventos (Belo Jardim) e Barra de Farias (Brejo da Madre de Deus).

Com investimento da ordem de R$ 34 milhões, a expectativa é que a obra termine em julho deste ano. “Já comunicamos esse prazo para o governador Paulo Câmara e para a Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha  Batista”, adianta o presidente Roberto Tavares. Além de Brejo, serão beneficiados os distritos de Barra de Farias e Fazenda Nova, ambos localizados em Brejo, e Itaúna (que fica em Caruaru, mas é vizinho de Fazenda Nova). No total, 30 mil pessoas serão beneficiadas com a água da transposição do Rio São Francisco que percorrerá cerca de 175 quilômetros até chegar à casa dos moradores dessas localidades. A captação ocorre na Barragem do Moxotó, situada no distrito de Rio da Barra, em Sertânia, e de lá segue pela Adutora do Moxotó até Arcoverde, onde se conecta à Adutora do Agreste até se interligar ao ramal de Brejo, no distrito de Serra dos Ventos, que fica na divisa entre Belo Jardim e Brejo da Madre de Deus.

Comments

comments

Click no comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brejo da Madre de Deus

O terror continua no Brejo: Supermercado é assaltado ao lado do posto de combustível no centro

Publicado há

em

Mais um assalto registro na manhã desta sábado dia (17), na cidade do Brejo da Madre de Deus, Agreste do Estado.

Desta vez o assalto aconteceu por volta das 10h no supermercado Atacado Extra, que fica localizado ao lado do posto de combustíveis, na entrada da Balança, no centro da cidade.

Os elementos chegaram ao local  a pé e de cara limpa, um deles armado e levaram todo o dinheiro do caixa do estabelecimento.

Os elementos fugiram sentido ignorado. O Polícia Militar foi acionada e está em diligências para tentar capturar os elementos.

Divulga Brejo

Comments

comments

Continue Lendo

Brejo da Madre de Deus

Loja de tintas sofre tentativa de assalto no Trevo, na entrada do Brejo

Publicado há

em

Elementos tentam roubar uma loja de tintas, que também vende material de construção no Trevo, na entrada da cidade do Brejo da Madre de Deus, Agreste do Estado.

Segundo informações, dois elementos chegaram no local logo quando a proprietária abriu e anunciaram o assalto. Eles estavam também de cara limpa. Na abordagem, a proprietária informou que não tenha dinheiro, pois havia acabado de abrir a loja, foi então que os elementos foram embora sem levar nada.

Ainda segundo informações, os elementos fugiram a pé sentido Rua da Antena também no Trevo. Não se sabe se são os mesmos elementos que roubaram mercadinho pouco antes.

Divulga Brejo

Comments

comments

Continue Lendo

Brejo da Madre de Deus

Casas são arrombadas na madrugada deste sábado no bairro do Boa Esperança no Brejo

Publicado há

em

Aproximadamente 5 casas foram arrombadas na madrugada deste sábado dia (17), no bairro do Boa Esperança, na cidade do Brejo da Madre de Deus, Agreste do Estado.

Informações extra-oficiais colhidas pela equipe do Blog Divulga Brejo, dão conta que quem cometeu os arrombamentos teria sido um homem e uma mulher que não foram identificados.

Objetos foram levados das casas e uma quantia em dinheiro da casa de uma senhora, identificada como Dona Olívia. Os donos dos imóveis invadidos deveram prestar queixa na Delegacia de Polícia Civil, agora pela manhã

Comments

comments

Continue Lendo

Blog Associado

Blog Associado

FEIRÃO TOP VEÍCULOS 10 ANOS

FEIRÃO TOP VEÍCULOS 10 ANOS

MAIS INFORMAÇÕES CLIK NA IMAGEM!

MAIS INFORMAÇÕES CLIK NA IMAGEM!

PARCEIROS

PARCEIROS

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Arquivos

Leia Também

Copyright © 2019 Jrardim do Agreste