Connect with us
http://jardimdoagreste.com.br/wp-content/uploads/2018/07/728x140.png

Notícias

Serra Talhada: um exemplo de desenvolvimento Confira o nosso especial sobre a cidade que mais cresce no Sertão pernambucano

Publicado há

em

Uma sesmaria que precisava ser povoada. Assim começou a cidade de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. As terras pertencentes ao Capitão Mor da esquadra portuguesa, Agostinho Nunes Magalhães, eram apenas um lote aos pés de uma serra partida ao meio, a qual o português nomeou “Fazenda de Serra Talhada”. No entanto, o local logo cresceu e prosperou.

Localizada estrategicamente como ponto de parada entre os estados da Paraíba, Ceará e Alagoas a fazenda rapidamente se transforma em vila. A Vila Bela, como era chamada, só volta a ser Serra Talhada anos depois. Maio é o mês de aniversário dessa gigante do interior.

De acordo com o historiador e escritor Paulo César Gomes, a cidade emancipou-se no dia 6 de maio. “Em 1851 ela vem se emancipar em relação a flores, deixando de ser fazenda de Serra Talhada e transformando-se em Vilva Bela. O nome só volta a ser Serra Talhada em 1938 através de um decreto do então interventor federal, que na época, correspondia ao governador do estado, Agamenom Magalhães”, explica. Agamenom Magalhães era descentende de Agostinho e devolveu à família a honra de fundar um dos tesouros do sertão.

Hoje, com 168 anos de formação, Serra Talhada é o reduto econômico da região e carrega os números de segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Sertão, quarto polo médico do estado, segundo maior centro educacional e a segunda cidade que mais cresce no Sertão.

Foto: Reprodução/TV Jornal Interior

O segredo para tanto crescimento está no investimento em tecnologia e capacitação. Ter um diploma é essencial para não ficar de fora das novidades proporcionadas pela economia ativa. Para isso, do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), trazem novas formas de aprimoramento profissional para os moradores da cidade e região. A cidade deve ganhar também uma unidade do Serviço Social do Comércio (SESC).

Serra Talhada ganhou o mundo com o cultivo de algodão, mas o que ninguém imaginava era que o clima seco do Sertão Pernambucano, conhecido por tornar a vida do agricultor difícil, oferece também oportunidades para o homem sertanejo. Em Serra Talhada, entre os roçados e lavouras, uma cultura virou opção: camarões.

Para o agricultor Familiar Neto Rocha, a qualidade do produto já impressiona. “A gente conseguiu realizar um sonho que foi criar camarão. Estamos começando e a gente se surpreendeu com a qualidade do camarão. Não foi nem nota 10, foi nota 11”, explica.

O desafio dos criadores é reaprender a aproveitar a terra e a água no novo terreno a ser explorado. No entanto, com a ajuda da secretaria de agricultura e recursos hidrícos de Serra Talhada, a orientação é viabilizada. A Prefeitura perfura o poço artesiano, realiza a escavação do tanque para a criação do camarão, compra a pós larva do crustáceo e entrega ao engenheiro realizar a assistência técnica. Tudo isso sem custo para os produtores.

No entanto, inovação não é tudo que a cidade de Serra Talhada tem a oferecer. O paraíso, situado a 413 km do Recife, também se preocupa com a saúde dos animais. O quarto polo de saúde de Pernambuco, traz o primeiro Hospital Municipal Veterinário do estado.

Com instalações funcionando desde 2015, o local trabalha com vigilância e atendimento veterinário totalmente de graça. Desde a implementação, já foram realizadas mais de 3.500 cirurgias e mais de 6 mil atendimentos ambulatoriais. Os pais de “pet” adoram.

Animais de rua também são atendidos no local. Segundo o veterinário e diretor do hospital, Jackson Teotônio, cuidar da saúde dos animais de rua é cuidar também da saúde da população em geral. “Várias doenças que acometem os animais, podem também acometer pessoas”, explica.

Tornando-se uma exceção na linha de desenvolvimento no interior do estado de Pernambuco, Serra Talhada não para de crescer. A cidade é um celeiro de crescimento no coração do Sertão.

Para o Prefeito da cidade, Serra Talhada rema contra a maré.Para o Prefeito da cidade, Serra Talhada rema contra a maré. Foto: Reprodução/TV Jornal Interior

De acordo com o Prefeito da cidade, Luciano Duque, Serra Talhada rema contra a maré. “A gente vive um momento muito bom em Serra Talhada, eu vejo Pernambuco no primeiro lugar em desemprego do país. O PIB previsto a cada dia que passa o governo anuncia uma redução e Serra Talhada está remando contra a maré. Atraimos empreendimentos importantes como o grupo Assai e Atacadão, vai se iniciar a construção do novo Senac e tem outros investimentos que vão se iniciar em Serra Talhada e tudo isso nos deu a margem de gerar mais de 600 empregos”, comenta. Ainda de acordo com o Prefeito da cidade, outros 1000 empregos poderão ser gerados.

Com tantas boas notícias, a esperança volta a ser um caminho que o Sertanejo trilha diariamente.

Confira na reportagem de Jailma Barbosa:

Comments

comments

Notícias

Game de F-1 traz Senna e Prost para geração que não viveu rivalidade O game buscará apresentar para as novas gerações de fãs do automobilismo aquela que é a apontada como a maior rivalidade da F-1

Publicado há

em

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Além de ter sua história contada em um novo filme, previsto para 2020, Ayrton Senna terá parte de sua trajetória na F-1 reproduzida no universo dos games. As disputas entre ele e o francês Alain Prost estarão em um dos modos do novo jogo oficial da categoria.

Com a inclusão dos dois ídolos, o game buscará apresentar para as novas gerações de fãs do automobilismo aquela que é a apontada como a maior rivalidade da F-1. Cada jogador poderá assumir o avatar de um dos dois pilotos e competir em corridas com réplicas de seus carros.

Será a primeira vez que o brasileiro e o francês terão suas batalhas reproduzidas no mundo virtual. Senna, porém, já protagonizou diversos games, entre eles uma série exclusiva nos anos 1990, o Senna’s Super Monaco GP.

Na F-1, Senna e Prost foram contemporâneos na categoria por nove anos, de 1984, ano da estreia do brasileiro, até 1993, quando o francês se aposentou das pistas.

Segundo a Pesquisa Game Brasil, de 2018, realizada por Sioux Group, Blend New Research, ESPM e Go Gamers, 35% dos brasileiros que jogam vídeo-game têm idade entre 25 e 34 anos, portanto, eram crianças ou nem sequer tinham nascido quando os dois pilotos duelavam.

O auge dos embates entre eles ocorreu a partir de 1989, o segundo e último ano da parceria que formaram pela McLaren. Naquele ano, Prost conquistou o título após o polêmico GP de Suzuka, no Japão.

Na ocasião, o francês liderava a prova, seguido de perto pelo brasileiro. Senna precisava vencer para adiar a decisão do campeonato para a última corrida.

Até a volta 46, a dupla travou um duelo quase perfeito. Mas, na volta seguinte, o brasileiro tentou ultrapassar o francês, que fechou a porta. Os dois se tocaram, saindo da pista.

Para Prost, foi o fim da corrida. Com a ajuda dos fiscais de prova, Senna voltou à pista, mas cortou a chicane, passando fora do traçado. Seu carro ainda estava avariado e ele teve de parar nos boxes.

Em uma de suas atuações mais memoráveis, Senna voltou à corrida e alcançou a liderança. No final, ele venceu, mas não levou, pois acabou desclassificado pelo corte na chicane. O título ficou com Prost.

No ano seguinte, veio o troco. Novamente no GP do Japão, desta vez o último do calendário. Agora, era o brasileiro quem liderava o campeonato, e o francês que precisava vencer.

Com sua McLaren MP4/5B, Senna largou na pole. Prost vinha em segundo, com sua Ferraria F1-90. Esses carros, aliás, são os dois modelos que serão reproduzidos no novo game. A tão esperada revanche durou menos de uma volta.

Cerca de 700 metros após a largada, o brasileiro bateu no francês, os dois saíram da pista e deram adeus à corrida. Sem mudanças na classificação, Senna conquistou o título.

“Eu perdi o campeonato na largada. Eu sabia que foi de propósito, mas ouvir aquilo [reconhecimento do Senna] foi muito difícil para mim”, contou Prost, anos depois do ocorrido.

A rivalidade entre eles só aumentou nos anos seguintes, isso até 1993, quando o francês conquistou o seu quarto título, após vencer o GP da Austrália. Prost se aposentaria no final daquele ano e, no pódio, ele foi reverenciado por Senna, o vice-campeão, num gesto que deixava os ressentimentos no passado.

Sem as disputas, os dois ídolos passaram a cultivar uma amizade. Conversavam muito, geralmente por telefone. No dia do fatídico GP de San Marino, em 1994, Prost foi convidado por uma rádio francesa para comentar a corrida e, antes da largada, Senna entrou ao vivo para dar um recado ao amigo.

“Um alô especial para o nosso querido amigo, Alain. Nós sentimos sua falta”, disse o brasileiro.

Antes do final daquela corrida, quem deixaria saudades seria o próprio Senna, que morreu após sofrer grave acidente.

No mês passado, na semana em que a morte de Ayrton Senna completou 25 anos, Prost descreveu o que o brasileiro significou em sua vida.

“Não há um momento sequer em que, se alguém fala em Prost, não mencione Senna, e vice-versa. Não apenas minha carreira, mas também minha vida está ligada a ele. Vivo com ele há uns 30 anos”, disse, à agência AFP.

O novo jogo F-1 será lançado em 28 de junho, para Xbox One e Play Station 4. O modo com a presença dos dois ídolos estará na versão Legends Edition, ainda sem preço no Brasil.

Comments

comments

Continue Lendo

Notícias

Barragens construídas pela prefeitura estão cheias e servindo a população

Publicado há

em

As chuvas que caíram no município de Jupi nos últimos meses, já deixaram 15 Barragens construídas pela prefeitura cheias, algumas transbordando de tanta água, e, já trazem benefício para a população rural.

‘ É água para muito tempo ‘ – As Barragens são de porte médio e cada uma tem capacidade de atender aproximadamente 80 famílias com água de gasto.

“ É um momento especial para a comunidade rural. Um dos principais objetivos do governo municipal foi alcançado: aumentar a reserva de água no município” afirmou o prefeito Marcos Patriota.

Para o diretor de recursos hídricos Fábio da Raposa. “ É a maior e melhor estruturação hídrica da história de Jupi, obrigado prefeito Marcos Patriota governo juntos para melhorar, por cuidar tão bem de nossa população, também agradeço a todas as associações rurais pela parceria e funcionários da secretaria municipal de agricultura que sempre esteve comigo de mãos dadas nessa luta”. Foram mais de 20 poços artesianos e 15 Barragens de médio porte espalhados nos quatro cantos do município, finalizou o diretor.

A Prefeitura de Jupi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com programa Água para todos , Governo do Estado e Diretoria de recursos hídricos do município de Jupi, realiza constantemente ações para minimizar os efeitos da estiagem. Como construção e limpeza de Barragens e perfuração de poços artesianos, são apenas algumas das iniciativas que beneficiam os moradores da zona rural do município.

(Com informações de Guilherme JG, da Assessoria de Comunicação)

Agreste Violento

Comments

comments

Continue Lendo

Notícias

Mãe de bebê que morreu espancada é presa Bebê de 5 meses morreu na última sexta-feira após ser espancada. O pai já havia sido preso

Publicado há

em

A mãe dabebê de 5 meses, que morreu após ser espancada, foi presa nesta terça-feira (21) em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Polícia Civil, Silvânia Maria Viana Sales é suspeita de agredir a própria filha, Débora Maria Sales da Silva.

A mãe da menina foi levada para a Delegacia de São Lourenço da Mata, após um mandado de prisão ser expedido nesta tarde. Em seguida, ela foi encaminhada para a Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, no Recife.

O pai Augusto Silva da Cruz, de 23  anos, já havia sido preso, na sexta-feira (17), e encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima,  também no Grande Recife. Segundo a polícia, além de assumir que batia na filha, ele disse que Silvânia também batia. A Delegacia de São Lourenço da Mata está com a investigação.

Outras denúncias

Em 2017, o Conselho Tutelar de Olinda e de Paulista receberam denúncias de que outras duas filhas da mulher sofriam maus tratos.

O crime

A pequena Débora Maria Sales da Silva deu entrada no Hospital Petronila Campos, em São lourenço da Mata, na última sexta-feira (17). Ela estava desacordada e com vários hematomas. A menina teria sido espancada dois dias antes, pelo pai que não aceitava ter tido uma menina ao invés de um menino.

Augusto Silva da Cruz, de 23  anos foi preso e encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. Débora chegou a ser socorrida para o Hospital da Restauração, no Recife, mas não resistiu.

A casa onde a mãe da bebê morava foi destruída por moradores, que atearam fogo no imóvel. O corpo de Débora Maria Sales da Silva foi enterrado aconteceu no cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife, sob forte comoção. Apenas a mãe e alguns familiares do pai estavam presentes.

TV Jornal

Comments

comments

Continue Lendo

Leia Também

Copyright © 2019 Jrardim do Agreste