Connect with us
http://jardimdoagreste.com.br/wp-content/uploads/2018/07/728x140.png

Belo Jardim

Paulo Câmara entrega certificados de qualificação  a 98 trabalhadores em Belo Jardim Parceria entre Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, as Baterias Moura e o SENAI  capacitou profissionais para atuar como operadores de processos de produção

Publicado há

em

BELO JARDIM – Mais qualificação profissional para os pernambucanos. Durante passagem pelo município de Belo Jardim, no Agreste Central, nesta sexta-feira (17), o governador Paulo Câmara entregou certificados de conclusão de curso a 98 trabalhadores, formados por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), a fábrica de baterias Moura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Os alunos foram qualificados dentro do Programa “Novos Talentos” e, agora, estão preparados para trabalhar como operadores de processos de produção.

Durante a solenidade, na Unidade da Serra da fábrica Moura – localizada no Complexo Industrial da Serra do Gavião, Paulo Câmara parabenizou os concluintes e falou sobre a importância do programa. “As parcerias são fundamentais. Por isso é que a gente se junta com o Sistema S para qualificar as pessoas. Porque o que vai fazer a diferença no futuro é a qualificação, a educação, a capacidade dos nossos jovens de terem oportunidades no futuro. E é isso que a gente busca no programa Novos Talentos: dar a porta de entrada para que esses jovens sejam inseridos no mercado de trabalho em Pernambuco, com trabalhos de qualidade”, afirmou o governador.

E as oportunidades já começaram a aparecer. O concluinte Geraldo Junior, de 24 anos, após o curso, vem enfrentando um desafio e tanto: está há 16 dias como contratado na Moura, e sua vida já está mudando. “Está tendo uma mudança no meu lar e está sendo um momento especial tanto para mim como para aquelas pessoas que convivem ao meu redor”, disse, emocionado. E completou: “então, eu só tenho a agradecer ao Governo, à parceria com o Senai e também ao pessoal do Grupo Moura, que está me dando a chance de participar dessa empresa e desenvolver todas aquelas atividades que eu aprendi no curso para colocar em prática”.

Os alunos participaram de módulos teóricos e práticos promovidos pelo SENAI, atingindo a média geral de 8,5. O curso teve a carga horária de 300 horas. Os escolhidos para participar do treinamento enfrentaram um processo seletivo com mais de 500 candidatos. Essa nova fase do curso teve um investimento da Seteq de mais de R$ 58 mil. O convênio firmado com a Baterias Moura já havia certificado 79 alunos em 2017 e a expectativa é de abrir mais 100 vagas no segundo semestre de 2019.

“A gente sente uma alegria muito grande de ver esse processo de crescimento profissional dos trabalhadores pernambucanos, de ver que eles têm mais oportunidades de garantir um espaço no mercado de trabalho a partir da qualificação e do aprendizado. O governador Paulo Câmara tem trabalhado dia e noite para gerar empregos e tem estimulado sua equipe a fazer o mesmo para enfrentar os desafios deste tempo, que são muitos”, disse o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, que marcou presença na solenidade.

Participaram do encontro também os coexecutivos do Grupo Moura, Sérgio Moura e Paulo Sales, e o membro do Conselho de Administração da empresa, Pedro Ivo; o deputado estadual Sivaldo Albino; o diretor regional do SENAI, Nilo Simões; os secretários Bruno Schwambach (Desenvolvimento Econômico) e Aluísio Lessa (Ciência, Tecnologia e Inovação); o prefeito de Tacaimbó, Álvaro Marques, e o ex-prefeito de Belo Jardim João Mendonça, entre outras autoridades da região.

Fotos: Heudes Regis/SEI

Comments

comments

Click no comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Belo Jardim

Assaltantes agem na BR-232 em Belo Jardim e roubam carro

Publicado há

em

Um veículo Celta, na cor preta, foi tomado de assalto na noite de terça-feira (21/5) no município de Belo Jardim/PE. O roubo aconteceu nas proximidades do trevo de acesso ao município de São Bento do Una/PE.

Dois elementos utilizando uma motocicleta, se aproximaram do carro da vítima, o garupa estava armado e anunciou o assalto. Rendido, o proprietário do veículo de placa KGK 5600, teve que entregar seu automóvel aos bandidos, segundo à vítima.

De posse do carro, os criminosos desapareceram. De mão atadas, o homem procurou uma delegacia de polícia e relatou o caso, mas o veículo, assim como os ladrões não foram localizados.

Agreste Violento

Comments

comments

Continue Lendo

Belo Jardim

FormaSUS-PE oferta novas 114 bolsas integrais  para estudantes da rede pública O programa teve seu edital lançado nesta quarta-feira, pelo governador Paulo Câmara, com vagas para cursos superiores  na área de saúde, incluindo medicina, em instituições privadas de ensino. AEB Belo Jardim foi contemplada..

Publicado há

em

Mais oportunidades de formação profissional para jovens pernambucanos da rede pública. É o que garante o Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS-PE) 2019. A partir de amanhã (23.05), serão ofertadas  114 novas bolsas integrais de estudo em dez cursos de graduação em saúde de 15 instituições privadas de ensino. O edital do processo seletivo, lançado pelo governador Paulo Câmara nesta quarta-feira (22.05), é destinado a estudantes da rede pública de ensino do Estado ou bolsistas integrais da rede particular. Ao todo, o Governo de Pernambuco vai investir R$ 7,5 milhões. As inscrições seguem até 12 de junho pelo site: formasus.pe.gov.br, e o resultado final será divulgado no dia 10 de julho.

 

“O FormaSUS é um programa importante porque oportuniza ao jovem que estudou na escola pública, ou foi bolsista na rede particular, cursar uma universidade com bolsa de estudo. Um importante incremento nessa área tão essencial que é a saúde. Este ano são 114 bolsas para diversas áreas de atuação, o que vai nos ajudar, a cada ano, a formar mais gente, visto que a demanda na saúde é muito grande. Por isso, precisamos ampliar serviços e parcerias como essa, que nos ajudam a ter melhores condições de atender a população”, destacou o governador, que estava acompanhado da vice, Luciana Santos.

 

As bolsas integrais estão distribuídas entre instituições de ensino superior localizadas em seis municípios pernambucanos: Recife, Olinda, Caruaru, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão e Belo Jardim. Este ano, o FormaSUS-PE ampliou em 10% o número de bolsas disponíveis em cursos superiores, passando de 104, em 2018, para 114. Ao todo, são 12 vagas para cursos de medicina, 73 de enfermagem, 3 de biomedicina, 4 de farmácia, 13 de fisioterapia, 2 de nutrição, 2 de odontologia, 1 de tecnólogo em radiologia, 1 de psicologia e 3 de serviço social. As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas, que utilizam as unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes.

 

O secretário estadual de Saúde, André Longo, explicou como será o processo de inscrição. “As pessoas devem acessar o site e conhecer as regras para cadastro. Essas 114 vagas são para cursos de nível superior, então será utilizado como critério de entrada o resultado da prova do ENEM”, salientou o gestor, reforçando que o período de matrícula dos aprovados no edital está previsto para os dias 16,17 e 18 de julho. “A gente espera que esses alunos formados possam retribuir depois, retornando para trabalhar na rede estadual de saúde, contribuindo para que possamos ter um melhor atendimento para a população”, completou André Longo.

 

HISTÓRICO – O FormaSUS-PE foi instituído como programa por meio da Lei 15.065, de 04 de setembro de 2013. Desde então, o Governo de Pernambuco já ofertou, nos editais anteriores, um total de 1.454 bolsas integrais de estudo, sendo 700 para cursos de graduação e 754 em cursos técnicos. O Programa de Formação do Sistema Único de Saúde de Pernambuco tem por objetivo a oferta de bolsas integrais de estudo na área de saúde em instituições privadas de ensino superior e de ensino técnico para alunos que cursaram todo o ensino médio no Estado de Pernambuco em escolas públicas ou em escolas particulares na condição de bolsista integral.

 

O programa surgiu da necessidade de regulamentar a contrapartida, por parte das instituições privadas, à rede estadual de saúde, que oferece mais de 3 mil vagas de estágio curricular obrigatório aos alunos.  A cada dez vagas que uma instituição privada solicita para estágio curricular na rede estadual de saúde, uma bolsa integral é criada para alunos da rede pública, equivalente a 10%. O próximo edital para os cursos técnicos será lançado em 2020.

 

Édmo Ferreira, egresso do FormaSUS, se formou como tecnólogo em Radiologia através do programa e já está inserido no mercado de trabalho. Hoje, após anos de dedicação, o jovem é grato pela oportunidade e deseja que cada vez mais pernambucanos tenham acesso ao FormaSUS. “Quando terminei o ensino médio, eu não tinha condições financeiras de iniciar um curso superior, e esse era o meu sonho, principalmente na área de saúde. Graças ao Programa FormaSUS eu consegui me formar e, hoje, trabalho no Hospital da Restauração e na Prefeitura de Passira. Essa é uma forma de retribuir a oportunidade que me foi dada”, disse.

 

Presente ao evento, o vice-presidente do Sindicato das Instituições Particulares de Ensino Superior de Pernambuco (Siespe), Antônio Maciel, ressaltou a importância e a necessidade da iniciativa. “Nós acreditamos na grandeza e no alcance do Programa FormaSUS. Ele é um exemplo para o Brasil. Nesse programa, ganham os alunos por receber a bolsa integral de estudos, que na maioria da vezes é a única oportunidade que o estudante tem de ingressar na área, e ganham as instituições de ensino superior, que ampliam as oportunidades de estágio. Mas o maior beneficiário do programa é a população pernambucana, que receberá profissionais de excelente formação e conscientes da importância do SUS para a sociedade”, cravou.

 

Participaram da solenidade, realizada no Palácio do Campo das Princesas, as deputadas estaduais Roberta Arraes e Simone Santana; os secretários Antônio Carlos Figueira (Assessoria Especial), Ana Callou (Mulher, em exercício); a coordenadora geral do Núcleo do Ministério da Saúde em Pernambuco, Kamila Correia; o assessor especial Iran Costa; os secretários executivos da Saúde Ricarda Samara (Gestão do Trabalho e Educação em Saúde) e Cristina Mota (Atenção em Saúde), e o coordenador acadêmico da FPS, professor Gilliat Falbo.

 

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

 

Confira a lista das instituições privadas de ensino que estão contempladas neste edital:

 

Recife

– Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP

– Centro Universitário Maurício de Nassau –UNINASSAU

– Faculdade Pernambucana de Saúde – FPS

– Faculdade Estácio

– Universidade Tiradentes – UNIT/FACIPE

– Faculdade do Recife – FAREC

– Centro Universitário Brasileiro – UNIBRA/IBGM

– Faculdade São Miguel – UNISÃOMIGUEL

 

Olinda

– Faculdade de Ciências Humanas de Olinda – FACHO

 

Caruaru

– Associação Caruaruense de Ensino Superior – ASCES

– Faculdade Vale do Ipojuca – UNIFAVIP

– UNINASSAU

 

Nazaré da Mata 

– Faculdade Santíssima Trindade – FAST

 

Vitória de Santo Antão

– Faculdade Escritor Osman da Costa Lins – FACOL

– Faculdade Integrada de Vitória de Santo Antão – FAINTVISA

 

Belo Jardim 

– Autarquia Educacional do Belo Jardim – AEB

Comments

comments

Continue Lendo

Belo Jardim

Unidades do Sesc recebem Circuito de Criação Literária Etapa do projeto nacional Arte da Palavra acontece em Surubim, Caruaru, Belo Jardim e Garanhuns, de 27 a 31 de maio. Inscrições têm preços populares

Publicado há

em

Na próxima semana, o Circuito de Criação Literária do projeto nacional Arte da Palavra, do Sesc, chega ao Agreste pernambucano com uma programação para todos os públicos. De 27 a 31 de maio, as cidades de Surubim, Caruaru, Belo Jardim e Garanhuns vão receber, simultaneamente, oficinas de escrita para quem gosta de literatura. Os interessados em participar das atividades devem se inscrever até o dia 27 no Ponto de Atendimento de cada unidade. A inscrição custa R$ 20. Trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes têm desconto e pagam R$ 10.

Nos cinco dias de programação, os encontros vão ocorrer das 18h às 22h. A proposta da ação formativa é trabalhar formas e práticas de escrita, além de possibilitar a formação de grupos produtores e consumidores de textos literários. Em Surubim, a oficina vai ser ministrada no Sesc Ler pelo cartunista, poeta e designer Josanildo Lacerda, o Nildão (BA). Em Caruaru, quem comanda o Circuito é a escritora Laura Cohen (MG), na Fafica –Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. No Sesc Ler Belo Jardim, a oficina será com Dorinha Timóteo (RN). Já o poeta de rua e contista Daniel Viana (SP) vai falar sobre micronarrativas no Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte do Sesc Garanhuns.

O projeto – O “Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras” é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Como ação de complemento formativo, é oferecido também um circuito voltado para a reflexão e criação literária. Em curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, são selecionados os artistas que participam do projeto.

 

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço: Circuito de Criação Literária – Projeto Arte da Palavra

Período: de 27 a 31 de maio

Horário: das 18h às 22h

Inscrições: até o dia 27 de maio, no Ponto de Atendimento da Unidade (R$ 10 – trabalhadores do comércio e dependentes / R$ 20 – público geral).

 

Sesc Ler Surubim
Circuito de Criação Literária – com Josanildo Lacerda – Nildão (BA)

Local: Sala de Práticas Artísticas – Sesc Ler Surubim – Rua Frei Ibiapina, s/n, bairro São José
Informações: (81) 3634-5280

Sesc Caruaru

Circuito de Criação Literária – com Laura Cohen (MG)

Local: Fafica – Avenida Cícero José Dutra, s/n, bairro Petrópolis

Informações: (81) 3721-3967

Sesc Ler Belo Jardim
Circuito de Criação Literária – com Dorinha Timóteo (RN)

Local: Sala de Música – Sesc Ler Belo Jardim – Rua Pedro Leite Cavalcante, s/n, Cohab II

Informações: (81) 3726-1576

Sesc Garanhuns
Circuito de Criação Literária – com Daniel Viana (SP)

Local: Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte – Sesc Garanhuns – Rua Manoel Clemente, nº 136, Centro

Informações: (87) 3761-2658

Comments

comments

Continue Lendo

Leia Também

Copyright © 2019 Jrardim do Agreste