Connect with us
http://jardimdoagreste.com.br/wp-content/uploads/2018/07/728x140.png

Belo Jardim

Ex-prefeito de Belo Jardim é condenado a 37 anos de prisão por golpe no consignado dos servidores da prefeitura O processo de condenação do ex-prefeito saiu da primeira instância, na comarca de Belo Jardim, para a segunda instância da Justiça Estadual em Caruaru e está em análise pelo Ministério Público Estadual. João Mendonça é réu em 23  processos na Justiça.

Publicado há

em

João Mendonça se apropriou indevidamente dos empréstimos feitos por  servidores municipais
O ex-prefeito de Belo Jardim, João Mendonça (PSB), foi condenado pelo Juiz Douglas José da Silva, da comarca de Belo Jardim a 37 anos de prisão por apropriação indébita de valores descontados de servidores municipais  que fizeram empréstimo consignado. Seis funcionários da prefeitura de Belo Jardim fizeram o empréstimo consignado, a prefeitura fez o desconto no contracheque nos anos de 2003 e 2004 e o prefeito não repassou o dinheiro para o banco. Na sentença, o juiz Douglas José da Silva descreveu o crime como sendo “um esquema bem sofisticado de apropriação, uma vez que os servidores somente puderam perceber o crime depois de ficarem inadimplentes”.
Por esse crime, João Jatobá foi condenado a cumprir a pena de reclusão inicialmente em regime fechado e pagamento de multa de R$ 40 mil reais. A sentença relata que o ex-prefeito confessou que se apropriou dos valores do consignado e alegou que não houve repasse dos descontos em folha  em razão de contingência da Prefeitura. A justificativa dada pelo prefeito não convenceu a Justiça. O juiz entendeu que o ex-prefeito “agiu com dolo direto, deliberadamente, com intuito de apoderar-se de coisa alheia móvel, sem o consentimento dos proprietários, recebendo o bem em confiança, passando a agir como se fosse dono”.
O golpe dado pelo prefeito no empréstimo consignado de funcionários da prefeitura de Belo Jardim foi denunciado, na época, por um grupo de  vereadores, entre os quais José Lopes, Valdemir Cintra (hoje aliado de João). Dessa denúncia se originaram dois processos contra o ex-prefeito que tramitam na Justiça. Um deles é o que já tem condenação em primeira instância a 37 anos de prisão.
O processo de condenação do ex-prefeito saiu da primeira instância, na comarca de Belo Jardim, para a segunda instância da Justiça Estadual em Caruaru e está em análise pelo Ministério Público Estadual. João Mendonça é réu em 23  processos na Justiça.
Em 2016  foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por improbidade administrativa, por ter emitido notas fiscais inidôneas, por ter realizado pagamentos de serviços não executados, por ter pago remuneração do vice-prefeito acima da previsão legal, por ter descumprido a lei de responsabilidade fiscal, por ter praticado superfaturamento em obras com pagamento de serviços não executados no projeto técnico e canalização do Burity e na recuperação de escolas da zona rural do município.
Por causa dessa condenação no STJ, João foi impedido pela Justiça Eleitoral de tentar  a reeleição em 2016, mas conseguiu registrar a candidatura por meio de liminar. Em 2017 teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou nova eleição suplementar, vencida por Hélio dos Terrenos (PTB).
João também é alvo de novo processo na Justiça Estadual, em Belo Jardim, novamente  por ação de improbidade administrativa. Desta vez é acusado de não fazer o repasse integral da contribuição previdenciária, não pagar o piso mínimo dos professores e contratar servidores de forma irregular e precária. Em 2018,  o Ministério Público do Estado (MPPE) acatou representação do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), com base em processos no Tribunal de Contas do Estado (TCE), contra o ex-prefeito. O MPPE pede, no processo, que João Mendonça seja condenado a ressarcimento integral do dano ao Patrimônio Público, ao pagamento de multa civil, a suspensão dos direitos políticos, perda da função pública exercida na época da prolação da decisão e à proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais ou creditícios. Este processo está tramitando na Comarca de Belo Jardim.
Blog do Silvinho

Comments

comments

Belo Jardim

Unidade de atendimento móvel do TRE-PE chegará ao distrito de Água Fria, em Belo Jardim Região terá reforço do recadastramento obrigatório entre os dias 23 de setembro e 07 de outubro

Publicado há

em

A unidade móvel do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco TRE-PE estará, entre os dias 23 de setembro a 07 de outubro, no distrito de Água Fria, localizado em Belo Jardim, para dar continuidade às ações do recadastramento biométrico obrigatório. Eleitores da região poderão ser atendidos diretamente, sem necessidade de agendamento.
O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira das 8h:30 às 13h:30 na Escola Municipal Vereador Joaquim Medeiros, localizada na Rua Francisco Rufino, s/n. Ao todo, serão distribuídas 100 senhas diárias e os eleitores serão atendidos por ordem de chegada.
Todos os eleitores da região, inclusive os maiores de 70 anos e menores de 18 que desejam continuar votando, devem comparecer à unidade eleitoral, munido do documento de identificação oficial (com foto), comprovante de residência atual e o título de eleitor (se tiver).
Dos 60.789 mil eleitores de Belo Jardim (45ª Zona Eleitoral), 67,61% já foram biometrizados. A ida da unidade móvel ao distrito pretende facilitar o acesso do eleitor à Justiça Eleitoral, visando assegurar que toda a população esteja com a biometria cadastrada até o fim do prazo estabelecido e possa exercer livremente os seus direitos políticos.

Comments

comments

Continue Lendo

Belo Jardim

paroquia de São Manoel da Paciência realiza 1ª Cavalgada em Xucuru Será no dia 27 de outubro, saída do sitio Arara com destino ao pátio da igreja. Durante o percurso haverá animações, atrações culturais e muita toada em seguida feijoada.

Publicado há

em

Dentro das comemorações da Festa de São Manoel da Paciência no distrito de Xucuru em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, Cavalgada será em homenagem ao padroeiro São Manoel da Paciência

Onde centenas de cavaleiros e amazonas participaram no domingo (27) de outubro da 1ª edição da Cavalgada de São Manoel, que terá saída do sitio Arara com destino a Xucuru (pátio da igreja) durante o percurso haverá animações, atrações culturais e muita toada em seguida feijoada.
A partir das 16hs santa missa de encerramento da Festa de São Manoel da Paciência.

Realização área pastoral
Apoio grupo jovem

Comments

comments

Continue Lendo

Belo Jardim

Feirão da Casa Própria da Caixa segue até sábado (21) em Belo Jardim Feirão, que começou nesta quinta, acontece na Praça da Conceição, no Centro

Publicado há

em

A Caixa Econômica Federal realiza até sábado (21/09) o Feirão da Casa Própria em Belo Jardim, no agreste do estado. Segundo informações repassadas pela gerente geral da Caixa no município, Adriana Carvalho, em entrevista ao programa Janela Livre, da Rádio Bitury FM, o evento começou às 8h desta quinta-feira (19/09) segue até às 15h do sábado (21/09).

Segundo Natanael Bezerra, representante da Construtora Viana & Moura Construções, “todas as construtoras que estão no feirão estão lançando muitas promoções, condições especiais, já pensadas exclusivamente para o feirão”.

Bj1

Ao todo quatro construtoras e alguns representantes de vendas estão expondo no feirão, que de acordo com Adriana conta com imóvel para todos os gostos e preços e prontos para serem ocupados.

 

Comments

comments

Continue Lendo

Blog Associado

Blog Associado

FEIRÃO TOP VEÍCULOS 10 ANOS

FEIRÃO TOP VEÍCULOS 10 ANOS

MAIS INFORMAÇÕES CLIK NA IMAGEM!

MAIS INFORMAÇÕES CLIK NA IMAGEM!

PARCEIROS

PARCEIROS

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Arquivos

Leia Também

Copyright © 2019 Jrardim do Agreste