Connect with us
http://jardimdoagreste.com.br/wp-content/uploads/2018/07/728x140.png

Notícias

Suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos Os dados fazem parte de um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta segunda-feira, 9

Publicado há

em

O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, atrás apenas de acidentes de trânsito. E a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, sendo que 79% dos casos se concentram em países de baixa e média renda. Esses e outros dados fazem parte de um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta segunda-feira, 9, véspera do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro).

Quando olhamos para uma faixa etária ainda mais jovem – de 15 a 19 anos -, o suicídio aparece como segunda causa de mortes entre as meninas, após as complicações na gravidez, e a terceira entre meninos, depois de acidentes de trânsito e violência.

A OMS estima que cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio por ano – os números do relatório são referentes a 2016. No Brasil, foram registrados 13.467 casos, a grande maioria (10.203) entre homens, segundo a entidade.

Os números da publicação apontam que a taxa global de suicídio foi de 10,5 por 100 mil habitantes. Há diferenças quando se observa a renda dos países. Nos de média renda, o índice foi de 9 por 100 mil; nos de baixa, de 10,8 por 100 mil; e nos de alta renda, 11,5 por 100 mil – nesses, o número de mortes de homens foi quase três vezes maior que o de mulheres.

No período de 2010 a 2016, a região das Américas foi a única a apresentar crescimento da taxa global de suicídios. A alta foi de 6% enquanto a taxa global caiu 9,8%. A região do Pacífico Ocidental e do Sudeste Asiático também registraram queda de 19,6% e 4,2%, respectivamente.

Mais da metade dos casos de morte por suicídio no mundo (52,1%) ocorre entre pessoas com menos de 45 anos.

De acordo com a OMS, o número de países que têm estratégias de prevenção ao suicídio cresceu nos últimos cinco anos, desde a publicação do primeiro levantamento da organização sobre o tema, mas ainda é considerado baixo – são 38 nações.

A OMS cobrou ainda que os países melhorem a qualidade dos dados sobre o tema. Segundo a organização, apenas 80 dos 183 países-membros para os quais foram produzidas estimativas no ano de 2016 tinham dados de qualidade. Os problemas com os dados foram notados principalmente nos países de baixa e média renda.

Segundo o levantamento da organização, as principais formas de cometer suicídio foram: enforcamento, envenenamento com pesticidas e uso de armas de fogo. Restringir o acesso aos meios que podem ser utilizados para cometer o ato é uma das ferramentas para diminuir casos de suicídio, de acordo com a OMS.

Outras estratégias são identificação precoce de comportamentos, acompanhamento de pessoas em situação de risco e a criação de programas para ajudar jovens a lidar com os problemas que surgem ao longo da vida.

Pesticidas

A OMS destaca que o acesso restrito a pesticidas é uma medida que tem se mostrado eficaz para evitar casos de suicídio, tendo em vista que os produtos são altamente tóxicos e podem levar à morte quando não há antídoto ou serviços médicos próximos.

Um exemplo citado é o do Sri Lanka, que aplicou uma série de proibições que resultou em uma queda de 70% nos registros entre 1995 e 2015. Estima-se que 93 mil vidas foram salvas no período. Chamada oficialmente de República da Coreia, a Coreia do Sul também implementou medidas para proibir um herbicida relacionado à maioria dos casos de suicídio nos anos 2000. A proibição entre 2011 e 2012 reduziu pela metade o número de casos entre 2011 e 2013.

Sinais de alerta

Depressão causa tristeza profunda e pessimismo, sentimentos que podem culminar em comportamentos suicidas. Segundo o Ministério da Saúde, os sinais mais frequentes são irritabilidade, ansiedade, angústia, desânimo, cansaço fácil, e diminuição ou incapacidade de sentir alegria.

Há também outros comportamentos que devem ser observados, de acordo com o Ministério da Saúde: aumento de sentimentos de medo e baixa autoestima, dificuldade de concentração, perda ou alta do apetite e do peso, raciocínio mais lento e episódios frequentes de esquecimento.

Doenças

Pessoas com depressão podem apresentar baixa no sistema de imunidade, problemas inflamatórios e infecciosos. Dependendo da gravidade, a depressão também pode desencadear doenças cardiovasculares, como enfarte, acidente vascular cerebral (AVC) e hipertensão.

Prevenção

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas e a prevenção é fundamental. O assunto ainda é considerado tabu, e é fundamental que em momentos difíceis as pessoas consigam pedir ajuda para familiares, amigos ou um médico.

Setembro Amarelo

Este mês, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. O CVV reúne 3 mil voluntários, que atendem gratuitamente por telefone, chat ou pessoalmente. Quem precisa de ajuda pode ligar para o 188 a qualquer hora do dia ou noite.

Comments

comments

História

17 de fevereiro: Aniversário de Isis Valverde Confira alguns momentos marcantes deste dia!

Publicado há

em

Por

17 de fevereiro é o 48.º dia do ano no calendário gregoriano.

Neste dia nasceu Paris Hilton, atriz, modelo, cantora e empresária norte-americana,  Isis Valverde, atriz brasileira e  Ed Sheeran, cantor e compositor britânico.

Foi no dia 17 de fevereiro de 2016 que veículos militares explodem na parte externa de um quartel das Forças Armadas da Turquia em Ancara, Turquia, matando pelo menos 29 pessoas e ferindo outras 61.

O dia também ficou marcado quando, em 2008, Kosovo declara independência da Sérvia.

Nascimentos: artes

1966 — Michael LePond, músico norte-americano.

1976 — Kelly Carlson, atriz norte-americana.

1981 — Paris Hilton, atriz, modelo, cantora e empresária norte-americana.

1987 — Isis Valverde, atriz brasileira.

1991 — Ed Sheeran, cantor e compositor britânico. (Foto)

1996 — Sasha Pieterse, atriz e cantora sul-africana.

Nascimentos: personalidades e figuras importantes

1975 — Rafael Mea Vitali, futebolista venezuelano.

1980 — Juanito, futebolista espanhol.

1986 — Joey O’Brien, futebolista irlandês.

1990 — Edin Višća, futebolista bósnio.

1992 — Nenê Bonilha, futebolista brasileiro.

1994 — Neilton Mestzk, futebolista brasileiro.

Mortes:

1985 — José Mestre Baptista, cavaleiro tauromáquico português (n. 1940).

1986 — Jiddu Krishnamurti, filósofo e místico indiano (n. 1895).

1997 — Darcy Ribeiro, antropólogo, político e escritor brasileiro (n. 1922).

2004 — José López Portillo, político mexicano (n. 1920).

2005 — Omar Sivori, futebolista ítalo-argentino (n. 1935).

2006 — Jorge Mendonça, futebolista brasileiro (n. 1954).

Acontecimentos históricos:

1989 — Criação, através do Tratado de Marraquexe, da União do Magrebe Árabe.

1995 — Termina, com um cessar-fogo negociado pela ONU, a Guerra de Cenepa entre Peru e Equador.

1996 — Lançamento da sonda espacial NEAR Shoemaker para estudar o asteroide Eros.

2008 — Kosovo declara independência da Sérvia.

2011 — Primavera Árabe: começam os protestos na Líbia contra o regime de Muammar al-Gaddafi.

2016 — Veículos militares explodem na parte externa de um quartel das Forças Armadas da Turquia em Ancara, Turquia, matando pelo menos 29 pessoas e ferindo outras 61.

Fonte: Wikipédia

Comments

comments

Continue Lendo

Notícias

Tem filhos nas redes sociais? Siga estas 10 dicas de segurança Rede social compartilha noções que os pais devem ter em atenção

Publicado há

em

Por

O Facebook revelou dez dicas para se manter seguro nas redes sociais, partilhando noções que os pais devem ter em atenção quando têm filhos com idades para nestas navegarem. Para esclarecer dúvidas dos jovens – ou dos pais! – ou até para resolver questões em família.

Fique a par das dicas reveladas pela rede social:

1. Inicie uma conversa com seu filho o mais cedo possível e antes de ele estar inscrito numa rede social

O Facebook considera que deve começar “a conversar com os seus filhos sobre tecnologia antes de eles chegarem aos 13 anos, a idade que é permitido criar um perfil numa rede social”. Mas, se o seu filho já está numa rede social, “considere adicioná-lo como amigo.”

2. Esteja atento às restrições de idade

“O Facebook e o Instagram não permitem que alguém com menos de 13 anos possa criar uma conta” mas, em alguns países, “o limite de idade pode ser mais alto”. Depende da legislação local.

3 . Deixe bem claro que as regras que se aplicam online são as que se aplicam offline

Ensine o seu filho “a refletir antes de partilhar online e aceitar um pedido de amizade de um estranho”.

4. Peça ao seu filho para o ensinar

“Se houver um serviço que seu filho adolescente costuma usar e não faz ideia de como funciona”, é sugerido que lhe peça para servir “de professor”. “A conversa também pode servir como uma oportunidade para falar sobre questões de segurança, privacidade e proteção”, acrescenta-se.

5.  Identifique e aproveite os primeiros momentos

“Quando o seu filho recebe o seu primeiro celular, é um excelente momento para definir as regras básicas” e quando tiver idade para aderir às redes, “será um bom momento para conversar sobre partilhar conteúdo com segurança.”

6.  Ajude-os a gerir o tempo online

“Defina limites de horário para que o seu filho possa usar as redes sociais ou estar online, e obedeça a estas mesmas regras”, é aconselhado.

7.  Ajude-os a verificar e a configurar as suas definições de privacidade

“Quando o seu filho aderir a uma rede social pode usar as ferramentas e as configurações para ajudá-lo a gerir a conta”, uma vez que o Facebook tem “definições de privacidade para controlar quem pode ser amigo dele, quem pode ver as publicações e se querem partilhar detalhes como a localização”.

8.  Diga-lhes para o informarem se virem algo que os preocupa

O Facebook desenvolveu um “conjunto de políticas (Padrões da Comunidade) que definem o que é e o que não é bom partilhar nas plataformas”. Assim, “existe um link em quase todas as publicações do Facebook e Instagram para denunciar abusos, bullying, assédio e outros problemas”.

9.  Faça disso uma experiência partilhada

Um exemplo da experiência partilhada é “usar um filme ou uma foto e divertir-se a editar com seu filho”. Pode “adicionar filtros e outros recursos de realidade aumentada” ou “perguntar-lhes qual é a coisa favorita deles online”.

10.  Confie em si mesmo

Normalmente, com os filhos, “pode adaptar o mesmo discurso que usa nas atividades offline para as atividades online”. Desta feita, “se achar que o seu filho adolescente responde melhor a um acordo, o Facebook sugere que crie um contrato que os dois possam assinar”.

Comments

comments

Continue Lendo

História

16 de fevereiro: Aniversário de The Weeknd Confira alguns momentos marcantes deste dia!

Publicado há

em

Por

16 de fevereiro é o 47.º dia do ano no calendário gregoriano.

Neste dia nasceu a Lisandra Parede, atriz brasileira, a Elizabeth Olsen, atriz norte-americana e o The Weeknd, cantor canadense.

Foi no dia 16 de fevereiro que Jânio Quadros, político brasileiro, faleceu.

O dia também ficou marcado quando, em 2005, entra em vigor o Protocolo de Quioto após a sua ratificação pela Rússia.

Nascimentos: artes

1973 — Rebecca Lord, atriz norte-americana.

1975 — Nanase Aikawa, cantora japonesa.

1984 — Lisandra Parede, atriz brasileira.

1989 — Elizabeth Olsen, atriz norte-americana. (Foto)

1990 — The Weeknd, cantor canadense.

Nascimentos: personalidades e figuras importantes

1988 — Denílson, futebolista brasileiro.

1992 — André Ramalho Silva, futebolista brasileiro.

1998 — Moreto Cassamá, futebolista guineense.

2000 — Amine Gouiri, futebolista francês.

Mortes:

1992 — Jânio Quadros, político brasileiro (n. 1917).

2000 — Nádia Maria, comediante brasileira (n. 1931).

2002 — Walter Winterbottom, futebolista e treinador inglês (n. 1913).

2007 — Herminio Iglesias, político argentino (n. 1929).

2009 — Stephen Kim Sou-hwan, arcebispo católico sul-coreano (n. 1922).

2019 — Bruno Ganz, ator suíço (n. 1941).

Acontecimentos históricos:

1918 — Conselho da Lituânia aprova por unanimidade o Ato da Independência, declarando a Lituânia como um Estado independente.

1937 — Wallace Carothers recebe uma patente dos Estados Unidos para o náilon.

1943 — Segunda Guerra Mundial: nas primeiras fases da Terceira batalha de Carcóvia, as tropas do Exército Vermelho retomam a cidade.

1961 — Programa Explorer: o Explorer 9 é lançado.

2005 — Entra em vigor o Protocolo de Quioto após a sua ratificação pela Rússia.

2018 — Governo do Brasil decreta intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, pela primeira vez sob a vigência da Constituição de 1988.

Feriados e eventos:

Dia do Repórter

Fonte: Wikipédia

Comments

comments

Continue Lendo

Blog Associado

Blog Associado

ASSISTA AO VIVO O PROGRAMA:

Apresentação: Jota Lima

Blogs e Sites Parceiros

Blogs e Sites Parceiros

Blogs e Sites Parceiros

PARCEIROS

PARCEIROS

propagandagif-1024×765

propagandagif-1024×765

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Arquivos

Categorias

Leia Também

Copyright © 2019 Jrardim do Agreste