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Tecnologia

Novo aplicativo desenvolvido pela COMPESA trará mais rigor no horário dos ciclos de abastecimento A tecnologia, única entre as empresas de saneamento do país, gerenciará os horários de operações de abertura e fechamento dos registros de passagem de água, as chamadas "manobras"

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Cumprir o horário dos ciclos de abastecimento de água está sempre no foco da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Para assegurar esta meta, um aplicativo pioneiro no país começa a ser implantado nesse ano pela Compesa na Região Metropolitana do Recife, devendo se estender para todo o Estado. A ferramenta está sendo utilizada para acompanhamento do trabalho executado pelos operadores (manobreiros) que executam os serviços de abertura e fechamento dos registros de passagem de água, as chamadas “manobras”, que garantem a chegada da água nas torneiras.

O aplicativo funcionará como um diário de trabalho dos 113 funcionários que executam as operações nas áreas de abastecimento gerenciadas pela Companhia na Região Metropolitana. A ideia é acompanhar o passo a passo das atividades na intenção de preencher as lacunas de tempo existentes entre o horário de abastecimento previsto no calendário e o horário real de chegada da água para os moradores.

Pelo smartphone, a tarefa será simples. Um comando enviado pelo manobreiro por meio do aplicativo será registrado pela gerência da área em tempo real. Dados como data, horário e nome do funcionário responsável pela atividade entram automaticamente no sistema. A cada mês, os relatórios extraídos do aplicativo serão confrontados com o calendário de abastecimento das áreas, o que significa que será possível identificar as intercorrências mais frequentes que geram atrasos nos horários de início e fim dos ciclos, como explica a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

“Com o aplicativo vamos gerenciar com mais eficiência uma das áreas mais complexas do nosso processo de abastecimento. São atividades difíceis de acompanhar em cada uma das áreas de abastecimento, diante da quantidade de localidades, mas que afetam diretamente a população. O não cumprimento dos horários do calendário é uma das queixas mais comuns entre os clientes, por isso a ferramenta será fundamental para entender as lacunas e corrigir as falhas. Queremos, cada vez mais, oferecer um serviço de qualidade para a população”, explica Manuela.

O aplicativo de manobras começou a ser testado pela Compesa no município de Goiana no segundo semestre de 2019. “Durante os testes, aprendemos que o aplicativo é muito simples de usar e facilita nosso dia a dia. Hoje é possível informar os problemas de forma muito mais rápida e segura. Depois da adaptação, entendemos que a ferramenta é uma aliada do nosso trabalho”, relata o manobreiro da Compesa, João Azevedo.

A ferramenta  começou  a ser utilizado para as manobras de abastecimento do município de Goiana. Até agora, Companhia já treinou mais de 50% dos funcionários para uso da ferramenta e distribuiu 10 smartfones que são compartilhados entre os funcionários destas localidades a cada turno de trabalho. O app de manobras é uma iniciativa desenvolvida pela Compesa, com uma tecnologia única entre as empresas de saneamento do país.

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Tecnologia

Novo golpe do whatsApp promete liberação de auxílio emergencial no valor de R$ 600 a 1.200 para quem fizer o cadastramento

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A Polícia Federal alerta para um novo golpe no WhatsApp que promete a liberação de um auxílio emergencial no valor entre R$ 600 a R$ 1.200 para quem fizer um cadastramento. O link que está sendo enviado para as contas do WhatsApp e Facebook não está mais ativo e começou a circular no final da semana passada, logo após o congresso nacional aprovar a medida que ainda deve passar pela votação no Senado e sanção presidencial. É bastante comum que os cibercriminosos se aproveitem de períodos e situações específicas, como épocas festivas, promoções feitas por empresas e grandes lojas, liberação por parte do governo de vantagem financeira como FGTS, 13º salário, PIS ou até a situação que envolvam calamidades para criar e aplicar golpes financeiros com temáticas personalizadas para enganar as pessoas. Infelizmente com a pandemia do Coronavírus, não tem sido diferente.

O golpe é uma nova versão de uma mensagem falsa que circulou anteriormente e amplamente desmentida pelo governo. A versão anterior falava em um cadastro para receber os R$ 200 de auxílio-cidadão. A nova versão do boato apenas mudou o valor, mas continua igualmente falsa. Independentemente da resposta e mesmo não se enquadrando no perfil de pessoas que tem direito ao auxílio emergencial, o golpe avisa que a pessoa tem direito a receber um benefício financeiro no valor entre R$ 600 e R$ 1.200 reais de auxílio emergencial para ter uma renda e para isso basta apenas fazer um cadastramento pelo link malicioso enviado pelos bandidos. Para dar veracidade a mensagem, os golpistas exibem relatos falsos em redes sociais de supostas pessoas que já fizeram o cadastramento e atrelam para isso a atual logomarca do governo federal para dar mais credibilidade ao golpe. A vítima ainda é incentivada a compartilhar o link malicioso com todos os seus amigos e contatos do WhatsApp, espalhando a fraude e tornando as pessoas de seus contatos vítimas em potencial de possíveis outros golpes orquestrado pela quadrilha e no final a vítima é informada que receberá em 5 minutos o número do seu protocolo de cadastramento.

AO CLICAR NA MENSAGEM FALSA, A PESSOA É DIRECIONADA A RESPONDER UM QUESTIONÁRIO COM TRÊS PERGUNTAS:

VOCÊ TEM FILHOS?
VOCÊ É AUTÔNOMO?
CONFIRME AGORA, VOCÊ PRECISA RECEBER O AUXÍLIO EMERGENCIAL?

Por fim, a pessoa é direcionada para preencher um cadastro com informações pessoais (CPF, endereço, RG, número da conta corrente e senha). O perigo é que om esses dados o bandido pode abrir contas correntes em bancos virtuais ou físicos onde terá acesso a cartão de crédito, cheque especial, poderá abrir empresas fantasmas e fazer compras pela internet tudo em nome de terceiros. E quando as vítimas se dão conta são surpreendidas com contas em seu nome que não fizeram e dívidas que não contraíram. Tais cibercriminosos também podem instalar programas maliciosos nos celulares e computadores onde passarão a ter acesso a todos os dados contidos neles tais como senhas, fotos, vídeos e mensagens. A boa notícia é que o link que foi utilizado para aplicação dos golpes já foi bloqueado.*

COMO SE PROTEGER:

  1. Ao receber uma mensagem deste tipo, desconfie sempre antes de clicar nos links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais.
  2. Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas, inclusive seus parentes.
  3. Cuidado com o imediatismo de mensagens tais como: agendamentos liberados até hoje, último dia para o saque, urgente, não perca essa oportunidade, quase sempre tais conteúdos querem fazer com que as pessoas não averiguem a veracidade do conteúdo nas páginas e órgãos oficiais.
  4. O Cadastramento do Auxílio Emergencial é falsa porque depende, ainda, da aprovação do Senado Federal e em última instância passará pela sanção do presidente da República, que deverá publicar um decreto sancionando à medida.
  5. Nenhum órgão do governo federal se comunica solicitando dados e informações dos seus beneficiários ou servidores através de links via WhatsApp;
  6. Certifique-se no site oficial da empresa ou governamental sobre a veracidade do que está sendo oferecido, principalmente quando se tratar de supostas promoções, ofertas de dinheiro, brindes, descontos ou até promessas de emprego. Nesse caso, o Ministério da Cidadania já esclareceu e alertou que são falsas as informações do link acerca de um suposto Cadastramento Emergencial
  7. Nunca preencha nenhum cadastro, formulário ou pesquisa fornecendo seus dados financeiros ou pessoais através de links enviados pelo WhatsApp;
  8. Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus;
  9. Instale um bom antivírus em seu celular ou computador e tenha o sistema operacional do seu celular e computador atualizados.

Agreste Violento

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Tecnologia

Discord, o app de conversas em grupo que deve conhecer Poderá ajudar a manter-se em contacto com família, amigos, colegas e ainda atualizado sobre os seus interesses

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Muito se tem falado sobre apps de mensagens, de videochamadas e conversas em grupo como o WhatsApp, o Slack, o Skype ou o Microsoft Teams. Porém, pouco ainda se fala sobre a Discord, um serviço para conversas em grupo que está em franca ascensão.

O que começou por ser uma app usada sobretudo por gamers está a começar a ser adotado por cada vez mais pessoas, que criam servidores (grupos de conversa) para se manterem a par dos seus interesses, sejam eles quais forem. Como nota o Business Insider, depois de criar a sua conta poderá pesquisar e juntar-se aos servidores com os tópicos que sejam mais interessantes para si.

Está presente a capacidade de fazer chamada de voz, videochamadas em grupo, trocar texto, fotografias, videos e GIFs. Se a proposta lhe interessa então saiba que pode encontrar a Discord disponível para PC, Mac, Android e iPhone, tanto em formato gratuito como pago por subscrição para algumas vantagens.

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Caruaru

Prefeitura de Caruaru cria plataforma para atendimentos online das secretarias municipais Para acessar, é preciso preencher um formulário detalhando a solicitação.

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Com o objetivo de atender a população durante o período de combate ao coronavírus, a Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, lançou uma ferramenta para que as secretarias municipais possam realizar atendimentos online.

Todas as secretarias estão com um canal de comunicação na plataforma para receber os pedidos dos usuários. “Abrimos mais esse canal para facilitar a vida das pessoas e, principalmente, para que todos cumpram o pedido de que fiquem em casa nesse período de combate ao novo coronavírus”, explicou Ana Maraiza, secretária de Administração do município.

Para acessar, é preciso preencher um formulário detalhando a solicitação. Depois de analisado, o órgão responsável vai entrar em contato com o solicitante para dar um posicionamento sobre cada demanda. É importante destacar que nenhum serviço emergencial está indisponível na ferramenta.

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