Rotinas de trabalho intensas. Consumismo. Uso excessivo das redes sociais. Falta de empatia. Competição desenfreada por lugares de destaque. Estresse do dia a dia.
Assim como toda ação causa uma reação, essas situações mencionadas podem provocar efeitos diversos na vida das pessoas. A ansiedade e depressão são algumas das consequências desses fatores.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2017 o Brasil se mantém líder em casos de transtorno de ansiedade e é o quinto colocado com maior número de pessoas com depressão.
A artista visual Soraya conhece de perto esses transtornos, mas encontra na arte uma forma de terapia. “Eu sei que passei por isso e ainda hoje passo. A chave foi que descobri na arte uma forma de me conhecer, conhecer minhas dores”, explica.
Durante o processo, a artista passou a fazer “desenhos-desabafos”, que mais tarde ganharam significados na vídeo-exposição “ansiedade&depressão”, disponível no YouTube até o dia 10 de julho.
Composta por 13 obras, a exposição online denuncia a romantização do trabalho árduo e traz reflexões sobre os limites da mente e do corpo. Conheça a seguir 6 peças da artista belo-jardinense que retratam o caos social e seus efeitos:
1. Cidade
O quadro Cidade retrata o dia a dia dos centros urbanos, onde tudo é muito corrido, acelerado e louco. Nesses ambientes conturbados, a pressa é quase uma lei, a rotina é obrigatória para todos os habitantes e o trabalho é desgastante e enfadonho.
2. Autotrofismo
Autotrofismo critica intensamente o desmatamento e a agricultura nociva, dois agentes responsáveis por grande parte das mudanças climáticas. Como consequência disso há uma maior perda da nossa biodiversidade, ameaçando espécies de plantas e animais de extinção, como as abelhas, polinizadoras natas e responsáveis pela maior parte da cultura vegetal do mundo.
3. Escritor de Algoritmo
“Humano ou demônio? É tecnologia. Um olhar aguçado voltado para o conhecimento do oculto, o desconhecido tecnológico. É quem está por trás de toda aglomeração. Um clique e você é conduzido a finitas possibilidades de aproximação”, explica Soraya.
4. Efeito Fantasmagórico
Essa obra retrata o quão longe podemos ir por um clique, pela busca da foto perfeita, por buscar ser enorme dentro das redes. Retrata o pulo que nós damos no desconhecido e simboliza o quão abusivo estamos sendo com o uso das redes e mídias.
5. E(u)spantalho
“Esse quadro é sobre como me vejo quando o sentimento de raiva me invade: um espantalho social”, destaca a artista.
6. Dor
Neste quadro há dor, tristeza e traumas que a artista carrega por ser mulher negra e lésbica em uma sociedade patriarcal.
Sobre a exposição
Estreada no dia 09 de junho, a exposição “ansiedade&depressão”, da artista visual Soraya, ficará disponível no YouTube até o dia 10 de julho. O projeto financiado pela Lei Aldir Blanc da Prefeitura de Belo Jardim denuncia a romantização do trabalho árduo que adoece toda a sociedade.
Além do vídeo no YouTube, o público também pode mergulhar no universo das peças na galeria do Flickr e em uma playlist criada pela própria artista. Todos os links estão disponíveis no perfil do Instagram @sorayaeponto.
Sobre a artista
Soraya tem 27 anos, é belo-jardinense e artista visual com recorte em design e tecnologia. Ela produz quadros com conceitos metafísicos que trazem a tona o movimento surrealista em suas obras. Auto-observações, tempo-espaço e militâncias são alguns dos temas indagados pela artista em seus trabalhos.
Link da exposição no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=8F1_H5YCFZQ