O município de Belo Jardim (PE) acaba de receber um programa de Educação Integral em tempo integral que irá beneficiar jovens estudantes de 6 a 14 anos inscritos no ensino fundamental. O convênio formaliza o programa e foi assinado hoje (2/9) por meio de uma iniciativa do Instituto Conceição Moura, da Prefeitura Municipal/Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia (SECT), em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).
A Parceria Público Privada (PPP) irá aproveitar a expertise de cada um dos parceiros em áreas distintas para oferecer educação de qualidade aos jovens belo-jardinenses. O ICE, que já trabalha com este tipo de iniciativa em 19 Estados e 24 municípios, fará a transferência da do Modelo de Escola Integral e suas metodologias para a SECT ao longo dos 3 anos de implantação do programa; O Instituto Conceição Moura participa como investidor social privado; e a Prefeitura de Belo Jardim será a entidade beneficiária e executora do programa, responsável por gerir os profissionais das diversas áreas envolvidas (professores, gestores, cozinheiros etc.).
O objetivo da iniciativa é elevar os índices educacionais e proporcionar mais condições para que os estudantes comecem desde cedo a construir um projeto de vida. “A escola de tempo integral não se resume a ampliação do período letivo. O projeto avança a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), acrescentando disciplinas na parte diversificada do currículo, e oferecendo ferramentas para os estudantes jovens se tornarem protagonistas nos ambientes de aprendizagem”, afirma a presidenta do Instituto Conceição Moura, Taciana Moura.
O objetivo da iniciativa é elevar os índices educacionais de forma qualitativa e proporcionar mais condições para que os jovens comecem desde cedo a construir um projeto de vida. “Belo Jardim tem que se orgulhar, vamos transformar a educação, fazer a mudança necessária e ser exemplo para o Brasil”, declara o prefeito Gilvandro Estrela.