Prefeitura de Belo Jardim inicia ações da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Picture of Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Prefeitura de Belo Jardim inicia ações da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio das secretarias de Juventude, Assistência Social e Saúde, iniciou, ontem (09), uma série de ações da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, que são parte do cronograma de políticas públicas referentes ao Selo UNICEF – Edição 2021-2024, da qual o município aderiu. Outras práticas serão desenvolvidas durante o restante da semana, em diferentes locais e com abordagens distintas.

A primeira atividade foi realizada com os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio – EREM Belo Jardim, na qual a pasta promoveu uma roda de conversa sobre o tema e alertou os adolescentes e jovens sobre os riscos da gravidez na adolescência. O bate-papo foi comandado por Débora Delicato, da Secretaria de Saúde, e tratou da conscientização para cerca de 100 estudantes.

De acordo com uma pesquisa do DataSUS/Sinasc (Ministério da Saúde) de 2019, a cada dia ocorrem cerca de 1.150 partos em mães adolescentes no Brasil. Os dados são preocupantes já que a gravidez na adolescência traz riscos para mães e bebês. Anualmente, inclusive, o Governo Federal, os estados e os municípios têm intensificado a prevenção.

A Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência foi instituída pelo Governo Federal através da Lei nº 13.798/2019, que acrescentou o Art. 8º-A ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo a lei, na semana que incluir o dia 1º de fevereiro, o poder público, em conjunto com organizações da sociedade civil, deverá desenvolver ações para disseminar medidas preventivas e educativas reduzam a incidência da gravidez na adolescência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias