Já em Campina Grande, a secretária de Desenvolvimento Econômico Rosária Lucas confirmou a realização da festa de 10 de junho a 10 de julho.
O vice-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru , Fúlvio Vagner falou sobre as possibilidades da realização do São João 2022. Na mesma ocasião, a secretária de Desenvolvimento Econômico da cidade de Campina Grande, Rosária Lucas também falou a festa junina no município e quais as expectativas para este ano.
A entrevista foi dada à Rádio CBN Caruaru na manhã desta segunda-feira (28).
De acordo com Fúlvio Vagner, o cenário atual favorece a realização da festa na Capital do Agreste. “Estamos em um cenário onde realmente o São João em Caruaru possa acontecer nesse ano de 2022. Se você tivesse me perguntado há mais ou menos um mês sobre o São João, se ele iria acontecer com os shows, eu não acredito que ele iria acontecer com com shows, e só um mês atrás. Hoje a gente vem acompanhando a diminuição dos casos de Covid, as flexibilizações que o governo está trazendo periodicamente acerca de protocolos de segurança, eu já diria que eu tenho quase certeza que em Pernambuco a gente poderia realizar esse ano um São João com a realização de grandes shows. A gente avançou bastante, e aí a gente começa a sentir esse sentimento de ansiedade na população caruaruense em relação ao São João de Caruaru, que além de movimentar a economia da nossa cidade, traz tanta alegria aí para o coração de todos, e também para aqueles que buscam Caruaru como refúgio durante o período junino para se divertir. Enfim, brincar em uma festa segura, em uma festa bonita, em uma festa repleta de muita cultura popular”, afirmou o vice-presidente.
A secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande confirmou que Campina Grande terá São João este ano. “Nós teremos sim, o prefeito Bruno Cunha Lima anunciou a data de 10 de junho a 10 de julho. Estaremos lançando a programação completa, estamos fechando com os artistas para lançar no mais tardar daqui a 15 e também a renovação do contrato com a empresa executora da festa e a montagem”, disse Rosária Lucas.
Sobre a organização da festa, vice-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru disse que toda equipe tem se programado desde o ano passado, mas que a realização da festa não depende da prefeitura e sim do Governo do Estado.
“Assim como lá em Campina Grande, também creio que o São João de Caruaru começa quando termina o São João do ano de subsequente, por exemplo, acabou o de 2019 e a gente já começou a pensar 2020, e aí veio a pandemia, a gente começou a pensar no possível São João em 2021, e aí a pandemia persistiu, e aí a gente começou a pensar no São João para 2022 e todo ano é assim, a gente passa praticamente onze meses pensando em como realizar o São João. Como é que vai ser a festa do ano seguinte? O que que deu certo? O que foi que deu errado? O que que a gente precisa corrigir? O que que a gente precisa incrementar? Então em 2021, com a não realização do São João também em 2020, a gente ficou com o radar ligado acompanhando o movimento da pandemia do que é que seria possível ser feito caso São João pudesse acontecer e quais seriam os protocolos de segurança que a gente poderia seguir. Então para esse ano de 2022, para o planejamento desse São João que a gente está torcendo que a gente possa realizar, que não depende da prefeitura de Caruaru, para que aconteça depende do movimento e como a Secretaria de Saúde do Estado vai estar em relação aos protocolos de segurança e quanto ao plano de convivência. Então a gente tem trabalhado bastante, a gente tem pensado em alternativas, a gente tem feito uma festa com base em vários cenários a partir do momento que a gente tem a certeza que a gente vai poder realizar essa festa. A prefeita Raquel Lyra junto com o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro vão fazer o anúncio desse evento em relação ao período, mas volto a dizer, tudo isso depende da Secretaria de Saúde do Estado que a gente precisa acompanhar e respeitar o plano de convivência aqui”, explicou Fúlvio Vagner.
Rosária Lucas falou que toda equipe já está trabalhando com um plano de segurança contra Covid-19 para receber a festa. “Com certeza nós já estamos aqui com o trabalho junto com o engenheiro sanitarista, junto com o Corpo de Bombeiros também, a Secretaria de Saúde, todo o plano de segurança que vamos ter para receber o turista com total segurança no nosso evento. Mais um exemplo dentro desse planejamento também é que temos que reestruturar layout, ponto de higienização para essa maior fluidez e menor número de comerciantes para que tenha mais espaço para os turistas, ele ter o distanciamento, também um controle maior do nível de pessoas que vão circular no nosso quartel general que é o Parque do Povo aqui em Campina Grande”, explicou.
Com relação a uma rivalidade entre os dois municípios e uma máxima que diz que na televisão que “nada se cria, tudo se copia”, o vice-presidente e a secretária disseram reconhecer a potência das duas festas.
“Quando a gente fala de eventos que já são consolidados no Brasil e no mundo, porque essas duas festas, elas recebem turistas de vários lugares do país e também turistas de outras cidades. Então assim, é um potencial econômico muito grande que Caruaru tem, é um potencial econômico muito grande que Campina Grande tem, e quando a gente fala de rivalidade, a gente fala dessa rivalidade saudável, dessa rivalidade sábia que movimenta a economia desses dois estados e movimenta o Nordeste. Então assim, é importante a gente andar junto, a gente tem andado junto com Campina Grande, desde 2017, desde que a prefeita Raquel Lyra e o vice-prefeito Rodrigo assumiram aqui a prefeitura de Caruaru, para a gente trocar experiência, para gente entender como é que a festa está acontecendo lá na Paraíba, para a gente entender o pessoal da Paraíba, entender como é que a festa está acontecendo aqui em Pernambuco e assim a gente poder tirar experiências positivas. A gente já tirou experiência de Campina Grande, Campina Grande já tirou experiência de Caruaru, não só da realização do evento lá em 2019, mas também das ações que foram feitas durante a pandemia em 2020 e em 2021″, disse Fúlvio Vagner.
A secretária de Desenvolvimento Econômico Rosária Lucas disse que já visitou Caruaru e defende que a divulgação das duas festas seja feita em conjunto. “Eu defendo junto com a Embratur que o destino São João de Caruaru e Campina Grande sejam divulgados para forma conjunta. Então é muito próximo para passar aqui seis dias, sete dias, dividir a programação, conhecer Caruaru, conhecer Campina Grande e ver as riquezas culturais e os dois eventos. Então novamente a gente vai propor para que possa ter a divulgação de destino nacional e internacional do maior São João de Caruaru e Campina Grande, de forma a ser esse momento pós-pandemia. Com esse aumento da dolarização eu acredito muito que em junho e julho vai fortalecer ainda mais o sistema de férias para o Nordeste, é um momento que nós precisamos nos unir para que esse turista venha para os nossos eventos, prestigie e venha conhecer essa experiência que nós temos no Nordeste da gastronomia, da cultura, da música, da arte, da quadrilha que temos a oferecer e é único”, disse.
G1 Caruaru