Prefeitura de Caruaru inaugura primeira horta escolar do projeto “Mãos à Horta”

Picture of Genecy Mergulhao
Genecy Mergulhao
Prefeitura de Caruaru inaugura primeira horta escolar do projeto “Mãos à Horta”

Na manhã desta quarta-feira (30), os estudantes da Escola em Tempo Integral Professor Altair Nunes Porto Filho ganharam um novo espaço de aprendizado e cultivo de alimentos: uma horta escolar onde serão plantadas hortaliças, legumes e verduras. A iniciativa é resultado do projeto de Redução da Vulnerabilidade à Mudança do Clima em Áreas Urbanas, pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade, utilizando recursos federais provenientes do Fundo Nacional do Meio Ambiente (Convênio 880179/2018).

Na ocasião, os estudantes acessaram, pela primeira vez, a horta da qual cuidarão daqui para frente, sob supervisão de professores e engenheiros agrônomos da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade. Ao todo, 48 alunos e alunas ficarão responsáveis pelos cuidados agrícolas, sobretudo na competência de plantio e colheita. Os alimentos obtidos serão aproveitados na alimentação ofertada aos estudantes pela cozinha da escola.

Foram oferecidas cinco oficinas sobre mudanças climáticas, técnicas de plantio e a importância da agricultura orgânica, sobretudo a respeito dos impactos positivos das estratégias de sustentabilidade para o meio ambiente e bem-estar social e saudável. Também foi apresentado e inaugurado o novo sistema de captação de água das chuvas, que ajudará na irrigação dos alimentos cultivados.

Estiveram presentes no evento o secretário municipal de Serviços Públicos e Sustentabilidade, Ytalo Farias, o secretário municipal de Educação e Esporte, João Paulo Derocy Cêpa, além de profissionais da educação, biólogo, engenheiro agrônomo, engenheira ambiental e gestores municipais.

Ao se dirigir aos alunos, o secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade, Ytalo Farias, ressaltou a importância do aprendizado do cultivo de alimentos e de como cuidar da natureza. “Agora vocês, estudantes, vão aprender como plantar, cultivar e colher, mas além disso, é um aprendizado que vocês poderão ensinar a outras pessoas, se tornando agentes de um mundo mais saudável e trazendo parentes e amigos para essa rede de cuidado e atenção ao meio ambiente”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)

Anuncie Aqui

Banner (1080 x 1080 px)
Útimas Notícias
Categorias