O debate começa às 20h e será realizado por um pool formado pela Band, TV Cultura, UOL e Folha de São Paulo
A Band realiza o primeiro debate do segundo turno com candidatos que disputam a Presidência da República. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) ficarão frente a frente neste domingo (16), às 20h.
O debate será realizado por um pool formado pelo Grupo Bandeirantes com todos os seus veículos: os canais Band, BandNews TV, Agromais, Empreender e Terraviva, as rádios Bandeirantes e BandNews FM, além da TV Cultura, Folha de São Paulo e UOL.
Uma parceria com Google e Youtube vai ajudar a ampliar o alcance do programa nas redes. O sinal do debate será retransmitido ainda pelo canal CNN Brasil e por centenas de rádios e TVs públicas espalhadas pelo país.
A mediação será feita por jornalistas da Band nos dois primeiros blocos e por jornalistas do pool no último bloco. Mais uma vez, o debate será essencial para o eleitor conhecer melhor as propostas de cada candidato e decidir que número irá apertar nas urnas no dia 30 de outubro.
Regras
O formato do debate vai garantir vários confrontos diretos entre Lula e Bolsonaro. Quem responde deverá controlar o tempo dividido entre resposta e tréplica.
“As regras aprovadas são muito boas, flexíveis, elas darão aos candidatos todas as condições e tempos suficientes para que eles expressem suas opiniões, mostrem seus estilos e seus programas. Na verdade, eles ocuparão cerca de 80% desse debate perguntando, respondendo, replicando ou treplicando”, adianta Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo da Band.
No primeiro bloco os candidatos, por ordem de sorteio, terão um minuto e meio para responder a uma pergunta feita por um dos mediadores do debate. Bolsonaro será o primeiro a responder.
Na sequência haverá o primeiro confronto direito. Cada um terá 15 minutos para administrar entre perguntas, repostas, réplicas e tréplicas. Lula abre o confronto.
No segundo bloco, os candidatos responderão perguntas de quatro jornalistas do pool formado por Band, TV Cultura, UOL e Folha de São Paulo. A resposta terá duração de um minuto e meio. Os dois candidatos respondem as mesmas perguntas, em ordem definida por sorteio. Não haverá comentário e nem réplica.
No terceiro bloco, os candidatos respondem perguntas programáticas de jornalistas do pool. Eles terão um minuto e meio para a resposta.
Logo depois há novo confronto direito com 15 minutos para administrar entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Bolsonaro abre o confronto.
Na sequência, cada candidato tem um minuto e meio para a sua despedida. Bolsonaro será o primeiro a se despedir, conforme sorteio.
Confronto
Lula já avisou a auxiliares que vai partir para o confronto com o presidente Jair Bolsonaro (PL), mas sem subir o tom. Apenas responderá aos ataques do adversário de forma calma e sem irritação, segundo apurou a Band.
Bolsonaro se mostra tranquilo para o confronto com o ex-presidente no debate deste domingo. “Da minha parte, tranquilo. Tenho o que mostrar. Tenho o que comparar. Como falei para vocês aqui, ele não é o pai dos pobres? Quem é que atendeu melhor os pobres do Brasil? Eu ou ele?”, disse Bolsonaro.
Sala digital
A Sala Digital, que o público conheceu na cobertura do primeiro debate com os candidatos à presidência, parceria da Band com o Google e YouTube, mostrará em tempo real o interesse sobre temas importantes, assuntos mais procurados e sobre os candidatos.
Ao lado do estúdio principal do debate, a Sala Digital irá proporcionar uma experiência imersiva do público. “As pessoas vão poder acompanhar os dados de buscas em tempo real e como cada candidato está reagindo, procurando ou informações que estão sendo discutidas no evento”, diz Ticiani Aguiar Almeida, head de tecnologia da Vibra Digital, empresa de tecnologia e estratégia digital do Grupo Bandeirantes.
Acesse: band.com.br/trends
“Estamos monitorando 262 temas diferentes, temos mais de 100 visualizações disponíveis para as pessoas consultarem. Além dessa experiência de estar fisicamente na sala digital com os convidados e jornalistas, vamos disponibilizar para o usuário acompanhar no Band.com.br”, comenta Ticiani.
A head de tecnologia da Vibra Digital reforça que no portal da Band estará disponível o volume de buscas com os nomes dos candidatos, temas relacionados ao debate como emprego, corrupção e combate à fome.
Durante o final de semana, haverá entradas nas telas da Band, BandNews TV e canal do Band Jornalismo no Youtube com informações sobre o debate, mas os dados estarão disponíveis em uma aba especial no site da Band, que o usuário já pode acessar as informações que foram coletadas até o momento.
“A gente vai disponibilizar uma aba de trends no portal da Band e vai ter muito conteúdo. Olhar em tempo real como está a interação e os temas mais buscados. Às vezes a gente vai estar mostrando na tela os termos mais buscados sobre política, mas caso o usuário queira saber sobre economia, por exemplo, a informação vai estar disponível no portal”, informou a head de tecnologia da Vibra Digital, Ticiani Aguiar Almeida.