Além de exigir a nota fiscal, mesmo nas compras virtuais, o consumidor precisa ficar atento aos prazos de entrega, troca e devolução de mercadorias.
Com a proximidade da Black Friday, que será realizada nesta sexta (25), a Gerência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Caruaru) alerta os consumidores sobre os cuidados com as compras nesse período de grandes ofertas. Quem pretende aproveitar a oportunidade para comprar em lojas físicas ou mesmo pela internet, é necessário ficar atento a alguns detalhes.
É essencial planejar e definir, antecipadamente, o que se deseja comprar, o quanto se pode gastar e evitar as compras por impulso para não apertar o orçamento. “É muito importante que o consumidor já venha acompanhando o preço do produto que deseja comprar, há um bom tempo, para saber se no período da Black Friday a diferença de valor será benéfica ou não. O indicado é evitar parcelar muitas vezes a compra, para não comprometer sua saúde financeira”, destaca o gerente do Procon Caruaru, Nyverson Moura.
Além disso, o consumidor precisa ficar atento ao valor de frete, prazos de entrega, troca e devolução de mercadoria. Vale lembrar que muitas promoções realizadas nesse período são para compras em espécie, ou para pagamento em parcela única, à vista. E, para quem não sabe, independente do produto estar em promoção, todas as condições de garantia devem permanecer.
“No caso das compras pela internet, o consumidor tem o prazo de sete dias para desistir do produto. É o chamado prazo de arrependimento. Caso a compra seja presencial, o prazo de arrependimento só existe se for ofertado pelo lojista. Para isso, é necessário exigir o comprovante por escrito”, enfatiza Nyverson.
Sobre os cuidados com as compras em lojas virtuais, a orientação é que o consumidor verifique o site oficial, antes de realizar a compra. É preciso ficar atento também a golpes por links falsos em redes sociais, que aparecem em forma de anúncios de forte apelo atrativo, com preços abaixo dos praticados pelo mercado.
Serviço:
Em Caruaru, o consumidor que se sentir lesado pode procurar o Procon municipal e fazer o registro da ocorrência através da plataforma Caruaru Digital, pelo https://caruaru.pe.gov.br, ou mesmo pelo telefone (81) 3727-0289 e WhatsApp (81) 9 8384-5909.
O Procon Caruaru funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, na rua Floriano Peixoto, 147, Centro.