Segundo avaliação da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON, a Câmara Municipal de São Bento do Una alcançou o primeiro lugar no Índice de Transparência no Estado de Pernambuco.
O vereador Avanildo Cavalcante, presidente da Casa, frisou que “Além de ser um direito do cidadão, a transparência na administração pública é uma ação sólida que possibilita, de fato, a fiscalização e o controle social, bem como viabiliza a participação da sociedade na tomada de decisões”.
LEIA TAMBÉM: Nova edição da Radiola de Ficha será domingo (05/02) em São Bento do Una
Cabe mencionar que o levantamento nacional da transparência foi realizado, em 2022, pelo Sistema Tribunais de Contas, e alcançou todos as câmaras de vereadores de Pernambuco.
Destaca-se que os critérios adotados refletem as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, especialmente na parte alterada pela Lei de Transparência da Gestão Fiscal, a Lei de Acesso à Informação e a Lei das Ouvidorias.
Nesse contexto, a Câmara Municipal de São Bento do Una obteve 95,62% de índice de transparência e atingiu 93,75% dos critérios essenciais. Diante disso, é considerada a Casa de Leis de São Bento do Una obteve o maior índice de transparência entre as câmaras de Pernambuco, conforme os dados do Radar Nacional da Transparência Pública.