Com o objetivo de fortalecer as ações de assistência social e combater a insegurança alimentar no Estado, a governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (24), a cozinha comunitária Evalda Maria Gonçalves de Albuquerque, no município de Passira, no Agreste Setentrional. Com a entrega, Pernambuco alcança a marca de 24 unidades cofinanciadas pela gestão estadual este ano e passa a contar com 79 equipamentos em todo o território pernambucano. A iniciativa é umas das ações do programa Pernambuco Sem Fome, que teve seu Projeto de Lei encaminhado para a Assembleia Legislativa de Pernambuco esta semana.
“Toda equipe do Governo tem trabalhado muito com a superação da fome e da pobreza em nosso Estado. Infelizmente, ainda temos muitas pessoas que têm dificuldade em saber o que vão comer na próxima refeição. Fico extremamente feliz em poder inaugurar um equipamento que vai atender a população mais vulnerável, ofertando 200 refeições diárias”, destacou Raquel Lyra. A cozinha comunitária também ofertará capacitação e qualificação, promovendo a geração de emprego e renda para a comunidade.
Para cofinanciar a abertura e a manutenção de 101 novas cozinhas, a gestão da governadora Raquel Lyra triplicou a pactuação de verba para os municípios, passando de R$ 10,9 milhões (em 2022) para R$ 29,2 milhões (em 2023). O objetivo é que Pernambuco alcance o total de 156 cozinhas em 154 municípios – Lagoa do Carro e Serra Talhada têm duas unidades cada.
“Graças à articulação do Governo de Pernambuco junto aos municípios, a rede de cozinhas comunitárias tem se expandido continuamente. Isso demonstra o caráter de prioridade que a política de segurança alimentar e nutricional alcança na gestão da governadora Raquel Lyra”, acrescenta o titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), Carlos Braga.
O prefeito de Passira, Severino Silvestre, agradeceu o empenho e parceria do Governo do Estado. “Sabemos do compromisso de toda equipe do Governo com a população do nosso município. Estou muito feliz por tudo isso que a governadora tem feito pela nossa cidade. Vamos trabalhar juntos fazendo com que a fome suma do nosso Estado”, declarou.
O nome da cozinha homenageia Evalda Albuquerque, figura de relevância na sociedade passirense. Formada em Biologia, ela foi professora e dividia a atenção entre a carreira profissional, o cuidado com a família e o trabalho comunitário.
Beneficiário da cozinha comunitária, Edemir Rodrigues, 48 anos, está desempregado e enfatizou a importância da distribuição do alimento para a população em situação de vulnerabilidade. “Essa cozinha é uma ajuda pra mim e para todas as pessoas com dificuldade, que às vezes não têm nada o que comer. Estão de parabéns a governadora, o prefeito e toda a equipe”, enfatizou.
Além de Passira, o Governo de Pernambuco também inaugurou em 2023, cozinhas comunitária nos municípios de Jatobá, Chã de Alegria, Itapetim, São Vicente Férrer, Catende, Manari, Santa Cruz da Baixa Verde, Mirandiba, Solidão, Tuparetama, Amaraji, Camutanga, Ferreiros, Salgadinho, Sanharó, Saloá, Quipapá, Chã Grande, Carnaíba, Cabo de Santo Agostinho, Lagoa do Ouro, João Alfredo e Brejão.
FEIRA DE BORDADOS — Ainda no município, a chefe do Executivo estadual prestigiou a 35ª edição da tradicional Feira do Bordado Manual de Passira (Febomap). Durante o evento, os visitantes puderam explorar uma variedade de estilos e técnicas de bordado, desde os tradicionais até os mais modernos. Há uma ampla seleção de produtos, incluindo roupas, acessórios, decoração para o lar, cama, mesa, banho e artigos para bebê.
Estiveram presentes acompanhando as agendas o secretário executivo da Casa Civil, Rubens Júnior; o assessor especial da governadora, José Pereira; o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, André Teixeira; o presidente do SEBRAE Pernambuco, Murilo Roberto; os deputados estaduais Cléber Chaparral, Eriberto Filho e Aglailson Victor; os prefeitos Zé de Veva (Salgadinho), Danilson Gonzaga (Feira Nova), Josafá Almeida (São Caetano), Janjão (Bom Jardim), Juliana de Chaparral (Casinhas), Biu Abreu (Orobó), Mariana Medeiros (Cumaru); e o presidente da Câmara de Vereadores de Passira, Antônio Luiz.
Fotos: Janaína Pepeu/Secom