Notabilizada como a ‘Voz do Agreste’, mas especialmente como a ‘Voz do Agro’ em Pernambuco, a deputada estadual Débora Almeida (PSDB) participou da audiência pública em defesa da bacia leiteira’, realizada na manhã desta terça-feira, 02 de Abril, no auditório Sérgio Guerra, nas dependências da Alepe.
No espaço, os produtores debateram sobre a desvalorização do setor e a “invasão” de produtos importados de outros estados como a mussarela, o leite em pó e diversos produtos lácteos, em uma concorrência desleal com o produtor local.
Com uma pauta que vem sendo defendida por seu mandato desde 2023, quando assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa e até mesmo anterior a este, durante a sua campanha eleitoral em 2022, a defesa dos produtores é uma bandeira presente, não apenas no discurso mas nas ações da deputada sãobentense, que também tem origem familiar na produção rural.
Dentre outras propostas apresentadas pela parlamentar, uma das mais aclamadas pelos presentes, foi a sugestão da colocação de uma exigência nos incentivos fiscais para o varejo e os atacados, no sentido de que estes só recebam os benefícios do Estado, se comprarem um percentual dos produtos lácteos oriundos dos produtores pernambucanos.
Débora comentou ainda que, através do seu mandato, foi enviada para o Governo uma proposta de desburocratização da Adagro. Ela opinou acerca da necessidade da consolidação das leis do estado relacionadas à licença sanitária, que atualmente é de um ano e que possa ser estendida para cinco anos: “A fiscalização criada sob uma legislação antiquada, atrapalha a produção, é confusa para o produtor e até mesmo para o fiscal, que traz exigências absurdas, desnecessárias, que atrapalham a produção!” declarou a deputada.