Municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão terão redução nas Câmaras Municipais. Medida já vale para eleição de outubro e também afeta o Recife.
12 cidades do interior de Pernambuco terão redução no número de vereadores a partir de 2025. A mudança nas Câmaras Municipais se dará por causa da redução na população desses municípios apontada no Censo 2022 do IBGE. O Recife também será afetado.
A redução ocorre porque a quantidade máxima de parlamentares municipais é calculada proporcionalmente de acordo com o número populacional de cada município.
No relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2022, essas cidades apresentaram diminuição populacional em relação ao censo anterior, de 2010, reduzindo, portanto, o número de representantes.
A mudança na quantidade de parlamentares eleitos já vale no pleito de outubro deste ano. Veja as cidades que terão diminuição no número de vereadores no interior de Pernambuco em 2025:
- Água Preta, no Agreste (de 13 para 11 vereadores);
- Carpina, na Zona da Mata Norte (de 17 para 15 vereadores);
- Ipubi, no Sertão (de 13 para 11 vereadores);
- João Alfredo, no Agreste (de 11 para 9 vereadores);
- Joaquim Nabuco, na Zona da Mata Sul (de 11 para 9 vereadores);
- Lagoa dos Gatos, no Agreste (de 11 para 9 vereadores);
- Mirandiba, no Sertão (de 11 para 9 vereadores);
- Saloá, no Agreste (de 11 para 9 vereadores);
- Santa Cruz, no Sertão (de 11 para 9 vereadores);
- São Bento do Una, no Agreste (de 15 para 13 vereadores);
- Triunfo, no Sertão (de 11 para 9 vereadores);
- Vicência, na Zona da Mata Norte (de 13 para 11 vereadores).
O Recife perderá dois vereadores, saindo dos 39 atuais para 37 parlamentares em 2025.
Conforme apontou o g1, o novo número deve ser atualizado na Lei Orgânica dos municípios. Além disso, juízes eleitorais estão enviando ofícios às câmaras municipais para que elas informem o número de vagas que vão entrar em disputa durante as eleições deste ano.