A Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco deflagrou nesta quinta-feira, dia 20, a Operação Fim da Balada, ocasião em que foi cumprido um mandado de busca e apreensão, em Paulista, na Região Metropolitana de Recife, na instrução de investigação relacionada à tentativa de adulteração de dados cadastrais no SISFGTS. No local foi apreendido um disco rígido de computador e um smartphone.
A operação é fruto de informações repassadas pela Caixa Econômica Federal, que identificou alterações cadastrais suspeitas no cadastro de uma beneficiária do FGTS, e, após a verificação da falsidade dos lançamentos, em tempo hábil, conseguiu evitar a realização do saque fraudulento de valores de conta do FGTS.
Efetuada a comunicação à Polícia Federal, foram realizadas investigações que culminaram com a identificação e localização do possível responsável pelas alterações cadastrais, o que ensejou a expedição do mandado cumprido nesse dia. Em tese, o investigado responderá pelo crime de furto qualificado realizado por meio eletrônico ou informático, na modalidade tentada, previsto no Art. 155, § 4º-B c/c Art. 14, II, ambos do Código Penal Brasileiro.
O nome da operação – Fim da Balada – é uma alusão à profissão do investigado, que atua como DJ.