Vitória! Com 16.321 votos, o atual prefeito de São Bento do Una, Alexandre Batité confirma o favoritismo e garante sua reeleição com mais de 4 mil votos à frente. O candidato derrotou Zé de Almeida, que obteve 12.239 votos. O vice é novamente Paulo Renato (Republicanos) e os dois fazem parte da coligação São Bento do Una no Coração, a qual conta com a participação do MDB, PSB, PL e Republicanos.
Emocionado, Batité agradeceu a confiança e garantiu que vai trabalhar muito mais no segundo mandato. “Nós vamos mudar a história de São Bento do Una”, garante. Para ele, a sua vitória é a prova de que a politica é boa e qualquer pessoa pode se candidatar, independente da origem. “Alexandre Batité ensinou a São Bento do Una que um filho de um simples agricultor pode ser político basta ter caráter e vontade de trabalhar”.
O município de São Bento do Una no agreste pernambucano, administrativamente é composto pelos distritos sede e Espírito Santo, e pelos povoados de Jurubeba, Pimenta, Queimada Grande, Maniçoba e Gama. Como tem menos de 200 Mil eleitores, a eleição municipal não tem segundo turno.
LEIA TAMBÉM: Colabore com a campanha em prol as crianças da comunidade quilombola do Imbé.
Quem é Alexandre Batité
Alexandre Batité, 53 anos, foi eleito prefeito pela primeira vez em 2020, com 43,45% dos votos válidos, e com um total de 11.198 eleitores. Sem parentes políticos, empresário do ramo alimentício, ingressou na política em 1989. Foi durante seu trabalho na igreja, onde se envolveu com movimentos sociais, onde teve seu primeiro contato com a política. Em 2004 quando o Padre Aldo foi candidato a prefeito, Batité ajudou a coordenar a campanha, tendo posteriormente assumido diversas funções dentro da prefeitura, o credenciando a ser candidato a vice-prefeito durante a última gestão municipal.
No segundo mandato, seu objetivo é dar continuidade ao trabalho que vem fazendo de modernização do município. São Bento do Una é destaque nacional na área da educação, tendo garantido nos últimos quatro anos, a recomposição da aprendizagem dos estudantes pós – pandemia e com ótimos resultados no IDEB (em comparação a anos anteriores), baixos índices de evasão escolar, além da implantação dos projetos: Inglês Com Música, Por um Mundo Com Mais Poesia, Escola Para a Vida, Infância de Primeira e Maratona Online de Matemática.
Outro destaque é na segurança pública. A gestão de Batité investiu na criação da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (UNATTRAN) e a Guarda Cívil Municipal (GCM). Foi implantado o Plano Municipal de Segurança Pública. Dessa forma, tem seguido à risca o cumprimento da legislação federal e, com base na Lei 13.022/2014, já deu os primeiros passos para a reformulação do trabalho da GCM, aguardando a aprovação da PEC 57/2023 para surgir uma futura Polícia Municipal.