“Vivendo a terceira idade consciente, atuante e saudável”, foi desenvolvido por estudantes do curso de Engenharia de Alimentos. Outros Cras devem ser contemplados
Estudantes do curso de bacharelado em Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), desenvolveram o projeto de curso “Vivendo a terceira idade consciente, atuante e saudável”, com os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Boa Vista, aprovado no Edital Nº 04/2023, do Programa Institucional de apoio a cursos de extensão em educação continuada da Pró-reitoria de Extensão e Cultura.
A programação contemplou duas fases, incluindo discussões sobre os temas relacionados ao Estatuto do Idoso e alimentação saudável. As atividades tiveram início em outubro deste ano, com finalização do projeto nesta sexta-feira (08). “A experiência com o projeto foi bastante enriquecedora. No início tivemos alguns desafios, pois o público não nos conhecia, então a gente teve que conquistar os idosos para que eles pudessem se motivar com as atividades. A partir do momento que conseguimos conquistá-los, tivemos cada vez mais adesão. Também aprendemos muito com as histórias partilhadas. Toda a experiência foi bastante gratificante para nós”, comemora a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, Milene Gomes.
O projeto teve como objetivo desenvolver o pensamento reflexivo e crítico sobre os temas abordados, por meio do resgate da memória alimentar e da discussão de informações sobre os alimentos importantes a serem consumidos na terceira idade. As temáticas foram abordadas através de oficinas, rodas de conversas, visita ao Museu do Queijo Coalho, finalizando com uma confraternização. A iniciativa se caracterizou como um projeto piloto, pois o curso tem a intenção de levar a proposta para as demais unidades dos CRAS existentes em Garanhuns.
Fotos: Hilton Marques