Superlua vai poder ser vista de qualquer lugar do país, sem equipamento. Fenômeno acontece quando coincide a fase cheia do astro com a fase em que está mais próxima da Terra.
Moradores de Arcoverde , Sertão de Pernambuco estão na expectativa para ver o fenômeno da “Superlua Azul” previsto para está segunda-feira (19). O município é privilegiado e está na lista das dez cidades que tem o melhor céu para observação no Brasil, de acordo com o ranking do Observatório Nacional do Rio de Janeiro.
O fenômeno ocorre quando a Lua está em fase cheia e coincide com o perigeu, período em que ela se aproxima da Terra. Com isso, ela parece maior e mais brilhante no céu. Esse evento ocorre uma vez a cada dois anos, e nesta segunda-feira poderá ser visto de qualquer lugar do Brasil.
Veja como observar a superlua
A previsão é que a Lua apareça no céu a partir das 15h25. No entanto, a melhor visualização será ao anoitecer. Não será necessário qualquer equipamento para observar. Pelo contrário, a olho nu, ela parecerá enorme e brilhante no céu.
Os especialistas alertam que a observação precisa ser feita em locais sem nebulosidade. Nesta segunda-feira (19), em Arcoverde, a previsão é tempo parcialmente nublado com temperaturas entre 17º e 28º.
“Tá meio nublado hoje, a previsão do tempo para este horário, pode ser com algumas nuvens. Temos câmeras em Arcoverde, Custódia e Mimoso. Vamos conseguir captar imagens”, disse Marlon Tenório da Associação Astronômica de Arcoverde.