Com incentivo da Lei Rouanet, o projeto que contempla publicação do artista pernambucano ganha podcast especial que discute arte, cultura e resistência popular
O projeto “Pernambuco: Folclore e Folguedos”, que vem percorrendo o Brasil com uma proposta itinerante de celebração da cultura popular, lançou recentemente uma série de podcasts que promete aproximar ainda mais o público das tradições pernambucanas. Disponíveis no site da ADCE Produção Cultural (www.adceproducao.
No primeiro episódio, o público é apresentado ao próprio Pedro Índio, autor das 35 obras que compõem o livro, ao lado do radialista e escritor José Mário Austregésilo. A conversa destaca a moderna e a paixão que permeiam as narrativas visuais e textuais da publicação, conduzidas pela radialista Lina Fernandes. Já o segundo episódio foca nos bastidores do projeto, com relatos das produtoras culturais Dora Dimenstein e Ângela Santana. Elas consultam os desafios e conquistas da execução, além de dicas para quem deseja transformar ideias culturais em realidade. O terceiro episódio celebra o impacto do folclore nas artes e na educação, com a participação da atriz Iris Campos e da cantora Ana Paula Guedes. Suas histórias pessoais conectam as tradições populares às comunidades que se moldaram, como o Morro da Conceição e o Bonsucesso, em Olinda.
O quarto episódio aborda o potencial do folclore no turismo. O historiador e turismólogo Braulio Moura explica como as manifestações culturais pernambucanas impulsionaram a economia criativa, com dados e exemplos que fortalecem a conexão entre cultura e desenvolvimento econômico. Mas, ainda serão lançados mais dois episódios que trarão novos olhares sobre a cultura popular, manifestações do Nordeste e sobre o próprio projeto, edição final da série de podcasts que conta com a participação da equipe que integrou o processo itinerante fora do estado: as produtoras Dora Dimenstein e Ana Maria Silva da ADCE Produção Cultural (produção executiva e gestão administrativa), a consultora de comunicação Ivelise Buarque (Assessoria de Imprensa) e a produtora Ângela Santana (coordenação de produção).
Com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio do Instituto Cultural Vale e Eletrobrás , o projeto reafirma o papel da arte e da tradição como elementos centrais da identidade pernambucana com uma iniciativa diversificada proposta pela ADCE que contou nesse processo com o apoio cultural da Mirada e da organização Macassar. A produção dos podcasts envolve ainda a Zest Artes e Comunicação de Taciana Oliveira, a jornalista e radialista Lina Fernandes (apresentação e produção) e gravação e edição de Admilson Rufino do One Estúdio. Para conferir a série completa, basta acessar o site da ADCE ou seguir o Instagram @
Sobre Pedro Índio – Pedro Índio é um renomado artista visual de Olinda, Pernambuco, conhecido por sua dedicação à preservação e promoção das tradições culturais nordestinas. Com um estilo marcante que mescla realismo e simbolismo, Índio retrata em suas obras manifestações populares como o Maracatu, Frevo, Pastoril e Ciranda. Suas criações em óleo sobre Eucatex capturam a essência das danças, dos ritos e das celebrações, buscando preservar o legado e a história dos folguedos pernambucanos. Além de artista, Pedro Índio também é pesquisador, empenhado em difundir a cultura regional e em torná-la acessível a públicos diversos.