Assisão recebeu diploma de doutor honoris causa pela UFRPE

Assisão recebeu diploma de doutor honoris causa pela UFRPE

Noite de festa e cultura em Serra Talhada com a cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa a Francisco de Assis Nogueira, o Rei do Forró, Assisão, na última sexta-feira (14). A Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST) realizou o momento histórico, concedendo o primeiro título do campus na capital do xaxado. Anunciando que o forró está presente, Assisão recebeu seu diploma das mãos da reitora Maria José de Sena, que quebrou o protocolo e dançou um forrózinho junto ao novo doutor. As informações são do portal Farol de Notícias.

A reportagem do Farol de Notícias, que esteve no evento e acompanhou todos os detalhes, também conversou rapidamente com o homenageado antes da cerimônia. Ele comentou que estava feliz e tranquilo ao lado de sua família, amigos e nomes influentes do forró. O cantor e compositor com mais de 60 anos de carreira foi recebido com festa e muitas solicitações de fotos pelos admiradores presentes.

Serra-talhadenses de diversos segmentos prestigiaram o evento que lotou a quadra da universidade. Vereadores, secretários de governo, e imortais da Academia Serra-talhadense de Letras. Compondo a mesa de honra ao lado do homenageado estiveram presentes a reitora da UFRPE Maria José de Sena, os gestores da UAST Adriano do Nascimento Simões e Maria do Socorro de Lima, assim como pró-reitores e professores da Federal Rural, a prefeita Márcia Conrado e o presidente da Câmara de Vereadores Manoel Cassiano.

A comissão de honra que conduziu Assisão até a mesa de autoridades foi composta por sua esposa Marinalda Ferreira; Alexandrino de Barros; Maria do Socorro; o escritor e historiador Anildomá Williams; o cantor e compositor Flávio Leandro; Roberto Flávio; o cantor Henrique Brandão; Célio Antunes; Paulo Barros; o vereador e servidor federal Francisco Pinheiro; a professora Paula Santana – responsável pela pesquisa para a indicação do título; a discente Ruth Barbosa e o servidor terceirizado Domingos Sávio.

A reitora Maria José de Sena exclamou que, para a UFRPE, esta outorga foi um momento importante e de muita alegria de conceder o mais alto grau honorífico da academia para uma das maiores personalidades do Sertão de Pernambuco. Ainda em seu discurso, ela destacou as políticas de interiorização das universidades e a necessidade dos campus se adequarem à cultura local e regional de onde estão inseridos.

Nós interiorizamos, não estamos mais só na capital, estamos aqui no Sertão. Temos que ter um olhar para as pessoas aqui do Sertão. Então, não tinha como não aprovar nos conselhos superiores da universidade a Assisão, que é um patrimônio da cultura brasileira. Se tratando de Pernambuco, ele é um patrimônio do nosso forró. Então, conhecendo a história de Assisão, sua luta para que o forró continuasse vivo em Pernambuco e no Nordeste. Então, para a gente é um momento extremamente especial, de muita grandeza e de reconhecimento”.

Doutor Assisão relembrou ao longo das homenagens que seu pai profetizava desde sua infância que seria um doutor, mesmo deixando a medicina para se dedicar ao dom musical que herdou dos Nogueira. Ao final, terminou seu discurso anunciando que o forró está presente e cantou um de seus grandes sucessos Peixe Piaba, com o coro dos presentes.

A cultura de qualquer município, de qualquer estado, de qualquer país é a alavanca forte. Está no comércio, está na alegria, na recreação, está em toda parte. Eu decidir viver com a cultura, sabendo que com a cultura não se ganha muito dinheiro. Mas dá muito para se manter. E um dia eu perguntei ao meu pai: papai, por que é que o povo diz que eu não vou ser nada? E ele dizia: ‘não, meu filho, você vai ser doutor’”.

A prefeita Márcia Conrado confessou a emoção de ver um de seus ídolos recebendo tamanho reconhecimento. Em seu discurso, com tom poético, a gestora homenageou Assisão pelo legado que inspira e ensina os jovens serra-talhadenses o forró e a cultura da cidade.

“Hoje Serra Talhada se veste de orgulho e emoção. Nesta noite, o Sertão inteiro se encontra aqui no coração da Uast para celebrar a vida e obra de um homem que transformou a nossa cultura em poesia. A nossa luta em canto e a nossa história em forró. Assisão, a voz do Sertão, o coração do Brasil. Assisão cantou o amor, a fé, o humor, e a esperança do sertanejo. Cantou a seca e a fartura, a saudade e a alegria. Com a coragem daqueles que acreditam no impossível, fez da sua música uma ponte entre gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *