Data também celebra aniversário do ex-deputado federal José Mendonça, fundador do clube. Se estivesse vivo, a Baraúna do Agreste completaria 87 anos
Fundado no dia 18 de janeiro de 2005, pelo então deputado federal José Mendonça Bezerra, o Belo Jardim Futebol Clube (BJFC), completa 18 anos de história nesta quarta-feira. A data também marca o aniversário do fundador, a Baraúna do Agreste, que se estivesse vivo, hoje completaria 87 anos.
“Tudo começou com o deputado Zé Mendonça, e hoje, nós damos sequência a esse sonho iniciado por ele, garantindo a representação de Belo Jardim no cenário esportivo do Estado, incentivando e revelando atletas através dos nossos projetos sociais”, congratulou Cacá Maciel, presidente do BJFC.
O Belo Jardim entra em campo hoje, nos Aflitos, para enfrentar o Náutico. A partida terá início às 19h, válida pela quarta rodada do Campeonato Pernambucano.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Belo Jardim divulga programação da Festa de São Sebastião
História
O Belo Jardim iniciou sua trajetória esportiva na Série A2 do Campeonato Pernambucano e na Copa Pernambuco, em 2005. No ano seguinte, conseguiu seu primeiro acesso para a 1° divisão do estadual, ficando em 3° colocado.
Em 2007, a equipe foi rebaixada pela primeira vez para a segunda divisão, onde permaneceu durante entre os anos 2008 a 2010, até conseguir novamente o acesso em 2011.
Em 2012, o Calango se manteve na elite do futebol pernambucano, terminou a competição em 7° lugar. Já em 2013, a equipe foi novamente rebaixada para a Série A2, onde permaneceu durante o ano de 2014.
E, finalmente, em 2015 o clube conquistou seu primeiro título da história, a Série A2 do Campeonato Pernambuco. A final foi disputada no Estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão. O Belo Jardim venceu o Vitória-PE por 1 a 0, gol de Eduardo Erê.
Em virtude da excelente campanha realizada em 2017, o Calango conseguiu o inédito acesso para a Série D do Campeonato Brasileiro em 2018, primeira competição nacional a qual o time alviverde belo-jardinense disputou.
No mesmo ano a equipe voltou a Série A2 do PE e em 2019, devido à dificuldade em conseguir apoio e patrocinadores e a crise financeira, o Clube não participou da competição.
Em 2022, o Belo Jardim conquistou o acesso à elite do futebol e o vice-campeonato da Série A2 do Campeonato Pernambucano.