Boi Brazinha: Tradição, alegria e brilho nas ruas de Belo Jardim

O Boi Brazinha está no cenário cultural de Pernambuco desde 2016 e está de volta às ruas de Belo Jardim neste domingo (23), junto ao cortejo que faz parte do Encontro de Blocos na cidade.
Neste domingo (23), às 15h na Praça do São Pedro, o Boi Brazinha retorna às ruas de Belo Jardim para participar do Encontro de Blocos da cidade. O cortejo promete reviver a energia e a magia dessa tradição, envolvendo crianças, famílias e toda a comunidade.
LEIA TAMBÉM: Convocação para Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária da Coopave
Carnaval tá ON! Confraria Sonora chega com tudo para agitar Belo Jardim
A história do Boi Brazinha conflui com a trajetória de seu fundador, Rudah Brazileiro. Desde seu primeiro ano de vida, Rudah demonstrou uma paixão genuína pela brincadeira do Boi Bumbá, acompanhando o cortejo do Boi da Gente, em Belo Jardim, e participando do Encontro de Boizinhos da Rua da Boa Hora, em Olinda, como brincante.
O fascínio pelo boi era tão grande que Rudah passou a enxergar a figura do boi em todos os seus brinquedos. Com uma bacia, pedaços de pano e qualquer objeto que lembrasse um chifre, ele criava sua própria representação do boi e rodopiava pela sala de casa. Antes de completar dois anos, o artista plástico e padrinho, Adones Valença, fundador do Boi da Gente, presenteou Rudah com um pequeno boi. A partir daí, surgiu a oportunidade de levar o brinquedo para a rua e reunir crianças em torno da brincadeira. O boi recebeu o nome de Brazinha, fazendo alusão à brasa acesa de uma fogueira, com o “Z” característico do sobrenome da família Brazileiro.
O incentivo e o apoio de Ana Flávia, mãe de Rudah e artista belojardinense, e de Ricardo Brazileiro, pai e grande entusiasta da cultura popular, fortalecem cotidianamente o projeto. Ao lado dos irmãos Ravi e Maya, a brincadeira tornou-se um símbolo de alegria e envolvendo pessoas da cidade de Olinda e Belo Jardim.
Em 2016, movido pelo desejo de brincar de boi em todas as oportunidades, o Boi Brazinha realizou um pequeno cortejo nas prévias de Carnaval de Belo Jardim, no Encontro de Bois, ao lado da Vaca Profana e do Boi da Gente. No mesmo ano, participou do Carnaval no bairro da Cidade Tabajara, em Olinda, e, na quarta-feira de cinzas, marcou presença no tradicional Encontro de Bois da Rua da Boa Hora, organizado por Dona Dá, em Olinda.
Nos anos seguintes, o cortejo do Boi Brazinha se consolidou como um dos principais eventos culturais da cidade de Belo Jardim, destacando-se especialmente pelo aumento significativo de crianças que se envolvem a cada edição. Esse crescimento não apenas fortalece a tradição da brincadeira do Boi, mas também reflete o compromisso de promover o acesso à arte e à cultura popular. Um ponto importante desse processo é o crescente engajamento das escolas locais, que, ao participarem do cortejo, contribuem para a ampliação do evento e para a troca de saberes entre as comunidades, concretizando o propósito de democratizar a cultura e ampliar suas ações educativas.
Há dois anos, o Boi Brazinha começou a visitar o Lar dos Idosos de Belo Jardim durante o carnaval da instituição que acontece na véspera do cortejo. Essa ação já se tornou uma tradição no calendário do Boi, dada a importância social e artística que ela representa. Essas visitas proporcionam aos idosos uma chance de vivenciar um pouco do clima festivo do carnaval da cidade, além de terem a presença animada do Boi Brazinha em seu dia a dia.
A programação de 2025 conta com a Orquestra Cabeça de Tambor, criada pelo músico Gledson Lamartine, que acompanha os cortejos do Boi desde 2018. Somando energia ao desejo, o mini trio, a recreação com Tia Layza e Tia Karina e a distribuição de guloseimas
O bloco mantém, ainda, suas atividades no bairro da Tabajara, em Olinda, reafirmando seu compromisso com a cultura popular, a tradição do boi e o fomento da brincadeira em diversos espaços da arte e de efervescência cultural.
Nova Identidade Visual e Comunicação A nova identidade visual do Boi Brazinha foi criada por Filipe Carvalho, trazendo ainda mais cor e energia para a manifestação cultural. Além disso, as redes sociais do bloco são movimentadas pela emoriô comunicação, sob a coordenação de aline sou, artista belojardinense comprometida com a valorização da cultura do território.
Serviço:
Encontro de Blocos – Boi Brazinha, Vaca Profana, Boi da Gente e Bloco Jardim de Cores
Onde: Concentração na Praça do São Pedro (Belo Jardim – PE)
Quando: Domingo, 23 de fevereiro, às 15h
Ficha técnica:
Idealização/Produção: Ana Flávia | @aninhaflaviacs e Ricardo Brazileiro | @rbrz
Identidade visual: Filipe Carvalho | @filipesoueu
Comunicação/Redes sociais: aline sou | @alinesou___ [emoriô comunicação]
Parceria/Apoio: Prefeitura Municipal de Belo Jardim, Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo,
Nilton Senhorinho
Escolas parceiras: Educandário Dom Hélder Câmara, Espaço Tia Layza, Escola Francisco Martins e
Educandário Djanira Germano
Vista sua fantasia! Venha brincar e brilhar com o Boi Brazinha!
Para + informações: @boibrazinha.
(81) 9.9952 2332 (Ana Flávia)
(81) 9.8203-3920 (aline sou)
Conheça nosso instagram clicando no botão a baixo: