Com o tema “Tabaco: Uma Ameaça ao Meio Ambiente”, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde e da Coordenação de Políticas Estratégicas, realizou, na manhã desta terça-feira (31), no Caps AD, a I Roda de Diálogo sobre o Tabagismo, que tem como objetivo refletir sobre o dia Internacional de Combate ao Tabaco, comemorado hoje.
Na ocasião, estiveram presentes o médico psiquiatra Dr. Tunai Galvão, Dr. Valter Sousa, usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), médicos da Atenção Básica, além de outros profissionais que compõem a rede socioasssitencial de Caruaru.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos a base de tabaco. Mais do que isso, ele integra o grupo de transtornos mentais e comportamentais, uma vez que a nicotina é uma substância psicoativa.
“A importância do tema escolhido está em alertar e informar a população sobre os danos causados ao meio ambiente em razão do cultivo, da produção, do uso e do descarte de produtos a base de tabaco”, explicou o coordenador de Políticas Estratégicas, Helison Ferreira.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco mata mais de oito milhões de pessoas por ano. Só no Brasil, são 161.853 mortes anuais atribuídas ao uso de tabaco. Além dos prejuízos à saúde, os produtos de tabaco destroem também o meio ambiente, comprometendo ainda mais a saúde humana. Aproximadamente, 4,5 trilhões de cigarros são descartados no meio ambiente todos os anos.