Na manhã de hoje (10), o Departamento Estadual de Trânsito, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) realizou blitz educativa, voltada para a segurança de condutores e passageiros de veículos de aplicativos. A ação ocorreu na Av. José Estelita, embaixo do viaduto Capitão Temudo – sentido Boa Viagem, com ênfase na importância do uso do cinto de segurança. Desenvolvida pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional juntamente com a Diretoria de Fiscalização do Detran-PE, a atividade também levou informações sobre segurança veicular aos condutores que circularam pela área.
No local, técnicos da educação, a representante do ONSV, Gabriela Gurgel, e agentes de trânsito demonstraram como utilizar corretamente o cinto de segurança, além de destacar a importância do dispositivo para proteção contra lesões graves em caso de sinistros. As equipes também atuaram verificando as condições das peças, uma vez que o estado do cinto é essencial para o funcionamento. Para garantir a segurança, é necessário observar alguns pontos: ver se a fivela se mantem presa ao fecho; verificar se há dificuldade para desafivelar o cinto do fecho; observar se o tecido do cinto apresenta rasgos ou desgaste. Quando necessária, a troca só deve ser feita por um profissional habilitado.
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), aponta que o uso do cinto no banco da frente reduz em 45% as possibilidades de lesões graves em sinistros e, nos bancos de trás, os passageiros ficam até 75% mais seguros ( considerando o cinto de 3 pontos). O uso do cinto de segurança é obrigatório para motorista e todos os passageiros, inclusive no banco de trás, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – artigo 65. A multa para quem não cumprir a legislação é de R$ 195,23 e ainda recebe cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além do Detran-PE, a operação contou com a participação de profissionais de órgãos envolvidos na segurança viária. Participaram da blitz os arte-educadores da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), Operação Lei Seca (OLS), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Departamento de Estradas de Rodagens (DER).