Quem declara Imposto de Renda pode destinar até 6% do valor do IR para a organização social
O prazo para declarar o Imposto de Renda já começou e, junto com essa obrigação fiscal, vem também a oportunidade de ajudar o próximo. É que a Receita Federal permite que pessoas físicas destinem até 6% do valor total do IR para instituições que fazem trabalhos sociais, sem que isso gere custos adicionais para o contribuinte. A Compesa, na condição de empresa amiga, incentiva essa doação para a Fundação Terra, que preza pelo presente e o futuro de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.
Tanto quem tem imposto a pagar como a restituir pode aderir à campanha Declarante do Bem, da Fundação Terra. Essa escolha deve ocorrer no momento do preenchimento da declaração no programa da Receita Federal utilizando a opção de “tributação por deduções legais”. A pessoa pode contribuir com até 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e até 3% para o Fundo do Idoso. Clicando AQUI, é possível acessar o passo a passo de como realizar a doação.
Criada pelo padre Airton Freire, em 1984, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, a organização surgiu da observação e sensibilização do religioso da realidade das famílias que viviam em condições insalubres numa área conhecida como Rua do Lixo. Em situação de fome e abandono, elas tiveram suas vidas ressignificadas a partir do trabalho social ali iniciado. Hoje, a Fundação Terra atende milhares de pessoas com serviços de saúde, educação e assistência social em Arcoverde e Recife, em Pernambuco, e em Maracanaú, no Ceará.