A Compesa concluiu ontem (30) o primeiro curso de capacitação de 13 líderes comunitários voluntários com atuação em áreas de morro da zona norte do Recife e de uma liderança do bairro da Iputinga, zona oeste. O momento de integração entre os representantes das comunidades teve como foco a melhoria do relacionamento e a comunicação com vistas a otimizar a prestação dos serviços da empresa. Os voluntários participaram de diversas atividades para conhecer o funcionamento da Compesa, o tratamento da água, as ações comerciais e o controle operacional. A programação encerrou com a entrega dos certificados de participação pelo presidente da Companhia, Romildo Porto, e demais diretores.
O grupo foi recebido no primeiro dia do treinamento, na sede da empresa, em Santo Amaro, quando conheceram o Museu Universo Compesa, Centro de Operações Integradas (COI) e o Caminhão Compesa na Estrada (educação socioambiental), além de participarem de palestras com a área de Monitoramento dos Morros e sobre os serviços ofertados pelas Compesa e sobre a importância da solicitação de serviços pelos canais digitais: aplicativo Compesa Mobile, Loja Virtual de Atendimento e WahtsApp. No segundo dia, programação incluiu a visita à gerência de Unidade de Negócios da Compesa, no bairro de Dois Irmãos, responsável pela gestão das áreas de morros da zona norte do Recife. As lideranças ainda conheceram o Laboratório Central (análise de água) e a Estação de Tratamento de Água Alto do Céu.
“Foi um momento de trocas muito importante com as comunidades aqui representadas pelos seus líderes, que agora são multiplicadores da Compesa. Estamos fortalecendo essa integração, estimulando a parceria e a valorização de todos os envolvidos na comunicação diária”, destacou o presidente da Compesa, Romildo Porto.
Para a primeira capacitação de líderes voluntários da Compesa foram convidados representantes das localidades do Córrego do Jenipapo, Guabiraba, Alto José Bonifácio, Morro da Conceição, Iputinga, Córrego do Inácio, Macaxeira, Alto José do Pinho, Roda de Fogo, Córrego José Grande, Bola na Rede, Passarinho, Vasco da Gama e Várzea. Os voluntários que concluíram o treinamento receberam, além do certificado de participação, um colete de identificação de liderança voluntária que usarão em suas comunidades.
A líder voluntária Maria das Neves, moradora do bairro da Iputinga, zona oeste do Recife, avaliou Companhia. “A postura que a Compesa tem adotado de se aproximar mais das comunidades tem feito toda a diferença no nosso dia a dia com a melhoria do atendimento. A Compesa trata do nosso maior bem, que é a água, e sabe das dificuldades que enfrentamos. Nós, agora, entendemos mais sobre ela. Estamos saindo desse encontro de forma diferente, ricos em informações que antes não tínhamos”, comentou.
A diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes, destacou que aproximação da Compesa com as comunidades é uma forma de melhorar a prestação do serviço. “A capacitação dos voluntários é uma iniciativa muito importante no sentido de proporcionarmos às comunidades conhecimentos sobre o trabalho e os próprios desafios da Companhia, de forma dinâmica, transparente e objetiva. Dessa forma, conseguimos atuar de forma mais assertiva, trabalhando em parceria para o benefício de toda a população”, pontuou.