Projeto Compesa na Estrada Rumo à Escola tem como meta alcançar 4.300 alunos da RMR até novembro
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), lançou na manhã desta terça-feira (15) o projeto “Compesa na Estrada Rumo à Escola”, inciativa que prevê visitação de estudantes da rede estadual de ensino ao caminhão de conhecimento da Compesa (ação socioambiental). Até o dia 23/08, o caminhão ficará estacionado na sede da Secretaria de Educação, localizada na Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea – Recife. Neste período, alunos de 11 unidades de educação do Recife visitarão o espaço. Estiveram presentes na solenidade, realizada na sede da SEE, o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, o presidente da Compesa, Romildo Porto, o diretor de Sustentabilidade, Guilherme Freire, e a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tarcia Silva.
“Todos os dias nós ressaltamos a importância e a urgência da Compesa pegar a estrada e levar água para as pessoas. Hoje a experiência está sendo diferente. A Companhia está pegando a estrada para levar conhecimento para crianças e adolescentes e formar cidadãos mais conscientes da sua responsabilidade enquanto seres humanos, que precisam usar racionalmente o nosso recurso natural mais importante para sobrevivência, que é a água”, salientou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo
Durante as visitas, os estudantes terão a oportunidade de conhecer o caminhão educativo, que possui cinco jogos e outros recursos de tecnologia para conscientizar crianças e também adultos de forma divertida e dinâmica. As atividades serão introduzidas por apresentações sobre temas relacionados ao saneamento, como o uso consciente da água e descarte adequado do lixo, seguidas por atividades que desafiam os visitantes e estimulam o aprendizado. Já na área de realidade virtual será possível visitar as unidades da Compesa que fazem o saneamento acontecer.
“O projeto é de suma importância e vai levar educação socioambiental para crianças e jovens pernambucanos. Neste ambiente lúdico eles terão a oportunidade de entender toda a complexidade do tratamento de água, desde a captação até a chegada nas torneiras, além do cuidado que devemos ter com o meio ambiente. Um universo muito rico de informações e que foca na cultura de um ambiente saudável para as próximas gerações”, comentou o presidente da Compesa, Romildo Porto.
O projeto “Compesa na Estrada Rumo à Escola” vai até novembro deste ano e tem como meta alcançar 4.300 estudantes da Região Metropolitana do Recife. O diretor de Empreendimentos e Sustentabilidade da Compesa, Guilherme Freire, destacou a ideia de expandir o projeto. “Vamos começar as visitas com as escolas da região metropolitana, mas a ideia é expandir o projeto para todas as unidades de educação do estado. Os estudantes serão verdadeiros agentes multiplicadores de conhecimento”, destacou.
Para a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tarcia Silva, os alunos da rede estadual terão uma oportunidade valiosa de conhecimento. “É com alegria que recebemos essa parceria, que temos como meta levar a todas a gerências do estado. Nosso estudantes precisam abraçar essa causa socioambiental, valorizar a importância do acesso a água e conhecer também os desafios do nosso estado”, comentou.
COMPESA NA ESTRADA
O projeto “Compesa na Estrada” foi lançado em 2022. O caminhão de conhecimento da Companhia já percorreu 22 municípios do estado e contabiliza mais de 850 visitas mediadas, sensibilizando aproximadamente 14 mil pessoas. As solicitação para visitas pode ser feita pelo site www.compesa.com.br.
Cronograma de visitas (Agosto)
· (15.08) EREFEM Senador Novaes Filho – Várzea
· (16.08) EREF Profº Cândido Duarte – Várzea
· (16.08) EREF Pintor Lauro Villares – Torrões
· (16.08) Escola de Aplicação – Madalena
· (17.08) EREFEM Barros Carvalho – Cordeiro
· (18.08) EREFEM Joaquim Xavier de Brito – Iputinga
· (21.08) Escola Estadual Profº Fontainha de Abreu – Torrões
· (22.08) EREFEM Maria da Conceição do Rego Barros Lacerda – Várzea
· (23.08) EREF Maria Goretti – Prado
· (23.08) EREFEM Profº Leal de Barros – Engenho do Meio
· (24.08) Escola Estadual Fernandes Vieira – Iputinga