MARIA EUNICE BRAGA COSTA
Nasceu em São Bento do Una, em 16 de abril de 1938, sendo seus pais Francisco Vicente da Costa e Maria Valença Braga.
Contando com orientação e carinho de seus pais, logo cedo se interessou pelos estudos. Sua primeira professora, Maria Augusta Paiva, com seus ensinamentos e exemplos, influenciou no seu futuro profissional. Aos 5 anos de vida já lia jornais para clientes e amigos do seu genitor. Os estudos de primeira à quarta séries foram realizados na Escolas Reunidas Dom Moura.
Seu primeiro desafio acadêmico aconteceu no Colégio Santa Sofia, em Garanhuns, quando prestou seu exame de Admissão, sem dúvida um difícil vestibular de outrora, e que foi sempre o pesadelo dos estudantes da época. Obteve um dos melhores resultados, tendo sido a única aluna de São Bento a conseguir aprovação naquele ano.
O desejo de estudar sempre foi sua companhia, fazendo com que ela superasse qualquer adversidade, sendo assim quando teve que cursar o Ginásio no Colégio Ademar da Mota Valença, em Garanhuns, pelo Sistema Supletivo (o antigo Artigo 99).
Entre 1951 e 1952 colaborou com a justiça de nossa terra, oferecendo seus préstimos ao Cartório do Sr. Délio Valença.
Em primeiro de outubro de 1955, sob o olhar de Cristo e as bençãos do Pe. José Pessoa, a jovem Eunice casou-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, em Recife, com Jessé Rodrigues Torres, um belo-jardinense que havia chegado, em 1946 em São Bento do Una, para trabalhar na Farmácia São Bento (a mais antiga da cidade), de propriedade do Sr. Abílio Costa.
Antes de casarem, Jessé já havia adquirido, em 15 de novembro de 1950, essa antiga farmácia, com a participação direta do seu dileto amigo Joaquim da Silva Costa.
FARMÁCIA TORRES, como passou a ser chamada, tornou-se ponto constante de referência em tradição, seriedade, credibilidade e atendimento. Daí começou a participação da Sra. Eunice na prestação de assistência farmacêutica, assistência a saúde e orientação sanitária individual e coletiva, juntamente com seu esposo, à população são-bentense.
Tendo agora que conciliar várias tarefas como dona de casa, esposa e cuidados com seus clientes, assumiu também o papel de mãe de seis filhos: Simone, Sidney, Sylvio, Sylvia, Susy e Sorelli.
A farmácia consumia grande parte do seu tempo, pois ela não se omitia a atender qualquer solicitação fora de horário de expediente, chegando a levantar inúmeras vezes pela madrugada para socorrer a todos que precisassem de um medicamento, uma orientação ou até uma palavra amiga.
Com a fundação do Colégio Normal Cônego João Rodrigues surgiu a oportunidade de conclusão de seus estudos, tornando-se professora em 13 de dezembro de 1969. Incentivada por seus filhos, preparou-se e prestou exame de vestibular na cidade de Belo Jardim, obtendo primeiro lugar. Concluiu o curso de Licenciatura Curta em Estudos Sociais e Plena em História na primeira turma da FABEJA.
Seus primeiros passos como orientadora foram dados após conseguir aprovação no Concurso Público do Estado de Pernambuco para vaga de professora. Durante o período compreendido entre fevereiro de 1971 e julho de 1982 lecionou na Escola Elpídio Barbosa Maciel. Em julho de 1982 foi transferida para a Escola Rodolfo Paiva, de onde só saiu aposentada, em 13 de maio de 1993. Esse período foi regado de muito conhecimento e fortes amizades.
Em 08 de abril de 1989, com o falecimento repentino do seu esposo, teve que enfrentar mais desafios, desta vez o de ficar à frente da farmácia e o de continuar a educar seus filhos. Em momento algum passou por sua cabeça abandonar seus clientes e amigos ou desistir de seu objetivo, que é cuidar da saúde e do bem estar do próximo. Continuou com seu sorriso único, dedicando-se a ajudar a todos através do seu conhecimento, da sua atenção, do seu respeito e do seu carinho.
Sua família cresceu e hoje é avó de oito netos: Monique, Marcel, Jéssica, Jessé, Eduardo, Diego, Lívia e Laís; e bisavó de três bisnetos: Letícia, Matheus e Maria Júlia.
Ao longo de sua trajetória ela só vem acumulando amizades as quais servem de apoio para superar os momentos de dificuldades. Por encontrar-se em tratamento em Recife, não poderá comparecer a este tão importante evento de nossa cidade, mas está com o coração cheio de alegria e gratidão por esta homenagem. Ela é uma mulher de muita força, garra e amor, a sua trajetória é digna de exemplo,ela é uma MULHER que nos inspira Dona Eunice Da Farmácia!!!
- Conheça também a história da professora Susy
Prêmio Mulheres Que Inspiram: Saiba quem são as indicadas
Evento acontece dia 19 de março ás 16h
A Rádio São Bento FM traz pela primeira vez em São Bento do Una Agreste Pernambucano o projeto “Mulheres Que Inspiram”.
O projeto já existe há 5 anos. Será uma tarde de muitos diálogos agradáveis, com trocas de experiências e vivência, além de um desfile de moda e muitas mulheres que inspiram teremos também uma palestra tendo como grande homenageada a doutoranda em educação Susy Maise Pereira Nunes e Maria Eunice Braga Costa
- Evento acontece domingo dia 19 de março ás 16h no espaço Una Hall.
Com a cobertura completa da Rádio São Bento FM, Agreste TV, TV SBUNA, Blog Jardim do Agreste e TV Diário do Una.
As histórias da mulheres que serão homenageadas estão sendo publicadas diariamente no facebook e instagram do Blog Jardim do Agreste
Confira quem são e as suas histórias de superação no instagram: @blogjardimdoagreste e @saobentofm
Serviço: Prêmio Mulheres Que Inspiram
Realização: Rádio São Bento FM
Data: domingo 19 de março
Horário: a partir das 16h
Local: Una Hall – PE-180 São Bento do Una
Informações: (81) 9.9484–0305 (Whatsapp)