A partir da articulação das Lideranças Quilombolas e Membros das Cooperativas, Marinho da Estiva, Cicero Andrade, Valdir da Silva, Eduardo Viana e Luciano, junto a Companhia Nacional de Abastecimento-CONAB, foram liberados recursos financeiros para duas Cooperativas da Agricultura Familiar do Município de Garanhuns. As entidades conseguiram acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos- PAA, na Modalidade Compras com Doação Simultânea, da CONAB. A ação é desdobramento dos planos emergenciais aos efeitos do Covid-19. O volume total de comercialização ultrapassa R$ 500.000,00.
As Cooperativas contempladas foram: Cooperativa de Produtores Rurais Familiares Quilombolas- CPRFQ e a Cooperativa dos Agricultores Familiares Quilombolas – COOPAFAQ, ambas localizadas no município de Garanhuns. No total, será movimentado na economia de Garanhuns um valor de mais de R$500.000,00 mil, atingindo diretamente seus cooperados e beneficiando várias famílias que serão atendidas pelas entidades socioassistenciais que receberão os produtos. Serão doados mais de 300 toneladas de alimentos.
A Compra com Doação Simultânea permite a aquisição de alimentos in natura ou processados. Na execução pela Conab, as Cooperativas de agricultores entregam os produtos diretamente nas entidades beneficiárias.
“As cooperativas estavam com a produção de seus cooperados comprometida, por causa da parada de contratos institucionais. A merenda escolar era um dos principais mercados para escoamento da produção , e ainda continua paralisado em alguns municípios. Por isso, é tão relevante garantir esse meio de comercialização, o PAA”. Destacou, Marinho, Liderança Quilombola, membro da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas –CONAQ e Comissão Estadual de Articulação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco. (Por Roberto Almeida)