Paciente infectado com a XBB.1.5 é um homem idoso e morador do Recife.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, na quarta-feira (1º), o primeiro caso da subvariante XBB.1.5 da cepa ômicron da Covid-19 em Pernambuco. Segundo a pasta, o paciente é um homem idoso, com mais de 70 anos, morador do Recife.
O resultado foi obtido a partir de um estudo de sequenciamento genético realizado pelo Instituto Aggeu Magalhães, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco.
Os pesquisadores analisaram amostras de material biológico coletadas de pessoas infectadas pelo coronavírus. As coletas foram feitas no fim de novembro, mas a confirmação só ocorreu em fevereiro.
LEIA TAMBÉM: Nova edição da Radiola de Ficha será domingo (05/02) em São Bento do Una
Sesc Night traz edição 2023 do Radiola de Ficha em Garanhuns
De acordo com a SES, a amostra confirmada com a XBB.1.5 foi a única das 13 coletadas que apresentaram resultado positivo para a nova subvariante da ômicron.
Ainda segundo a secretaria, não foi constatado, durante a realização do estudo, nenhum registro de agravamento de casos de Covid-19 no estado.
Em nota, a SES afirmou que a descoberta da subvariante em Pernambuco reforça o alerta para que a população, em especial os idosos e as pessoas imunossuprimidas, procure tomar a dose de reforço da vacina para Covid-19.
Segundo o órgão, a cobertura vacinal para as faixas etárias de 60 a 69 anos e de 70 anos ou mais está, respectivamente, em 63% e 76%, índices que estão abaixo da meta de imunizar 90% dos idosos.