De moto, professor vai até as casas dos alunos sem internet para levar atividades em Tacaimbó

  • By Genecy
  • 30 de julho de 2020
  • 0
  • 16 Views

O professor José Jovino da Silva, 60 anos, da Escola Professora Porfíria de Araújo, no Sítio Onça, na zona rural de Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco, decidiu levar as atividades para as casas dos alunos que não têm internet. Por causa da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas, mas o problema é que a maioria dos alunos não têm acesso à rede.

“A secretaria [de Educação do município] me comunicou que ia trabalhar online com os meninos. Eu falei: ‘aqui na zona rural não tem internet, só quatro casas têm, são 14 casas. Atendia a quatro casas, e dez? Como fazer? “, questionou.

José Jovino decidiu imprimir as atividades na escola e entregar nas residências. Ele sai de motocicleta e deixa as tarefas nas casas dos pequenos, todo início de semana. O professor também recolhe as já respondidas para corrigir. “Eu tenho observado o interesse que os pais têm em resolver as atividades com os meninos”, destacou.

Para a agricultora Adilma Severina, o acompanhamento é importante neste período. “É muita coisa, os meninos vão desenvolvendo mais um pouco, se ficar parado é pior”, opina.

Desempenho

Mesmo com as dificuldades, o professor, que tem 30 anos de carreira, avalia positivamente os resultados. O próprio José Jovino estudou na escola em que leciona, e foi depois do incentivo de uma professora, optou pelo magistério. “O desempenho está bom, quando eu passo nas casas, tiro fotos deles lendo, uma maravilha. Eu tenho notado que a aprendizagem está indo bem”, afirmou.

Um dos alunos é Vitor Samuel, de cinco anos. Dedicado, o menino conta o que aprendeu: “Gosto dele porque ele me ensinou o nome”.

NE-10

Assista o VÍDEO a baixo:

A atividade desenvolvida pelo Professor Juvino, lá da comunidade da Onça, Professor da Escola Municipal Porfíria de Araújo, em Tacaimbó PE, bem representa o esforço, profissionalismo e reinvenção do Professor, que tem mitigado, em cia da equipe da Secretaria de Educação, Gestores e Coordenadores Pedagógicos, os efeitos da pandemia na vida das nossas crianças. A tarefa de educar requer paixão, resiliência e acima de tudo compromisso com o futuro do Brasil. Nesse vídeo vejo e revejo Paulo Freire, que nos ensinou a pedagogia do Amor, a Pedagogia que nos livra de todos o grilhões que nos tenta acorrentar. Mas não consegue, por que a Educação Liberta.Parabéns, JovinoParabéns, ProfessoresViva Paulo Freire!Célio, Sec. De Educação@prefeituradetacaimbo @alvaromarques.13

Posted by Blog Jardim do Agreste on Wednesday, July 29, 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Conversa
Mande sua Denuncia
Faça sua Denuncia! Aqui