A Defesa Civil Municipal da Secretaria de Agricultura juntamente com Hundson Bezerra, secretário Executivo da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, realizaram uma vistoria em possíveis pontos e áreas de riscos do município e nas três barragens do município: Ipojuca, Bitury e Tabocas. Esse monitoramento acontece como forma de prevenção diante do período chuvoso no município e das chuvas que atingem o estado de Pernambuco.
De acordo com o órgão, a barragem do Ipojuca acumula 27 milhões de m³ e está com 80,93% da sua capacidade. Enquanto a barragem do Bitury acumula quatro milhões de m³ e está com 25,06% da sua capacidade. Já a barragem de Tabocas está com 100%, sua capacidade máxima.
O parecer técnico consta que o volume acumulado não inspira risco de alagamento e nem de alerta para os ribeirinhos e cidades vizinhas. Em caso de vertimento e possível risco, todas as ações necessárias serão tomadas para evitar maiores transtornos para as comunidades dos entornos das três barragens.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) continuará monitorando as barragens e mantendo informados tanto os órgãos competentes, quanto a população.