Após a pandemia, os prognósticos eram os piores para a educação básica. Os especialistas falavam em, pelo menos, dez anos para conseguir recuperar os bons índices da área. Com um amplo trabalho, São Bento do Una garantiu nos últimos quatro anos, a recomposição da aprendizagem dos nossos estudantes e as redes voltarem a crescer os seus índices. O município teve um resultado bastante satisfatório no IDEB permanecendo com 5.6. Porém, subindo em relação a 2021.
“Já nas séries finais, nós tivemos o melhor resultado de toda a série histórica do município ficando com 5.1 nessa média nas séries finais nos anos finais. Ela se destaca porque ficamos com o número maior do que a média de Pernambuco e também maior do que a média nacional então para o município”, disse a Gisângella Cavalcante de Morais é professora efetiva do município há 26 anos. Foi uma excelente conquista tendo em vista o trabalho diferenciado de apoio através da Secretaria de Educação da equipe de formação de professores a colaboração dos educadores da rede municipal. Também com os pais e dos Estudantes.
LEIA TAMBÉM: Eleições 2024 em São Bento do Una (PE): veja os candidatos a prefeito e a vereador
Todo o resultado reflete as boas práticas da rede municipal de ensino. Os investimentos e a dedicação das equipes mantiveram as crianças na escola. O esforço realizado pela rede municipal de ensino para manter crianças e estudantes envolvidos com educação de qualidade. Também houve a implantação dos projetos: Inglês Com Música, Por um Mundo Com Mais Poesia, Escola Para a Vida, Infância de Primeira e Maratona Online de Matemática.
E ainda o programa de Busca Ativa, o qual é realizado pelas escolas e com a participação direta da Secretaria de Educação para diminui os índices de evasão escolar, fazendo com que o aluno ele permaneça na escola e quando ele precisa de apoio para essa permanência na escola. “Então a gente também tem o trabalho intersetorial diretamente ligado à Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde onde, quando percebemos as dificuldades para que o aluno permaneça na escola, eles possam ser sanados de acordo com apoio para as famílias. Desta forma, o município garantiu certificado OURO no sistema presença. A sensação é do deve cumprido e de muita alegria poder contribuir para a construção do futuro das nossas crianças”